Por uma cartografia da política e gestão educacional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Paulo Henrique Costa [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243001
Resumo: Esta tese é desenvolvida junto ao Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação que estuda a produção do conhecimento em Política e Gestão educacional e considera que ele tem avançado pouco e seu desenvolvimento teórico encontra-se detido em um impasse: os ideais definidos em seu âmbito teórico têm encontrado dificuldades em se estabelecer em âmbito prático. A produção da área evidencia que tal impasse se faz porque o Estado, enquanto construtor de políticas públicas para educação e organizador do trabalho escolar, não tem interesse genuíno de desenvolver um ensino de qualidade e continua cumprindo sua função histórica de manutenção do modo de produção capitalista e/ou, também, porque não há adesão dos trabalhadores da educação, em âmbito da prática escolar, aos direcionamentos estabelecidos pelos pesquisadores, em âmbito teórico. O conhecimento em Política e Gestão educacional no Brasil possui regras de formação que o enclausuram em uma maneira específica e contínua de construção do conhecimento. Deste modo, problematizamos: como as regras de formação em Política e Gestão educacional se constituem e operam na história deste conhecimento, impedindo-o de avançar em outras direções em sua produção? A hipótese que nos acompanhou do decorrer da tese foi a de que a investigação e o mapeamento dos elementos que constituem essas regras – dualidade e prescrição – podem possibilitar definirmos a maneira como elas operam na construção desse conhecimento, impedindo-o de avançar em outras direções. Portanto o objetivo desta tese é investigar e mapear as regras que compõem a produção do conhecimento em Política e Gestão educacional no Brasil. Para isso, utilizamos a Cartografia esquizoanalítica de Gilles Deleuze e Félix Guattari e sua potencialidade de mapear as regras e evidenciar seus elementos, espaços de domínio e campos de possibilidades de pensar o conhecimento de outra maneira. Concluímos que as regras de formação se constituem na dinâmica entre saber, poder, ética e suas linhas duras, flexíveis e de fuga distinguindo o que é verdadeiro, falso e periférico apontando o que a escola deve fazer sem nunca colocar em questão as regras de formação do conhecimento e as práticas de pesquisa em Política e Gestão educacional.
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A produção da área evidencia que tal impasse se faz porque o Estado, enquanto construtor de políticas públicas para educação e organizador do trabalho escolar, não tem interesse genuíno de desenvolver um ensino de qualidade e continua cumprindo sua função histórica de manutenção do modo de produção capitalista e/ou, também, porque não há adesão dos trabalhadores da educação, em âmbito da prática escolar, aos direcionamentos estabelecidos pelos pesquisadores, em âmbito teórico. O conhecimento em Política e Gestão educacional no Brasil possui regras de formação que o enclausuram em uma maneira específica e contínua de construção do conhecimento. Deste modo, problematizamos: como as regras de formação em Política e Gestão educacional se constituem e operam na história deste conhecimento, impedindo-o de avançar em outras direções em sua produção? A hipótese que nos acompanhou do decorrer da tese foi a de que a investigação e o mapeamento dos elementos que constituem essas regras – dualidade e prescrição – podem possibilitar definirmos a maneira como elas operam na construção desse conhecimento, impedindo-o de avançar em outras direções. Portanto o objetivo desta tese é investigar e mapear as regras que compõem a produção do conhecimento em Política e Gestão educacional no Brasil. Para isso, utilizamos a Cartografia esquizoanalítica de Gilles Deleuze e Félix Guattari e sua potencialidade de mapear as regras e evidenciar seus elementos, espaços de domínio e campos de possibilidades de pensar o conhecimento de outra maneira. Concluímos que as regras de formação se constituem na dinâmica entre saber, poder, ética e suas linhas duras, flexíveis e de fuga distinguindo o que é verdadeiro, falso e periférico apontando o que a escola deve fazer sem nunca colocar em questão as regras de formação do conhecimento e as práticas de pesquisa em Política e Gestão educacional.This thesis is developed together with the Center for Studies and Research in Education Administration, which studies the production of knowledge in Educational Policy and Management and considers that it has made little progress and its theoretical development is at an impasse: the ideals defined in its theoretical scope have found difficulties in establishing themselves in the practical scope. The production of the area shows that this impasse occurs because the State, as a builder of public policies for education and organizer of school work, has no genuine interest in developing quality education and continues to fulfill its historical function of maintaining the capitalist mode of production and/or, also, because there is no adhesion of education workers, in the scope of school practice, to the guidelines established by researchers, in a theoretical scope. Knowledge in Educational Policy and Management in Brazil has formation rules that enclose it in a specific and continuous way of building knowledge. In this way, we problematize: how are the rules of formation in Educational Policy and Management constituted and operated in the history of this knowledge, preventing it from advancing in other directions in its production? The hypothesis that accompanied us throughout the thesis was that the investigation and mapping of the elements that constitute these rules – duality and prescription – may allow us to define the way they operate in the construction of this knowledge, preventing it from advancing in other directions. Therefore, the objective of this thesis is to investigate and map the rules that make up the production of knowledge in Educational Policy and Management in Brazil. For this, we use Gilles Deleuze and Félix Guattari's Schizoanalytic Cartography and its potential to map the rules and highlight its elements, domain spaces and fields of possibilities to think about knowledge in another way. We conclude that the formation rules are constituted in the dynamics between knowledge, power, ethics and its hard, flexible and escape lines distinguishing what is true, false and peripheral pointing out what the school must do without ever questioning the formation rules of knowledge and research practices in Educational Policy and Management.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abdian, Graziela Zambão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Paulo Henrique Costa [UNESP]2023-04-17T18:10:14Z2023-04-17T18:10:14Z2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Paulo Henrique Costa. Por uma cartografia da política e gestão educacional no Brasil. 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