A construção intertextual de Mulher-Maravilha: o mítico, o maravilhoso e o super-heroico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, João Pedro Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192451
Resumo: Esta dissertação de mestrado investiga trechos de duas fases da revista Mulher-Maravilha roteirizadas por George Pérez (1987-1992) e Greg Rucka (2016-2017). O eixo teórico utilizado é o do maravilhoso como gênero narrativo identificado por Marinho. A autora estabelece alguns critérios de inserção de narrativas nesse grupo, sendo um deles o da intertextualidade com outras narrativas maravilhosas. Acreditando que esse seja o principal modo pelo qual Mulher-Maravilha se enquadra nesse gênero, utilizamos os pressupostos Samoyault para explorar a relação da revista com alguns mitos e contos de fadas. Também é feita uma categorização de um dos volumes analisados segundo as funções do conto maravilhoso de Vladimir Propp, outro critério estabelecido por Marinho. As análises são acompanhadas de ponderações a respeito do modo como as esferas mítica e maravilhosa interagem com a super-heroica, bem como uma reflexão que mostra os motivos pelos quais a superaventura em quadrinhos propicia o uso da intertextualidade. A conclusão mostra que a intertextualidade com o maravilhoso é ampla em Mulher-Maravilha, e sempre está atrelada à revisão dos valores presentes nos mitos e contos. Alinha-se, portanto, à tendência presente desde sua criação de usar histórias canônicas de forma revisionista, questionando-as, reinterpretando-as e atualizando seus valores para os novos tempos.
id UNSP_9b0dc29ad17f3b8304cca589a0be42b7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192451
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A construção intertextual de Mulher-Maravilha: o mítico, o maravilhoso e o super-heroicoThe intertextual construction of Wonder Woman: the mythic, the marvelous and the superheroicHistórias em quadrinhosSuper-heróisMitologiaContos de fadasIntertextualidadeComic booksSuperheroesMythologyFairy talesIntertextualityEsta dissertação de mestrado investiga trechos de duas fases da revista Mulher-Maravilha roteirizadas por George Pérez (1987-1992) e Greg Rucka (2016-2017). O eixo teórico utilizado é o do maravilhoso como gênero narrativo identificado por Marinho. A autora estabelece alguns critérios de inserção de narrativas nesse grupo, sendo um deles o da intertextualidade com outras narrativas maravilhosas. Acreditando que esse seja o principal modo pelo qual Mulher-Maravilha se enquadra nesse gênero, utilizamos os pressupostos Samoyault para explorar a relação da revista com alguns mitos e contos de fadas. Também é feita uma categorização de um dos volumes analisados segundo as funções do conto maravilhoso de Vladimir Propp, outro critério estabelecido por Marinho. As análises são acompanhadas de ponderações a respeito do modo como as esferas mítica e maravilhosa interagem com a super-heroica, bem como uma reflexão que mostra os motivos pelos quais a superaventura em quadrinhos propicia o uso da intertextualidade. A conclusão mostra que a intertextualidade com o maravilhoso é ampla em Mulher-Maravilha, e sempre está atrelada à revisão dos valores presentes nos mitos e contos. Alinha-se, portanto, à tendência presente desde sua criação de usar histórias canônicas de forma revisionista, questionando-as, reinterpretando-as e atualizando seus valores para os novos tempos.This master thesis investigates excerpts of two runs of the Wonder Woman comic book: those written by George Pérez (1987-1992) and Greg Rucka (2016-2017). The theoretical guideline is Marinho’s view of the marvelous as a narrative genre. The author establishes a few criteria for classifying narratives as part of this group, one of them being the intertextuality with other marvelous narratives. This work uses Samoyault’s studies regarding intertextuality to explore how the comic book relates to both myths and fairy tales, as this seems to be the main mode of operation of the marvelous genre in Wonder Woman. One of the volumes of stories is also examined through Propp’s functions of the wonder tale since this method is another of Marinho’s parameters. The analyses are accompanied by discussions on how the mythic and marvelous spheres interact with the superhero one, as well as a reflection about why superhero comics encourage their study through the means of intertextuality. The conclusion shows that the dialogue with marvelous stories is broad in Wonder Woman and that it is always tied to the revision of their values. Therefore, the comic is aligned to a typical tendency of the character since her creation: using canonical stories in a revisionist fashion, questioning and reinterpreting them in a way that updates their values to the new times.