A cultura colaborativa entre docentes na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141605 |
Resumo: | A Educação Infantil abrange diferentes linguagens a serem trabalhadas com as crianças pequenas, dentre elas está o Movimento que está diretamente ligado à Educação Física. O trabalho docente na Educação Infantil envolve diferentes profissionais, entre eles pedagogas e professores de Educação Física, assim a colaboração entre eles é fundamental para o desenvolvimento do trabalho com as crianças pequenas. Diante disso, o que se busca é saber como ocorre o trabalho entre esses professores sob a ótica da cultura colaborativa. O objetivo da pesquisa foi compreender a cultura colaborativa dos professores atuantes na Educação Infantil. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, de cunho qualitativo, utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário; observação; fonte documental e entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo. Nesse trabalho são apresentados somente dados preliminares do questionário-piloto sobre a formação acadêmica, as contribuições da formação inicial para o trabalho docente na Educação Infantil, o convívio entre os professores e o planejamento das atividades pedagógicas. Entre os resultados preliminares foram observados que todos os docentes que estão atuando nesse segmento escolar possuem uma formação acadêmica em licenciatura, entretanto, a formação inicial parece não suprir as demandas que envolvem o trabalho docente nesse nível de ensino. Além disso, há um bom convívio entre todos os profissionais, porém ao analisarmos as práticas pedagógicas entre docentes da Educação Física e Pedagogas percebeu-se que nem sempre estas práticas estão relacionadas e, ainda, não existe no momento de planejamento uma troca colaborativa sobre o trabalho docente entre os professores atuantes na Educação infantil. |
id |
UNSP_9b9b494d9f26be1039374aebef9f3606 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141605 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A cultura colaborativa entre docentes na educação infantilA Educação Infantil abrange diferentes linguagens a serem trabalhadas com as crianças pequenas, dentre elas está o Movimento que está diretamente ligado à Educação Física. O trabalho docente na Educação Infantil envolve diferentes profissionais, entre eles pedagogas e professores de Educação Física, assim a colaboração entre eles é fundamental para o desenvolvimento do trabalho com as crianças pequenas. Diante disso, o que se busca é saber como ocorre o trabalho entre esses professores sob a ótica da cultura colaborativa. O objetivo da pesquisa foi compreender a cultura colaborativa dos professores atuantes na Educação Infantil. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, de cunho qualitativo, utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário; observação; fonte documental e entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo. Nesse trabalho são apresentados somente dados preliminares do questionário-piloto sobre a formação acadêmica, as contribuições da formação inicial para o trabalho docente na Educação Infantil, o convívio entre os professores e o planejamento das atividades pedagógicas. Entre os resultados preliminares foram observados que todos os docentes que estão atuando nesse segmento escolar possuem uma formação acadêmica em licenciatura, entretanto, a formação inicial parece não suprir as demandas que envolvem o trabalho docente nesse nível de ensino. Além disso, há um bom convívio entre todos os profissionais, porém ao analisarmos as práticas pedagógicas entre docentes da Educação Física e Pedagogas percebeu-se que nem sempre estas práticas estão relacionadas e, ainda, não existe no momento de planejamento uma troca colaborativa sobre o trabalho docente entre os professores atuantes na Educação infantil.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Metodologia de Ensino, São Carlos, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Recco, Kethylin Viotto [UNESP]Corrêa Junior, José Firmino [UNESP]Souza Neto, Samuel de [UNESP]Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto2016-07-19T12:59:42Z2016-07-19T12:59:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1554-1566application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1554-15662357-7819http://hdl.handle.net/11449/141605ISSN2357-7819-2014-1554-1566.pdf7352600571268275porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:19:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141605Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:43:55.081648Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura colaborativa entre docentes na educação infantil |
title |
A cultura colaborativa entre docentes na educação infantil |
spellingShingle |
A cultura colaborativa entre docentes na educação infantil Recco, Kethylin Viotto [UNESP] |
title_short |
A cultura colaborativa entre docentes na educação infantil |
title_full |
A cultura colaborativa entre docentes na educação infantil |
title_fullStr |
A cultura colaborativa entre docentes na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A cultura colaborativa entre docentes na educação infantil |
title_sort |
A cultura colaborativa entre docentes na educação infantil |
author |
Recco, Kethylin Viotto [UNESP] |
author_facet |
Recco, Kethylin Viotto [UNESP] Corrêa Junior, José Firmino [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa Junior, José Firmino [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Recco, Kethylin Viotto [UNESP] Corrêa Junior, José Firmino [UNESP] Souza Neto, Samuel de [UNESP] Iza, Dijnane Fernanda Vedovatto |
description |
A Educação Infantil abrange diferentes linguagens a serem trabalhadas com as crianças pequenas, dentre elas está o Movimento que está diretamente ligado à Educação Física. O trabalho docente na Educação Infantil envolve diferentes profissionais, entre eles pedagogas e professores de Educação Física, assim a colaboração entre eles é fundamental para o desenvolvimento do trabalho com as crianças pequenas. Diante disso, o que se busca é saber como ocorre o trabalho entre esses professores sob a ótica da cultura colaborativa. O objetivo da pesquisa foi compreender a cultura colaborativa dos professores atuantes na Educação Infantil. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, de cunho qualitativo, utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário; observação; fonte documental e entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo. Nesse trabalho são apresentados somente dados preliminares do questionário-piloto sobre a formação acadêmica, as contribuições da formação inicial para o trabalho docente na Educação Infantil, o convívio entre os professores e o planejamento das atividades pedagógicas. Entre os resultados preliminares foram observados que todos os docentes que estão atuando nesse segmento escolar possuem uma formação acadêmica em licenciatura, entretanto, a formação inicial parece não suprir as demandas que envolvem o trabalho docente nesse nível de ensino. Além disso, há um bom convívio entre todos os profissionais, porém ao analisarmos as práticas pedagógicas entre docentes da Educação Física e Pedagogas percebeu-se que nem sempre estas práticas estão relacionadas e, ainda, não existe no momento de planejamento uma troca colaborativa sobre o trabalho docente entre os professores atuantes na Educação infantil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:42Z 2016-07-19T12:59:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1554-1566 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141605 ISSN2357-7819-2014-1554-1566.pdf 7352600571268275 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141605 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1554-1566 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-1554-1566.pdf 7352600571268275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1554-1566 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128233907945472 |