Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191475 |
Resumo: | A presente pesquisa partiu das inquietações de um professor de Física da Educação Básica relativa às atividades propostas no material desenvolvido pela Secretaria da Educação, do Estado de São Paulo, no que se refere ao seu potencial para viabilizar aos alunos o desenvolvimento das competências nele presentes. Ao analisar uma das situações de aprendizagem desse material, esse professor, que também é o pesquisador deste trabalho, percebeu que a postura do professor é determinante para tal desenvolvimento, o que gerou um sentimento de insatisfação em relação à sua própria prática docente. Frente a essas inquietações, a tese defendida neste trabalho partiu da premissa de que seria possível tornar as aulas desse professor mais profícuas, por meio de um ciclo de análise e reflexão sobre a própria prática docente, a fim de viabilizar o desenvolvimento das competências evidenciadas nesse material pelos alunos. Nessa perspectiva, esta pesquisa foi desenvolvida de acordo com uma abordagem qualitativa, com características que se aproximam de uma pesquisa ação, apoiada em um método dedutivo-hipotético, uma vez que segue o percurso de uma análise reflexiva do pesquisador enquanto sujeito de sua própria pesquisa. Nesse contexto, esse professor/pesquisador desenvolveu esta pesquisa com o objetivo de assumir uma postura que viabilizasse o desenvolvimento dessas competências pelos alunos, com uma sala da segunda série do Ensino Médio, da escola onde trabalhava. Para tanto, primeiramente, analisou e refletiu sobre a sua própria prática pedagógica, desenvolvida até o ano de 2016. A partir de tal reflexão, identificou alguns pontos carentes de mudança relativos a essa prática, que serviram de base para a elaboração da Sequência Aprendizagem 1, aplicada em 2017. A aplicação dessa sequência em sala de aula passou a ser objeto de análise e reflexão, o que resultou em novos pontos carentes de mudança, que serviram de base para a elaboração da Sequência de Aprendizagem 2, aplicada no ano de 2018. A partir desse processo de análise e reflexão das aplicações das sequências de aprendizagem, o professor/pesquisador procurou modificar a sua postura didática a fim de levar os alunos a desenvolverem as competências mencionadas. Os resultados desta pesquisa mostraram que o processo de análise e reflexão da própria prática modificaram e aprimoraram a sua postura pedagógica, o que refletiu na elaboração de situações de ensino que proporcionaram o desenvolvimento das referidas competências pelos alunos, corroborando assim com a premissa desta tese. |
id |
UNSP_9aa4e8cc7449560a37228f2a29c9eda1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/191475 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógicaI Physics Teacher: reflection and action in pedagogical praticeEnsino de FísicaAnálise e reflexãoPrática pedagógicaCompetênciasPhysics teachingAnalyze and reflectionPedagogical practiceCompetencesA presente pesquisa partiu das inquietações de um professor de Física da Educação Básica relativa às atividades propostas no material desenvolvido pela Secretaria da Educação, do Estado de São Paulo, no que se refere ao seu potencial para viabilizar aos alunos o desenvolvimento das competências nele presentes. Ao analisar uma das situações de aprendizagem desse material, esse professor, que também é o pesquisador deste trabalho, percebeu que a postura do professor é determinante para tal desenvolvimento, o que gerou um sentimento de insatisfação em relação à sua própria prática docente. Frente a essas inquietações, a tese defendida neste trabalho partiu da premissa de que seria possível tornar as aulas desse professor mais profícuas, por meio de um ciclo de análise e reflexão sobre a própria prática docente, a fim de viabilizar o desenvolvimento das competências evidenciadas nesse material pelos alunos. Nessa perspectiva, esta pesquisa foi desenvolvida de acordo com uma abordagem qualitativa, com características que se aproximam de uma pesquisa ação, apoiada em um método dedutivo-hipotético, uma vez que segue o percurso de uma análise reflexiva do pesquisador enquanto sujeito de sua própria pesquisa. Nesse contexto, esse professor/pesquisador desenvolveu esta pesquisa com o objetivo de assumir uma postura que viabilizasse o desenvolvimento dessas competências pelos alunos, com uma sala da segunda série do Ensino Médio, da escola onde trabalhava. Para tanto, primeiramente, analisou e refletiu sobre a sua própria prática pedagógica, desenvolvida até o ano de 2016. A partir de tal reflexão, identificou alguns pontos carentes de mudança relativos a essa prática, que serviram de base para a elaboração da Sequência Aprendizagem 1, aplicada em 2017. A aplicação dessa sequência em sala de aula passou a ser objeto de análise e reflexão, o que resultou em novos pontos carentes de mudança, que serviram de base para a elaboração da Sequência de Aprendizagem 2, aplicada no ano de 2018. A partir desse processo de análise e reflexão das aplicações das sequências de aprendizagem, o professor/pesquisador procurou modificar a sua postura didática a fim de levar os alunos a desenvolverem as competências mencionadas. Os resultados desta pesquisa mostraram que o processo de análise e reflexão da própria prática modificaram e aprimoraram a sua postura pedagógica, o que refletiu na elaboração de situações de ensino que proporcionaram o desenvolvimento das referidas competências pelos alunos, corroborando assim com a premissa desta tese.This research started from the concerns of a Basic Education Physics teacher regarding the activities proposed in the material developed by the Secretariat of Education, of the State of São Paulo, with regard to its potential to enable students to develop the skills present in it. When analyzing one of the learning situations of this material, this teacher, who is also the researcher for this work, realized that the teacher's posture is decisive for such development, which generated a feeling of dissatisfaction in relation to his own teaching practice. In the face of these concerns, the thesis defended in this work started from the premise that it would be possible to make the teacher's classes more fruitful, through a cycle of analysis and