Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1191 http://hdl.handle.net/11449/142445 |
Resumo: | Currently we see the Physics teaching in schools, in general, as being something dull in that you can hardly see the interest on the part of students for this Science. In this context, techniques and teaching methods have been investigated aiming at greater efficiency in the teaching and learning process in elementary and high schools. As an example, we cite the following excerpt: "experimentation can contribute effectively in the teaching-learning process, ensuring a significant learning by the student.¹ In this excerpt we analyze that the author supports the idea of application of experimentation as an effective method to increase interest in science by the student. This method could be adopted by public schools, with a view to improving the teaching of Sciences, since it can lead to good results. The project developed in the Faculty of Engineering of Guaratinguetá is also based on the same method, experimentation, and we used as part of the project the Energy Exhibition, this experimentation being carried out in a contextualized way. |
id |
UNSP_9c55faf9966d7d2d30e1aa5a0cd14ba6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142445 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)Energy exhibitionScienceExperimentationMostraCiênciaExperimentaçãoCurrently we see the Physics teaching in schools, in general, as being something dull in that you can hardly see the interest on the part of students for this Science. In this context, techniques and teaching methods have been investigated aiming at greater efficiency in the teaching and learning process in elementary and high schools. As an example, we cite the following excerpt: "experimentation can contribute effectively in the teaching-learning process, ensuring a significant learning by the student.¹ In this excerpt we analyze that the author supports the idea of application of experimentation as an effective method to increase interest in science by the student. This method could be adopted by public schools, with a view to improving the teaching of Sciences, since it can lead to good results. The project developed in the Faculty of Engineering of Guaratinguetá is also based on the same method, experimentation, and we used as part of the project the Energy Exhibition, this experimentation being carried out in a contextualized way.Atualmente vemos o ensino de Física nas escolas, de modo geral, como sendo algo maçante em que quase não se vê o interesse por parte dos alunos por essa Ciência. Neste contexto, técnicas e métodos de ensino têm sido investigados visando uma maior eficiência no processo ensino e aprendizagem em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Como exemplo, citamos o trecho a seguir: " a experimentação pode contribuir efetivamente no processo ensinoaprendizagem, garantindo um aprendizado significativo por parte do aluno".¹ Nesse trecho podemos analisar que o autor defende a ideia da aplicação da experimentação como um método efetivo para o aumento do interesse pela Ciência por parte do aluno. Esse método poderia ser adotado pelas escolas públicas, com vistas à melhoria do ensino de Ciências, visto que pode conduzir a bons resultados. O projeto que desenvolvemos na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá também se baseia no mesmo método, o da experimentação, sendo que utilizamos como parte do projeto a Mostra de Energia, sendo que essa experimentação é efetuada de maneira contextualizada.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Matemática, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Daiane de [UNESP]Sena, Galeno José de [UNESP]2016-08-04T13:35:26Z2016-08-04T13:35:26Z2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-4application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/11918º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142445ISSN2176-9761-2015-01-04-souza-daiane.pdf5751030321381870PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T14:29:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:36:08.989482Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil) |
title |
Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil) |
spellingShingle |
Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil) Souza, Daiane de [UNESP] Energy exhibition Science Experimentation Mostra Ciência Experimentação |
title_short |
Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil) |
title_full |
Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil) |
title_fullStr |
Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil) |
title_full_unstemmed |
Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil) |
title_sort |
Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil) |
author |
Souza, Daiane de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Daiane de [UNESP] Sena, Galeno José de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Sena, Galeno José de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Daiane de [UNESP] Sena, Galeno José de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Energy exhibition Science Experimentation Mostra Ciência Experimentação |
topic |
Energy exhibition Science Experimentation Mostra Ciência Experimentação |
description |
Currently we see the Physics teaching in schools, in general, as being something dull in that you can hardly see the interest on the part of students for this Science. In this context, techniques and teaching methods have been investigated aiming at greater efficiency in the teaching and learning process in elementary and high schools. As an example, we cite the following excerpt: "experimentation can contribute effectively in the teaching-learning process, ensuring a significant learning by the student.¹ In this excerpt we analyze that the author supports the idea of application of experimentation as an effective method to increase interest in science by the student. This method could be adopted by public schools, with a view to improving the teaching of Sciences, since it can lead to good results. The project developed in the Faculty of Engineering of Guaratinguetá is also based on the same method, experimentation, and we used as part of the project the Energy Exhibition, this experimentation being carried out in a contextualized way. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 2016-08-04T13:35:26Z 2016-08-04T13:35:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1191 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142445 ISSN2176-9761-2015-01-04-souza-daiane.pdf 5751030321381870 |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1191 http://hdl.handle.net/11449/142445 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-04-souza-daiane.pdf 5751030321381870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-4 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128385565589504 |