Um mecanismo de detecção de ataques para sistema de transporte inteligente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentini, Edivaldo Pastori
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193893
Resumo: O aumento das tecnologias computacionais aos meios de transportes, principalmente nos veículos, tem proporcionado grandes benefícios através dos Sistemas de Transporte Inteligente (STI). Condutores, passageiros e pedestres, usufruem de aplicações computacionais dirigidas à proteção da vida humana, entre agilidades na prestação de socorro, melhorias no trânsito e até recursos de lazer e entretenimento. A comunicação e a troca de dados, entre veículos, aplicações e dispositivos de transmissão, são realizadas pela arquitetura de rede ad hoc veicular (VANET). No entanto, este tipo de rede difere das tradicionais, pois opera em um ambiente altamente dinâmico, originado pela rápida mobilidade entre seus nós e com curtos intervalos de conexões. A comunicação sem fio adota o padrão IEEE 802.11p, a qual permite que os veículos operem fora de um conjunto básico de serviços. Na presença destas características, surgem inúmeras superfícies de ataques, ameaças e exploração de vulnerabilidades. Buscando melhorar a segurança e a proteção da vida humana, envolvidas neste ambiente, justificamos nosso estudo em proporcionar melhorias aos sistemas de transporte inteligente. Motivados a desenvolver um mecanismo de segurança para detecção de intrusão e ameaças, inerentes aos recursos computacionais do cenário de transporte. Levando em consideração as limitações de hardware e software, empregou-se a técnica de detecção de anomalias por meio de modelos estatísticos. Veículos identificados como suspeitos serão armazenados em uma lista de reputação, para finalidades informativas. A implementação, análises e validação dos resultados são realizadas por meio do processo de simulação. Neste trabalho utilizou-se o simulador de redes - Network Simulator 3.30, para implementação da rede veicular. Para simulações reais da mobilidade e do tráfego urbano, foi aplicado o simulador SUMO 1.5.0.
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