Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Aguinaldo Capeletti
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191475
Resumo: A presente pesquisa partiu das inquietações de um professor de Física da Educação Básica relativa às atividades propostas no material desenvolvido pela Secretaria da Educação, do Estado de São Paulo, no que se refere ao seu potencial para viabilizar aos alunos o desenvolvimento das competências nele presentes. Ao analisar uma das situações de aprendizagem desse material, esse professor, que também é o pesquisador deste trabalho, percebeu que a postura do professor é determinante para tal desenvolvimento, o que gerou um sentimento de insatisfação em relação à sua própria prática docente. Frente a essas inquietações, a tese defendida neste trabalho partiu da premissa de que seria possível tornar as aulas desse professor mais profícuas, por meio de um ciclo de análise e reflexão sobre a própria prática docente, a fim de viabilizar o desenvolvimento das competências evidenciadas nesse material pelos alunos. Nessa perspectiva, esta pesquisa foi desenvolvida de acordo com uma abordagem qualitativa, com características que se aproximam de uma pesquisa ação, apoiada em um método dedutivo-hipotético, uma vez que segue o percurso de uma análise reflexiva do pesquisador enquanto sujeito de sua própria pesquisa. Nesse contexto, esse professor/pesquisador desenvolveu esta pesquisa com o objetivo de assumir uma postura que viabilizasse o desenvolvimento dessas competências pelos alunos, com uma sala da segunda série do Ensino Médio, da escola onde trabalhava. Para tanto, primeiramente, analisou e refletiu sobre a sua própria prática pedagógica, desenvolvida até o ano de 2016. A partir de tal reflexão, identificou alguns pontos carentes de mudança relativos a essa prática, que serviram de base para a elaboração da Sequência Aprendizagem 1, aplicada em 2017. A aplicação dessa sequência em sala de aula passou a ser objeto de análise e reflexão, o que resultou em novos pontos carentes de mudança, que serviram de base para a elaboração da Sequência de Aprendizagem 2, aplicada no ano de 2018. A partir desse processo de análise e reflexão das aplicações das sequências de aprendizagem, o professor/pesquisador procurou modificar a sua postura didática a fim de levar os alunos a desenvolverem as competências mencionadas. Os resultados desta pesquisa mostraram que o processo de análise e reflexão da própria prática modificaram e aprimoraram a sua postura pedagógica, o que refletiu na elaboração de situações de ensino que proporcionaram o desenvolvimento das referidas competências pelos alunos, corroborando assim com a premissa desta tese.
id UNSP_9aa4e8cc7449560a37228f2a29c9eda1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191475
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógicaI Physics Teacher: reflection and action in pedagogical praticeEnsino de FísicaAnálise e reflexãoPrática pedagógicaCompetênciasPhysics teachingAnalyze and reflectionPedagogical practiceCompetencesA presente pesquisa partiu das inquietações de um professor de Física da Educação Básica relativa às atividades propostas no material desenvolvido pela Secretaria da Educação, do Estado de São Paulo, no que se refere ao seu potencial para viabilizar aos alunos o desenvolvimento das competências nele presentes. Ao analisar uma das situações de aprendizagem desse material, esse professor, que também é o pesquisador deste trabalho, percebeu que a postura do professor é determinante para tal desenvolvimento, o que gerou um sentimento de insatisfação em relação à sua própria prática docente. Frente a essas inquietações, a tese defendida neste trabalho partiu da premissa de que seria possível tornar as aulas desse professor mais profícuas, por meio de um ciclo de análise e reflexão sobre a própria prática docente, a fim de viabilizar o desenvolvimento das competências evidenciadas nesse material pelos alunos. Nessa perspectiva, esta pesquisa foi desenvolvida de acordo com uma abordagem qualitativa, com características que se aproximam de uma pesquisa ação, apoiada em um método dedutivo-hipotético, uma vez que segue o percurso de uma análise reflexiva do pesquisador enquanto sujeito de sua própria pesquisa. Nesse contexto, esse professor/pesquisador desenvolveu esta pesquisa com o objetivo de assumir uma postura que viabilizasse o desenvolvimento dessas competências pelos alunos, com uma sala da segunda série do Ensino Médio, da escola onde trabalhava. Para tanto, primeiramente, analisou e refletiu sobre a sua própria prática pedagógica, desenvolvida até o ano de 2016. A partir de tal reflexão, identificou alguns pontos carentes de mudança relativos a essa prática, que serviram de base para a elaboração da Sequência Aprendizagem 1, aplicada em 2017. A aplicação dessa sequência em sala de aula passou a ser objeto de análise e reflexão, o que resultou em novos pontos carentes de mudança, que serviram de base para a elaboração da Sequência de Aprendizagem 2, aplicada no ano de 2018. A partir desse processo de análise e reflexão das aplicações das sequências de aprendizagem, o professor/pesquisador procurou modificar a sua postura didática a fim de levar os alunos a desenvolverem as competências mencionadas. Os resultados desta pesquisa mostraram que o processo de análise e reflexão da própria prática modificaram e aprimoraram a sua postura pedagógica, o que refletiu na elaboração de situações de ensino que proporcionaram o desenvolvimento das referidas competências pelos alunos, corroborando assim com a premissa desta tese.This research started from the concerns of a Basic Education Physics teacher regarding the activities proposed in the material developed by the Secretariat of Education, of the State of São Paulo, with regard to its potential to enable students to develop the skills present in it. When analyzing one of the learning situations of this material, this teacher, who is also the researcher for this work, realized that the teacher's posture is decisive for such development, which generated a feeling of dissatisfaction in relation to his own teaching practice. In the face of these concerns, the thesis defended in this work started from the premise that it would be possible to make the teacher's classes more fruitful, through