Entre o eterno e o imortal: religião e religiosidades nos meios rurais da Gália (séculos V e VI)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151940 |
Resumo: | A pesquisa pretende abordar a cristianização da Provença na Antiguidade Tardia, momento que os povos germânicos ocuparam progressivamente o sul da Gália e começaram a se misturar à população galo-romana. Mais especificamente, procuramos analisar esse processo nos meios rurais da cidade de Arles – disputada por visigodos, francos, borgonheses e ostrogodos – no final do século V e início do VI. Para concretização de tal tarefa, analisaremos diversas fontes, com destaque para o Sermo ad populum de Cesário de Arles (470-542). Tal fonte, como outras tantas do período, evidência uma moral religiosa pregada para o cotidiano do homem medieval e, tendo-se em conta a forte religiosidade da época, mostra os elementos que o cristianismo de Niceia teve que combater, adaptar e se sobrepor aos ritos divergentes à sua ortodoxia ainda incipiente. Desse modo, ao observarmos o processo de cristianização e o combate às práticas religiosas consideradas pagãs pela Igreja, podemos apresentar algumas das questões nascidas dessa simbiose dos elementos cristãos, romano e galo-romano na Gália no período de transição da Antiguidade para a Idade Média. |
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Entre o eterno e o imortal: religião e religiosidades nos meios rurais da Gália (séculos V e VI)Between the eternal and the immortal: religion and religious in the rural areas of Gaul (centuries V and VI)SermõesCristianizaçãoReligiosidadeCesário de ArlesSermonsChristianizationReligiosityA pesquisa pretende abordar a cristianização da Provença na Antiguidade Tardia, momento que os povos germânicos ocuparam progressivamente o sul da Gália e começaram a se misturar à população galo-romana. Mais especificamente, procuramos analisar esse processo nos meios rurais da cidade de Arles – disputada por visigodos, francos, borgonheses e ostrogodos – no final do século V e início do VI. Para concretização de tal tarefa, analisaremos diversas fontes, com destaque para o Sermo ad populum de Cesário de Arles (470-542). Tal fonte, como outras tantas do período, evidência uma moral religiosa pregada para o cotidiano do homem medieval e, tendo-se em conta a forte religiosidade da época, mostra os elementos que o cristianismo de Niceia teve que combater, adaptar e se sobrepor aos ritos divergentes à sua ortodoxia ainda incipiente. Desse modo, ao observarmos o processo de cristianização e o combate às práticas religiosas consideradas pagãs pela Igreja, podemos apresentar algumas das questões nascidas dessa simbiose dos elementos cristãos, romano e galo-romano na Gália no período de transição da Antiguidade para a Idade Média.The present research intends to approach the Christianization of Provence in the Late Antiquity, when the germanic peoples progressively occupied southern Gaul and began to mingle with the gallo-roman population. More specifically, we try to analyze this process in the rural areas of the city of Arles - disputed by visigoths, franks, burgundians and ostrogoths - in the late fifth and early sixth centuries. To accomplish this task, we will analyze several sources, with emphasis on the Sermo ad populum of Cesário of Arles (470- 542). Such a source, like so many of the period, evidences a religious moral preached for the daily life of the medieval man and, taking into account the strong religiosity of the time, shows the elements that the christianity of Niceia had to fight, to adapt and to overlap to the rites divergent from their incipient orthodoxy. Thus, in observing the process of christianization and the struggle against religious practices considered pagan by the Church, we can present some of the issues arising from this symbiosis of christian, roman and galloroman elements in Gaul during the period of transition from antiquity to the Middle Ages.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade Filho, Ruy de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Thiago Fernando [UNESP]2017-10-23T15:31:29Z2017-10-23T15:31:29Z2017-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15194000089339533004048018P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-17T13:06:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151940Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:48:33.943337Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A pesquisa pretende abordar a cristianização da Provença na Antiguidade Tardia, momento que os povos germânicos ocuparam progressivamente o sul da Gália e começaram a se misturar à população galo-romana. Mais especificamente, procuramos analisar esse processo nos meios rurais da cidade de Arles – disputada por visigodos, francos, borgonheses e ostrogodos – no final do século V e início do VI. Para concretização de tal tarefa, analisaremos diversas fontes, com destaque para o Sermo ad populum de Cesário de Arles (470-542). Tal fonte, como outras tantas do período, evidência uma moral religiosa pregada para o cotidiano do homem medieval e, tendo-se em conta a forte religiosidade da época, mostra os elementos que o cristianismo de Niceia teve que combater, adaptar e se sobrepor aos ritos divergentes à sua ortodoxia ainda incipiente. Desse modo, ao observarmos o processo de cristianização e o combate às práticas religiosas consideradas pagãs pela Igreja, podemos apresentar algumas das questões nascidas dessa simbiose dos elementos cristãos, romano e galo-romano na Gália no período de transição da Antiguidade para a Idade Média. |
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