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)133662/2018-7Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Maria Celeste Tommasello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, João Pedro Fernandes2020-05-04T19:20:48Z2020-05-04T19:20:48Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19245100093033833004153015P22167995922283328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:24:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192451Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:24:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção intertextual de Mulher-Maravilha: o mítico, o maravilhoso e o super-heroico
The intertextual construction of Wonder Woman: the mythic, the marvelous and the superheroic
title A construção intertextual de Mulher-Maravilha: o mítico, o maravilhoso e o super-heroico
spellingShingle A construção intertextual de Mulher-Maravilha: o mítico, o maravilhoso e o super-heroico
Gomes, João Pedro Fernandes
Histórias em quadrinhos
Super-heróis
Mitologia
Contos de fadas
Intertextualidade
Comic books
Superheroes
Mythology
Fairy tales
Intertextuality
title_short A construção intertextual de Mulher-Maravilha: o mítico, o maravilhoso e o super-heroico
title_full A construção intertextual de Mulher-Maravilha: o mítico, o maravilhoso e o super-heroico
title_fullStr A construção intertextual de Mulher-Maravilha: o mítico, o maravilhoso e o super-heroico
title_full_unstemmed A construção intertextual de Mulher-Maravilha: o mítico, o maravilhoso e o super-heroico
title_sort A construção intertextual de Mulher-Maravilha: o mítico, o maravilhoso e o super-heroico
author Gomes, João Pedro Fernandes
author_facet Gomes, João Pedro Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Maria Celeste Tommasello [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, João Pedro Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Super-heróis
Mitologia
Contos de fadas
Intertextualidade
Comic books
Superheroes
Mythology
Fairy tales
Intertextuality
topic Histórias em quadrinhos
Super-heróis
Mitologia
Contos de fadas
Intertextualidade
Comic books
Superheroes
Mythology
Fairy tales
Intertextuality
description Esta dissertação de mestrado investiga trechos de duas fases da revista Mulher-Maravilha roteirizadas por George Pérez (1987-1992) e Greg Rucka (2016-2017). O eixo teórico utilizado é o do maravilhoso como gênero narrativo identificado por Marinho. A autora estabelece alguns critérios de inserção de narrativas nesse grupo, sendo um deles o da intertextualidade com outras narrativas maravilhosas. Acreditando que esse seja o principal modo pelo qual Mulher-Maravilha se enquadra nesse gênero, utilizamos os pressupostos Samoyault para explorar a relação da revista com alguns mitos e contos de fadas. Também é feita uma categorização de um dos volumes analisados segundo as funções do conto maravilhoso de Vladimir Propp, outro critério estabelecido por Marinho. As análises são acompanhadas de ponderações a respeito do modo como as esferas mítica e maravilhosa interagem com a super-heroica, bem como uma reflexão que mostra os motivos pelos quais a superaventura em quadrinhos propicia o uso da intertextualidade. A conclusão mostra que a intertextualidade com o maravilhoso é ampla em Mulher-Maravilha, e sempre está atrelada à revisão dos valores presentes nos mitos e contos. Alinha-se, portanto, à tendência presente desde sua criação de usar histórias canônicas de forma revisionista, questionando-as, reinterpretando-as e atualizando seus valores para os novos tempos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04T19:20:48Z
2020-05-04T19:20:48Z
2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192451
000930338
33004153015P2
2167995922283328
url http://hdl.handle.net/11449/192451
identifier_str_mv 000930338
33004153015P2
2167995922283328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790060645449728