A afinidade com a Física: uma análise feita com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150105 http://hdl.handle.net/11449/135144 |
Resumo: | The aim of this study is to investigate aspects that influenced students of Physics at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) to choose that course and the influence that their own teachers had on their decision. In order to do that, a questionnaire was prepared and answered by forty-five students of Physics (bachelor's course or teacher's course). In the results we highlighted that those students developed affinities with physics knowledge before choosing the course. The analysis suggests that the teacher, although not predominant in these choices, is an important catalyst, thus influencing students to choose a career in science co-operating. |
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A afinidade com a Física: uma análise feita com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)The affinity with physics knowledge: an analysis from the graduate students of phisics UFMSAffectivityPhysics educationCareer choiceAfetividadeEnsino de FísicaEscolha da carreiraThe aim of this study is to investigate aspects that influenced students of Physics at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) to choose that course and the influence that their own teachers had on their decision. In order to do that, a questionnaire was prepared and answered by forty-five students of Physics (bachelor's course or teacher's course). In the results we highlighted that those students developed affinities with physics knowledge before choosing the course. The analysis suggests that the teacher, although not predominant in these choices, is an important catalyst, thus influencing students to choose a career in science co-operating.Este trabalho tem como objetivo investigar fatores que influenciaram estudantes de Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) na escolha do curso, e o papel que seus próprios professores tiveram nessa escolha. Para tal, construímos e aplicamos um questionário a quarenta e cinco graduandos de Física (bacharelado e licenciatura). Dentre os resultados, destacamos que os estudantes investigados desenvolveram afinidades com a Física antes de optarem pela carreira. Ao apontarem professores dos quais tenham gostado durante o percurso de formação, aqueles que ministraram Física foram os mais lembrados. Porém, a afinidade com o conhecimento é o fator mais citado como definidor da escolha. Entendemos que o professor, mesmo não sendo peça fundamental nessa escolha, é um importante agente motivador, influenciando estudantes na escolha pela carreira científica.Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SCUniversidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Química no Instituto de Ciências Exatas (IQUFMG), Belo Horizonte-MGDepartamento de Ciências Exatas e Tecnológicasda Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilheus-BACentro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande- MSUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Simões, Bruno dos SantosQuadros, Ana Luiza deGehlen, Simoni TormöhlenCorrea, Hamilton Perez SoaresLanghi, Rodolfo [UNESP]2016-03-02T12:59:55Z2016-03-02T12:59:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article67-80application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150105Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, p. 67-80, 2013.1983-2117http://hdl.handle.net/11449/13514410.1590/1983-21172013150105S1983-21172013000100067S1983-21172013000100067.pdf74129529084669310000-0002-3291-5382Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T17:40:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-25T17:40:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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