A afinidade com a Física: uma análise feita com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Bruno dos Santos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Quadros, Ana Luiza de, Gehlen, Simoni Tormöhlen, Correa, Hamilton Perez Soares, Langhi, Rodolfo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150105
http://hdl.handle.net/11449/135144
Resumo: The aim of this study is to investigate aspects that influenced students of Physics at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) to choose that course and the influence that their own teachers had on their decision. In order to do that, a questionnaire was prepared and answered by forty-five students of Physics (bachelor's course or teacher's course). In the results we highlighted that those students developed affinities with physics knowledge before choosing the course. The analysis suggests that the teacher, although not predominant in these choices, is an important catalyst, thus influencing students to choose a career in science co-operating.
id UNSP_9cf984ea5a0de32cf291d1e07b658462
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135144
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A afinidade com a Física: uma análise feita com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)The affinity with physics knowledge: an analysis from the graduate students of phisics UFMSAffectivityPhysics educationCareer choiceAfetividadeEnsino de FísicaEscolha da carreiraThe aim of this study is to investigate aspects that influenced students of Physics at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) to choose that course and the influence that their own teachers had on their decision. In order to do that, a questionnaire was prepared and answered by forty-five students of Physics (bachelor's course or teacher's course). In the results we highlighted that those students developed affinities with physics knowledge before choosing the course. The analysis suggests that the teacher, although not predominant in these choices, is an important catalyst, thus influencing students to choose a career in science co-operating.Este trabalho tem como objetivo investigar fatores que influenciaram estudantes de Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) na escolha do curso, e o papel que seus próprios professores tiveram nessa escolha. Para tal, construímos e aplicamos um questionário a quarenta e cinco graduandos de Física (bacharelado e licenciatura). Dentre os resultados, destacamos que os estudantes investigados desenvolveram afinidades com a Física antes de optarem pela carreira. Ao apontarem professores dos quais tenham gostado durante o percurso de formação, aqueles que ministraram Física foram os mais lembrados. Porém, a afinidade com o conhecimento é o fator mais citado como definidor da escolha. Entendemos que o professor, mesmo não sendo peça fundamental nessa escolha, é um importante agente motivador, influenciando estudantes na escolha pela carreira científica.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SCUniversidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Química no Instituto de Ciências Exatas (IQUFMG), Belo Horizonte-MGDepartamento de Ciências Exatas e Tecnológicasda Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilheus-BACentro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande- MSUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Simões, Bruno dos SantosQuadros, Ana Luiza deGehlen, Simoni TormöhlenCorrea, Hamilton Perez SoaresLanghi, Rodolfo [UNESP]2016-03-02T12:59:55Z2016-03-02T12:59:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article67-80application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150105Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, p. 67-80, 2013.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/13514410.1590/1983-21172013150105S1983-21172013000100067S1983-21172013000100067.pdf74129529084669310000-0002-3291-5382Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T17:40:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-25T17:40:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A afinidade com a Física: uma análise feita com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
The affinity with physics knowledge: an analysis from the graduate students of phisics UFMS
title A afinidade com a Física: uma análise feita com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
spellingShingle A afinidade com a Física: uma análise feita com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Simões, Bruno dos Santos
Affectivity
Physics education
Career choice
Afetividade
Ensino de Física
Escolha da carreira
title_short A afinidade com a Física: uma análise feita com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
title_full A afinidade com a Física: uma análise feita com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
title_fullStr A afinidade com a Física: uma análise feita com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
title_full_unstemmed A afinidade com a Física: uma análise feita com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
title_sort A afinidade com a Física: uma análise feita com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
author Simões, Bruno dos Santos
author_facet Simões, Bruno dos Santos
Quadros, Ana Luiza de
Gehlen, Simoni Tormöhlen
Correa, Hamilton Perez Soares
Langhi, Rodolfo [UNESP]
author_role author
author2 Quadros, Ana Luiza de
Gehlen, Simoni Tormöhlen
Correa, Hamilton Perez Soares
Langhi, Rodolfo [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Bruno dos Santos
Quadros, Ana Luiza de
Gehlen, Simoni Tormöhlen
Correa, Hamilton Perez Soares
Langhi, Rodolfo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Affectivity
Physics education
Career choice
Afetividade
Ensino de Física
Escolha da carreira
topic Affectivity
Physics education
Career choice
Afetividade
Ensino de Física
Escolha da carreira
description The aim of this study is to investigate aspects that influenced students of Physics at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) to choose that course and the influence that their own teachers had on their decision. In order to do that, a questionnaire was prepared and answered by forty-five students of Physics (bachelor's course or teacher's course). In the results we highlighted that those students developed affinities with physics knowledge before choosing the course. The analysis suggests that the teacher, although not predominant in these choices, is an important catalyst, thus influencing students to choose a career in science co-operating.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-03-02T12:59:55Z
2016-03-02T12:59:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150105
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, p. 67-80, 2013.
1983-2117
http://hdl.handle.net/11449/135144
10.1590/1983-21172013150105
S1983-21172013000100067
S1983-21172013000100067.pdf
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150105
http://hdl.handle.net/11449/135144
identifier_str_mv Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, p. 67-80, 2013.
1983-2117
10.1590/1983-21172013150105
S1983-21172013000100067
S1983-21172013000100067.pdf
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67-80
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650382768898048