reflection on the teaching practice itself, in order to enable the development of the skills evidenced in this material by the students. In this perspective, this research was developed according to a qualitative approach, with characteristics that approximate an action research, supported by a deductive-hypothetical method, since it follows the path of a reflective analysis of the researcher as the subject of his own research . In this context, this teacher/researcher developed this research with the objective of assuming a posture that would enable the development of these skills by students, with a room in the second grade of high school, from the school where he worked. To do so, first, it analyzed and reflected on its own pedagogical practice, developed until the year 2016. Based on this reflection, it identified some points in need of change related to this practice, which served as the basis for the elaboration of the Learning Sequence 1 , applied in 2017. The application of this sequence in the classroom became the object of analysis and reflection, which resulted in new points in need of change, which served as a basis for the elaboration of Learning Sequence 2, applied in 2018 From this process of analysis and reflection of the applications of learning sequences, the teacher/researcher sought search to modify his didactic posture in order to lead students to develop the mentioned skills. The results of this research showed that the process of analysis and reflection of the practice itself modified and improved its pedagogical posture, which reflected in the development of teaching situations that provided the development of these skills by students, thus corroborating the premise of this thesis.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moura, Aguinaldo Capeletti2020-01-29T16:18:41Z2020-01-29T16:18:41Z2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19147500092865033004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:32:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191475Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:57:03.650661Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica I Physics Teacher: reflection and action in pedagogical pratice |
title |
Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica |
spellingShingle |
Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica Moura, Aguinaldo Capeletti Ensino de Física Análise e reflexão Prática pedagógica Competências Physics teaching Analyze and reflection Pedagogical practice Competences |
title_short |
Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica |
title_full |
Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica |
title_fullStr |
Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica |
title_sort |
Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica |
author |
Moura, Aguinaldo Capeletti |
author_facet |
Moura, Aguinaldo Capeletti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assis, Alice [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Aguinaldo Capeletti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Análise e reflexão Prática pedagógica Competências Physics teaching Analyze and reflection Pedagogical practice Competences |
topic |
Ensino de Física Análise e reflexão Prática pedagógica Competências Physics teaching Analyze and reflection Pedagogical practice Competences |
description |
A presente pesquisa partiu das inquietações de um professor de Física da Educação Básica relativa às atividades propostas no material desenvolvido pela Secretaria da Educação, do Estado de São Paulo, no que se refere ao seu potencial para viabilizar aos alunos o desenvolvimento das competências nele presentes. Ao analisar uma das situações de aprendizagem desse material, esse professor, que também é o pesquisador deste trabalho, percebeu que a postura do professor é determinante para tal desenvolvimento, o que gerou um sentimento de insatisfação em relação à sua própria prática docente. Frente a essas inquietações, a tese defendida neste trabalho partiu da premissa de que seria possível tornar as aulas desse professor mais profícuas, por meio de um ciclo de análise e reflexão sobre a própria prática docente, a fim de viabilizar o desenvolvimento das competências evidenciadas nesse material pelos alunos. Nessa perspectiva, esta pesquisa foi desenvolvida de acordo com uma abordagem qualitativa, com características que se aproximam de uma pesquisa ação, apoiada em um método dedutivo-hipotético, uma vez que segue o percurso de uma análise reflexiva do pesquisador enquanto sujeito de sua própria pesquisa. Nesse contexto, esse professor/pesquisador desenvolveu esta pesquisa com o objetivo de assumir uma postura que viabilizasse o desenvolvimento dessas competências pelos alunos, com uma sala da segunda série do Ensino Médio, da escola onde trabalhava. Para tanto, primeiramente, analisou e refletiu sobre a sua própria prática pedagógica, desenvolvida até o ano de 2016. A partir de tal reflexão, identificou alguns pontos carentes de mudança relativos a essa prática, que serviram de base para a elaboração da Sequência Aprendizagem 1, aplicada em 2017. A aplicação dessa sequência em sala de aula passou a ser objeto de análise e reflexão, o que resultou em novos pontos carentes de mudança, que serviram de base para a elaboração da Sequência de Aprendizagem 2, aplicada no ano de 2018. A partir desse processo de análise e reflexão das aplicações das sequências de aprendizagem, o professor/pesquisador procurou modificar a sua postura didática a fim de levar os alunos a desenvolverem as competências mencionadas. Os resultados desta pesquisa mostraram que o processo de análise e reflexão da própria prática modificaram e aprimoraram a sua postura pedagógica, o que refletiu na elaboração de situações de ensino que proporcionaram o desenvolvimento das referidas competências pelos alunos, corroborando assim com a premissa desta tese. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-02 2020-01-29T16:18:41Z 2020-01-29T16:18:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/191475 000928650 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/191475 |
identifier_str_mv |
000928650 33004056079P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129566063984640 |