Escolares com malformação de orelha externa e/ou média: avaliação do desempenho escolar e dos comportamentos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanho, Rosicler Moreno [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102232
Resumo: Os defeitos estruturais de orelhas externa, média e interna representam uma classe significativa de anomalias congênitas, pouco descrita em suas consequências sociais e de aprendizagem na infância. Em função disso, esta pesquisa compõe-se de dois estudos e tem, como objetivos, descrever o perfil de uma amostra de escolares que apresentam malformação de orelhas externa e/ou média, quanto aos aspectos sociodemográficos, audiológicos, cognitivos, comportamentais e de desempenho escolar e comparar o desempenho escolar, social e comportamental destes, sem e com malformação de orelhas externa e/ou média, sob a ótica de diferentes interlocutores, correlacionando os resultados dos instrumentos de avaliação utilizados em cada um dos estudos. O Estudo 1 foi realizado na Divisão de Saúde Auditiva (DSA), pertencente ao Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da Universidade de São Paulo (USP). Após selecionados 44 escolares com malformação de orelha e idade entre sete e 13 anos, foram aplicados, nos mesmos, o Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven - RAVEN (Escala Especial e Geral) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE), além do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) para pais e professores. Os resultados mostram, dentre outros aspectos, o nível socioeconômico baixo desses escolares e que a DA condutiva foi bilateral, de grau moderado, para a maioria, com capacidade intelectual preservada e desempenho escolar inferior à média. O Estudo 2 ocorreu nas escolas de Bauru/SP e região e dele participaram sete escolares (GP) com malformação de orelha, selecionados do Estudo 1 e 14 escolares sem malformação de orelha, sendo sete escolhidos pelos professores (GPE) e sete sorteados (GPS). Aqui, foram aplicados, nos escolares, o TDE...
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