Bixa: viadagem, negritude e estética marginal em uma produção de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255984 |
Resumo: | Nesta pesquisa é realizada uma coleção pocket de moda com 12 looks, voltados a homens homossexuais negros. O objetivo principal do estudo é facilitar o processo de empoderamento através da comunicação não verbal aliada a moda. Para tal, foram utilizadas adaptações da Metodologia de Projeto de Produto, de Mike Baxter (2011). Durante o embasamento de tomadas de decisões e na compreensão da moda como instrumento de influência nos processos de empoderamento, foram estudadas teorias que abarcam processos de identidade negra, formação psíquica do negro diaspórico, experiências de gays negros afeminados, dinâmicas da comunidade Gay e Empoderamento. Além disso, foram analisados aspectos visuais da periferia paulistana, mais precisamente do bairro do Grajaú, extremo sul da capital, para encontrar elementos simbólicos que auxiliassem a representação imagética. |
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Bixa: viadagem, negritude e estética marginal em uma produção de modaBixa: fagotism, blackness and marginal aesthetics in fashion productionGayEmpoderamentoModaIdentidadeBichaEmpowermentFashionIdentityFaggotNesta pesquisa é realizada uma coleção pocket de moda com 12 looks, voltados a homens homossexuais negros. O objetivo principal do estudo é facilitar o processo de empoderamento através da comunicação não verbal aliada a moda. Para tal, foram utilizadas adaptações da Metodologia de Projeto de Produto, de Mike Baxter (2011). Durante o embasamento de tomadas de decisões e na compreensão da moda como instrumento de influência nos processos de empoderamento, foram estudadas teorias que abarcam processos de identidade negra, formação psíquica do negro diaspórico, experiências de gays negros afeminados, dinâmicas da comunidade Gay e Empoderamento. Além disso, foram analisados aspectos visuais da periferia paulistana, mais precisamente do bairro do Grajaú, extremo sul da capital, para encontrar elementos simbólicos que auxiliassem a representação imagética.In this research, a pocket fashion collection is created with 12 looks, aimed at black homosexual men. The main objective of the study is to facilitate the empowerment process through non-verbal communication combined with fashion. To this end, adaptations of the Product Design Methodology, by Mike Baxter (2011) were used. During the basis of decision-making and the understanding of fashion as an instrument of influence in empowerment processes, theories were studied that cover processes of black identity, psychic formation of diasporic black people, experiences of effeminate black gays, dynamics of the Gay community and Empowerment. Furthermore, visual aspects of the outskirts of São Paulo were analyzed, more precisely the neighborhood of Grajaú, in the extreme south of the capital, to find symbolic elements that would help the image representation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Goya, Claudio Roberto Y [UNESP]Rocha, Michael Garcia da2024-06-14T12:39:49Z2024-06-14T12:39:49Z2019-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROCHA, Michael Garcia da. Bixa: viadagem, negritude e estética marginal em uma produção de moda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Design Gráfico) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2019.https://hdl.handle.net/11449/255984porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-15T06:24:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255984Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:53:29.142545Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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