Escala de atitudes frente ao HIV/AIDS: análise de fatores
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852007000300007 http://hdl.handle.net/11449/6582 |
Resumo: | OBJETIVO: Este trabalho apresenta resultados acerca das propriedades psicométricas da Escala de atitudes frente ao HIV/AIDS. Os dados, provenientes de uma amostra de 549 alunos entre universitários, ensinos médio e ensino fundamental. MÉTODOS: Os dados foram tratados pelo método dos componentes principais da análise fatorial. A análise final, postulado um eigenvalue mínimo de 2, resultou cinco fatores. Foram eliminados itens que apresentaram carga fatorial menor que 0,30. Neste estudo, o menor alfa observado foi de 0,79. Portanto, é provável que todos os 47 itens do instrumento final elaborado meçam o mesmo construto: atitude frente ao HIV/AIDS. RESULTADOS: Escores inferiores a 96 foram considerados fraco grau de conhecimento sobre HIV/AIDS; entre 96 e 192 moderado grau de conhecimento e acima de 192 alto grau de conhecimento sobre HIV/AIDS. Foram estabelecidos os fatores: 1, 2 e 3, sendo fator geral de percepção da informação técnico-científica; fator de percepção da informação técnico-científica versus sexualidade e preconceito; fator de percepção da informação técnico-científica no uso de drogas, respectivamente. CONCLUSÕES: O alfa de Cronbach encontrado para a escala como um todo foi de 0,859, sugerindo fortemente a existência da fidedignidade do instrumento que se mostrou útil para avaliar o grau de conhecimento acerca do HIV/AIDS e o risco decorrente do desconhecimento, entre estudantes. |
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Escala de atitudes frente ao HIV/AIDS: análise de fatoresHIV/AIDS attitudes scale: factorial analysisEscalasestudo de validaçãoHIVatitudesScalesvalidation studyHIVattitudesOBJETIVO: Este trabalho apresenta resultados acerca das propriedades psicométricas da Escala de atitudes frente ao HIV/AIDS. Os dados, provenientes de uma amostra de 549 alunos entre universitários, ensinos médio e ensino fundamental. MÉTODOS: Os dados foram tratados pelo método dos componentes principais da análise fatorial. A análise final, postulado um eigenvalue mínimo de 2, resultou cinco fatores. Foram eliminados itens que apresentaram carga fatorial menor que 0,30. Neste estudo, o menor alfa observado foi de 0,79. Portanto, é provável que todos os 47 itens do instrumento final elaborado meçam o mesmo construto: atitude frente ao HIV/AIDS. RESULTADOS: Escores inferiores a 96 foram considerados fraco grau de conhecimento sobre HIV/AIDS; entre 96 e 192 moderado grau de conhecimento e acima de 192 alto grau de conhecimento sobre HIV/AIDS. Foram estabelecidos os fatores: 1, 2 e 3, sendo fator geral de percepção da informação técnico-científica; fator de percepção da informação técnico-científica versus sexualidade e preconceito; fator de percepção da informação técnico-científica no uso de drogas, respectivamente. CONCLUSÕES: O alfa de Cronbach encontrado para a escala como um todo foi de 0,859, sugerindo fortemente a existência da fidedignidade do instrumento que se mostrou útil para avaliar o grau de conhecimento acerca do HIV/AIDS e o risco decorrente do desconhecimento, entre estudantes.OBJETIVE: This paper presents results related to the psychometric properties of the Escala de atitudes frente a HIV/AIDS (Attitudes Towards HIV/AIDS Scale). METHODS: The data was derived from a sample with 549 high and elementary school level students. The data was treated by Principal Components Analysis (PCA) and Factor Analysis (FA). The final analysis resulted in 5 factors, given a minimal eigenvalue 2. Factor load items lower than 0.30 were excluded. In this study, the lowest alpha observed was 0.79. Therefore, it is likely that all 47 final tool items measure the same construct: attitude towards HIV/AIDS. RESULTS: Scores < 96 were considered low knowledge amount on HIV/AIDS; scores between 96 and 192 meant moderate knowledge amount on HIV/AIDS, and scores > 192 were considered high knowledge amount on HIV/AIDS. Factors 1, 2, and 3, i.e. Technical/Scientific Information Perception General Factor; Technical/Scientific Information Perception Factor versus Sexuality and Prejudice; Technical/Scientific Information Perception Factor in Drug Abuse, respectively, were created. CONCLUSIONS: Cronbach s alpha found for the scale as a whole was 0.859 and strongly suggests reliability of the tool, as it showed useful to evaluate the knowledge amount regarding HIV/AIDS and the risk resulting from lack of knowledge among students.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de PsiquiatriaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva Filho, Nelson [UNESP]Godinho, Pedro Henrique [UNESP]Reis, César Henrique dos [UNESP]Pacheco, Nádia Maria Silva [UNESP]2014-05-20T13:22:26Z2014-05-20T13:22:26Z2007-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article194-200application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852007000300007Jornal Brasileiro de Psiquiatria. Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), v. 56, n. 3, p. 194-200, 2007.0047-2085http://hdl.handle.net/11449/658210.1590/S0047-20852007000300007S0047-20852007000300007S0047-20852007000300007.pdf6480364669722678SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporJornal Brasileiro de Psiquiatria0,224info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-12T06:07:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6582Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:41:33.228943Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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