a cycle of analysis and reflection on the teaching practice itself, in order to enable the development of the skills evidenced in this material by the students. In this perspective, this research was developed according to a qualitative approach, with characteristics that approximate an action research, supported by a deductive-hypothetical method, since it follows the path of a reflective analysis of the researcher as the subject of his own research . In this context, this teacher/researcher developed this research with the objective of assuming a posture that would enable the development of these skills by students, with a room in the second grade of high school, from the school where he worked. To do so, first, it analyzed and reflected on its own pedagogical practice, developed until the year 2016. Based on this reflection, it identified some points in need of change related to this practice, which served as the basis for the elaboration of the Learning Sequence 1 , applied in 2017. The application of this sequence in the classroom became the object of analysis and reflection, which resulted in new points in need of change, which served as a basis for the elaboration of Learning Sequence 2, applied in 2018 From this process of analysis and reflection of the applications of learning sequences, the teacher/researcher sought search to modify his didactic posture in order to lead students to develop the mentioned skills. The results of this research showed that the process of analysis and reflection of the practice itself modified and improved its pedagogical posture, which reflected in the development of teaching situations that provided the development of these skills by students, thus corroborating the premise of this thesis.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moura, Aguinaldo Capeletti2020-01-29T16:18:41Z2020-01-29T16:18:41Z2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19147500092865033004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:32:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191475Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:57:03.650661Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica
I Physics Teacher: reflection and action in pedagogical pratice
title Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica
spellingShingle Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica
Moura, Aguinaldo Capeletti
Ensino de Física
Análise e reflexão
Prática pedagógica
Competências
Physics teaching
Analyze and reflection
Pedagogical practice
Competences
title_short Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica
title_full Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica
title_fullStr Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica
title_full_unstemmed Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica
title_sort Eu, Professor de Física: reflexão e ação na prática pedagógica
author Moura, Aguinaldo Capeletti
author_facet Moura, Aguinaldo Capeletti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Alice [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Aguinaldo Capeletti
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Análise e reflexão
Prática pedagógica
Competências
Physics teaching
Analyze and reflection
Pedagogical practice
Competences
topic Ensino de Física
Análise e reflexão
Prática pedagógica
Competências
Physics teaching
Analyze and reflection
Pedagogical practice
Competences
description A presente pesquisa partiu das inquietações de um professor de Física da Educação Básica relativa às atividades propostas no material desenvolvido pela Secretaria da Educação, do Estado de São Paulo, no que se refere ao seu potencial para viabilizar aos alunos o desenvolvimento das competências nele presentes. Ao analisar uma das situações de aprendizagem desse material, esse professor, que também é o pesquisador deste trabalho, percebeu que a postura do professor é determinante para tal desenvolvimento, o que gerou um sentimento de insatisfação em relação à sua própria prática docente. Frente a essas inquietações, a tese defendida neste trabalho partiu da premissa de que seria possível tornar as aulas desse professor mais profícuas, por meio de um ciclo de análise e reflexão sobre a própria prática docente, a fim de viabilizar o desenvolvimento das competências evidenciadas nesse material pelos alunos. Nessa perspectiva, esta pesquisa foi desenvolvida de acordo com uma abordagem qualitativa, com características que se aproximam de uma pesquisa ação, apoiada em um método dedutivo-hipotético, uma vez que segue o percurso de uma análise reflexiva do pesquisador enquanto sujeito de sua própria pesquisa. Nesse contexto, esse professor/pesquisador desenvolveu esta pesquisa com o objetivo de assumir uma postura que viabilizasse o desenvolvimento dessas competências pelos alunos, com uma sala da segunda série do Ensino Médio, da escola onde trabalhava. Para tanto, primeiramente, analisou e refletiu sobre a sua própria prática pedagógica, desenvolvida até o ano de 2016. A partir de tal reflexão, identificou alguns pontos carentes de mudança relativos a essa prática, que serviram de base para a elaboração da Sequência Aprendizagem 1, aplicada em 2017. A aplicação dessa sequência em sala de aula passou a ser objeto de análise e reflexão, o que resultou em novos pontos carentes de mudança, que serviram de base para a elaboração da Sequência de Aprendizagem 2, aplicada no ano de 2018. A partir desse processo de análise e reflexão das aplicações das sequências de aprendizagem, o professor/pesquisador procurou modificar a sua postura didática a fim de levar os alunos a desenvolverem as competências mencionadas. Os resultados desta pesquisa mostraram que o processo de análise e reflexão da própria prática modificaram e aprimoraram a sua postura pedagógica, o que refletiu na elaboração de situações de ensino que proporcionaram o desenvolvimento das referidas competências pelos alunos, corroborando assim com a premissa desta tese.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02
2020-01-29T16:18:41Z
2020-01-29T16:18:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191475
000928650
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/191475
identifier_str_mv 000928650
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129566063984640