Análise de paisagem industrial: um estudo dos remanescentes ferroviários de Rio Claro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236792 |
Resumo: | Com o objetivo de analisar a paisagem industrial dos remanescentes ferroviários do Município de Rio Claro - SP, foi realizado um estudo dividido em três momentos. O primeiro se refere ao capítulo um, onde foram realizadas leituras e análises das definições teóricos- metodológicas sobre a origem, desenvolvimento e aplicação dos conceitos de patrimônio, paisagem e memória, que sustentaram não apenas as definições conceituais acerca dos temas, mas as possibilidades de aplicações metodológicas e técnicas. O segundo momento da pesquisa está disposto no capítulo dois, com avaliação dos usos, estados de conservação e propriedades dos bens ferroviários, com levantamento teórico, de campo e espacial. Aqui, também foi testado uma técnica para apreensão e análise de dados de valoração da comunidade para os remanescentes ferroviários, avaliando-os e sistematizando-os de forma que pudessem ser mais objetivos e visuais. O terceiro momento, sistematizado no capítulo três, se refere a averiguação das políticas de preservação direcionadas ao sistema ferroviário, analisando o Plano Diretor, o Plano de Desenvolvimento Turístico e as leis patrimoniais, com a intenção de avaliar se estes podem contribuir para sua reutilização, restauração e valoração. Desse modo, a pesquisa avança nos estudos paisagísticos para a preservação do patrimônio ferroviário desde suas áreas, espaços e estruturas arquitetônicas até os valores a eles associados pela comunidade e seus usuários. |
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Análise de paisagem industrial: um estudo dos remanescentes ferroviários de Rio ClaroIndustrial landscape analysis: a study of the railway remnants of Rio ClaroPaisagem IndustrialPatrimônio FerroviárioPreservaçãoIndustrial LandscapeRailway HeritagePreservationCom o objetivo de analisar a paisagem industrial dos remanescentes ferroviários do Município de Rio Claro - SP, foi realizado um estudo dividido em três momentos. O primeiro se refere ao capítulo um, onde foram realizadas leituras e análises das definições teóricos- metodológicas sobre a origem, desenvolvimento e aplicação dos conceitos de patrimônio, paisagem e memória, que sustentaram não apenas as definições conceituais acerca dos temas, mas as possibilidades de aplicações metodológicas e técnicas. O segundo momento da pesquisa está disposto no capítulo dois, com avaliação dos usos, estados de conservação e propriedades dos bens ferroviários, com levantamento teórico, de campo e espacial. Aqui, também foi testado uma técnica para apreensão e análise de dados de valoração da comunidade para os remanescentes ferroviários, avaliando-os e sistematizando-os de forma que pudessem ser mais objetivos e visuais. O terceiro momento, sistematizado no capítulo três, se refere a averiguação das políticas de preservação direcionadas ao sistema ferroviário, analisando o Plano Diretor, o Plano de Desenvolvimento Turístico e as leis patrimoniais, com a intenção de avaliar se estes podem contribuir para sua reutilização, restauração e valoração. Desse modo, a pesquisa avança nos estudos paisagísticos para a preservação do patrimônio ferroviário desde suas áreas, espaços e estruturas arquitetônicas até os valores a eles associados pela comunidade e seus usuários.With the objective of analyzing the industrial landscape of the railway remnants of the Municipality of Rio Claro - SP, a study was carried out divided into three moments. The first refers to chapter one, where readings and analyzes of the theoretical-methodological definitions were carried out on the origin, development and application of the concepts of heritage, landscape and memory, which supported not only the conceptual definitions of the themes, but the possibilities of methodological and technical applications. The second moment of the research is arranged in chapter two, with an evaluation of the uses, states of conservation and properties of railway assets, with theoretical, field and spatial survey. Here, a technique was also tested for capturing and analyzing community valuation data for the remaining railways, evaluating and systematizing them so that they could be more objective and visual. The third moment, systematized in chapter three, refers to the investigation of preservation policies directed to the railway system, analyzing the Master Plan, the Tourism Development Plan and the heritage laws, with the intention of evaluating whether these can contribute to its reuse, restoration and valuation. In this way, the research advances in landscape studies for the preservation of railway heritage from its areas, spaces and architectural structures to the values associated with them by the community and its users.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2020/03240-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Eduardo Romero [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Ana Paula Marques2022-10-03T16:01:36Z2022-10-03T16:01:36Z2022-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23679233004056090P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:12:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236792Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:43:21.153367Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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