Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daiane de [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sena, Galeno José de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1191
http://hdl.handle.net/11449/142445
Resumo: Currently we see the Physics teaching in schools, in general, as being something dull in that you can hardly see the interest on the part of students for this Science. In this context, techniques and teaching methods have been investigated aiming at greater efficiency in the teaching and learning process in elementary and high schools. As an example, we cite the following excerpt: "experimentation can contribute effectively in the teaching-learning process, ensuring a significant learning by the student.¹ In this excerpt we analyze that the author supports the idea of application of experimentation as an effective method to increase interest in science by the student. This method could be adopted by public schools, with a view to improving the teaching of Sciences, since it can lead to good results. The project developed in the Faculty of Engineering of Guaratinguetá is also based on the same method, experimentation, and we used as part of the project the Energy Exhibition, this experimentation being carried out in a contextualized way.
id UNSP_9c55faf9966d7d2d30e1aa5a0cd14ba6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142445
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)Energy exhibitionScienceExperimentationMostraCiênciaExperimentaçãoCurrently we see the Physics teaching in schools, in general, as being something dull in that you can hardly see the interest on the part of students for this Science. In this context, techniques and teaching methods have been investigated aiming at greater efficiency in the teaching and learning process in elementary and high schools. As an example, we cite the following excerpt: "experimentation can contribute effectively in the teaching-learning process, ensuring a significant learning by the student.¹ In this excerpt we analyze that the author supports the idea of application of experimentation as an effective method to increase interest in science by the student. This method could be adopted by public schools, with a view to improving the teaching of Sciences, since it can lead to good results. The project developed in the Faculty of Engineering of Guaratinguetá is also based on the same method, experimentation, and we used as part of the project the Energy Exhibition, this experimentation being carried out in a contextualized way.Atualmente vemos o ensino de Física nas escolas, de modo geral, como sendo algo maçante em que quase não se vê o interesse por parte dos alunos por essa Ciência. Neste contexto, técnicas e métodos de ensino têm sido investigados visando uma maior eficiência no processo ensino e aprendizagem em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Como exemplo, citamos o trecho a seguir: " a experimentação pode contribuir efetivamente no processo ensinoaprendizagem, garantindo um aprendizado significativo por parte do aluno".¹ Nesse trecho podemos analisar que o autor defende a ideia da aplicação da experimentação como um método efetivo para o aumento do interesse pela Ciência por parte do aluno. Esse método poderia ser adotado pelas escolas públicas, com vistas à melhoria do ensino de Ciências, visto que pode conduzir a bons resultados. O projeto que desenvolvemos na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá também se baseia no mesmo método, o da experimentação, sendo que utilizamos como parte do projeto a Mostra de Energia, sendo que essa experimentação é efetuada de maneira contextualizada.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Matemática, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Daiane de [UNESP]Sena, Galeno José de [UNESP]2016-08-04T13:35:26Z2016-08-04T13:35:26Z2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-4application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/11918º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142445ISSN2176-9761-2015-01-04-souza-daiane.pdf5751030321381870PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T14:29:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:36:08.989482Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)
title Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)
spellingShingle Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)
Souza, Daiane de [UNESP]
Energy exhibition
Science
Experimentation
Mostra
Ciência
Experimentação
title_short Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)
title_full Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)
title_fullStr Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)
title_full_unstemmed Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)
title_sort Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)
author Souza, Daiane de [UNESP]
author_facet Souza, Daiane de [UNESP]
Sena, Galeno José de [UNESP]
author_role author
author2 Sena, Galeno José de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daiane de [UNESP]
Sena, Galeno José de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Energy exhibition
Science
Experimentation
Mostra
Ciência
Experimentação
topic Energy exhibition
Science
Experimentation
Mostra
Ciência
Experimentação
description Currently we see the Physics teaching in schools, in general, as being something dull in that you can hardly see the interest on the part of students for this Science. In this context, techniques and teaching methods have been investigated aiming at greater efficiency in the teaching and learning process in elementary and high schools. As an example, we cite the following excerpt: "experimentation can contribute effectively in the teaching-learning process, ensuring a significant learning by the student.¹ In this excerpt we analyze that the author supports the idea of application of experimentation as an effective method to increase interest in science by the student. This method could be adopted by public schools, with a view to improving the teaching of Sciences, since it can lead to good results. The project developed in the Faculty of Engineering of Guaratinguetá is also based on the same method, experimentation, and we used as part of the project the Energy Exhibition, this experimentation being carried out in a contextualized way.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
2016-08-04T13:35:26Z
2016-08-04T13:35:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1191
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142445
ISSN2176-9761-2015-01-04-souza-daiane.pdf
5751030321381870
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1191
http://hdl.handle.net/11449/142445
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-04-souza-daiane.pdf
5751030321381870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-4
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128385565589504