Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Jr., Atilio Goltardo da [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/257094
Resumo: O objetivo desta tese é analisar a confluência e a relação existentes entre a música de cena, particularmente mas não só a ópera, e a guitarra. Nossas principais referências foram, no período barroco, os trabalhos de EISENHARDT 2015 e PAGE 2017, e no século XX o trabalho de WEISS 2013. Desde os princípios da história da ópera temos guitarras inseridas em obras deste repertório de maneira curiosamente frequente, e uma vez que este instrumento não é comumente parte integrante da orquestra sinfônica, viemos através deste estudo buscar possíveis significações desta relação. O estudo foi feito separando as aparições do instrumento em três categorias que refletem as maneiras como o instrumento foi representado nas obras de cada um dos três períodos estudados: a guitarra cênica no período barroco, guitarra tipo nos períodos clássico e romântico e guitarra protagonista no século XX. Também escolhemos uma obra representativa de cada período\categoria para uma análise aprofundada, e em seguida apresentamos as demais obras em quadros para uma entabulação sistemática e análise dos dados depreendidos.
id UNSP_9c4b35523f501dba0ba636d823a175b4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/257094
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musicalUna chitarra all'opera: Inter-relationships between an instrument and a musical genderÓperaViolãoMúsica para guitarraTeatro musicalO objetivo desta tese é analisar a confluência e a relação existentes entre a música de cena, particularmente mas não só a ópera, e a guitarra. Nossas principais referências foram, no período barroco, os trabalhos de EISENHARDT 2015 e PAGE 2017, e no século XX o trabalho de WEISS 2013. Desde os princípios da história da ópera temos guitarras inseridas em obras deste repertório de maneira curiosamente frequente, e uma vez que este instrumento não é comumente parte integrante da orquestra sinfônica, viemos através deste estudo buscar possíveis significações desta relação. O estudo foi feito separando as aparições do instrumento em três categorias que refletem as maneiras como o instrumento foi representado nas obras de cada um dos três períodos estudados: a guitarra cênica no período barroco, guitarra tipo nos períodos clássico e romântico e guitarra protagonista no século XX. Também escolhemos uma obra representativa de cada período\categoria para uma análise aprofundada, e em seguida apresentamos as demais obras em quadros para uma entabulação sistemática e análise dos dados depreendidos.The objective of this thesis is to analyze the confluence and the relationship existing between scene music, particularly but not only the opera, and the guitar. Our main references in the Baroque period are the works of EISENHARDT 2015 and PAGE 2017, and in the 20th century the work of WEISS 2013. Since the beginnings of the history of opera, guitars have been inserted into the repertoire in a curiously frequent way. Since this instrument is not commonly part of the symphonic orchestra, this study aims to seek for possible meanings for this relationship. The study has been made by sorting out the instrument’s appearances into three categories that reflect the ways in which the instrument was represented in the works of each of the three periods studied: the scenic guitar in the Baroque, type guitar in Classicism and Romaticism and protagonist guitar in the 20th century. We also chose a representative work of each period/category for thorough analysis, followed by other works presented in frames for systematic intabulation and analysis of the inferred data.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]Rocha Jr., Atilio Goltardo da [UNESP]2024-08-19T19:43:19Z2024-08-19T19:43:19Z2024-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROCHA JUNIOR, Atilio Goltardo da. Una chitarra all’opera : inter-relações entre um instrumento e um gênero musical. Orientadora: Gisela Gomes Pupo Nogueira. 147 f. 2014. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2014https://hdl.handle.net/11449/25709433004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-30T13:37:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257094Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-08-30T13:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical
Una chitarra all'opera: Inter-relationships between an instrument and a musical gender
title Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical
spellingShingle Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical
Rocha Jr., Atilio Goltardo da [UNESP]
Ópera
Violão
Música para guitarra
Teatro musical
title_short Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical
title_full Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical
title_fullStr Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical
title_full_unstemmed Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical
title_sort Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical
author Rocha Jr., Atilio Goltardo da [UNESP]
author_facet Rocha Jr., Atilio Goltardo da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Gisela Gomes Pupo [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Jr., Atilio Goltardo da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ópera
Violão
Música para guitarra
Teatro musical
topic Ópera
Violão
Música para guitarra
Teatro musical
description O objetivo desta tese é analisar a confluência e a relação existentes entre a música de cena, particularmente mas não só a ópera, e a guitarra. Nossas principais referências foram, no período barroco, os trabalhos de EISENHARDT 2015 e PAGE 2017, e no século XX o trabalho de WEISS 2013. Desde os princípios da história da ópera temos guitarras inseridas em obras deste repertório de maneira curiosamente frequente, e uma vez que este instrumento não é comumente parte integrante da orquestra sinfônica, viemos através deste estudo buscar possíveis significações desta relação. O estudo foi feito separando as aparições do instrumento em três categorias que refletem as maneiras como o instrumento foi representado nas obras de cada um dos três períodos estudados: a guitarra cênica no período barroco, guitarra tipo nos períodos clássico e romântico e guitarra protagonista no século XX. Também escolhemos uma obra representativa de cada período\categoria para uma análise aprofundada, e em seguida apresentamos as demais obras em quadros para uma entabulação sistemática e análise dos dados depreendidos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-19T19:43:19Z
2024-08-19T19:43:19Z
2024-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA JUNIOR, Atilio Goltardo da. Una chitarra all’opera : inter-relações entre um instrumento e um gênero musical. Orientadora: Gisela Gomes Pupo Nogueira. 147 f. 2014. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2014
https://hdl.handle.net/11449/257094
33004013066P3
identifier_str_mv ROCHA JUNIOR, Atilio Goltardo da. Una chitarra all’opera : inter-relações entre um instrumento e um gênero musical. Orientadora: Gisela Gomes Pupo Nogueira. 147 f. 2014. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2014
33004013066P3
url https://hdl.handle.net/11449/257094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021389204193280