A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fogaça Júnior, Orlando Mendes [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102248
Resumo: De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9394/96), a Educação Física, no âmbito educacional, deixa de ser área de atividade e passa a ser componente curricular, uma disciplina; portanto, uma área de conhecimento. Esta disciplina deve, então, possibilitar aos educandos a apropriação dos conteúdos que lhes são específicos e as relações que estes possuem com as manifestações corporais no processo de produção cultural realizado pelo homem; culminando, assim, com a estruturação e compreensão de sua motricidade. O que comumente ocorre como contexto das aulas de Educação Física, contudo, é a transposição do esporte de rendimento e “joguinhos”, com o intuito de desenvolver as habilidades físicas e de melhorar a performance do educando. Ao se pautar neste equívoco conceitual sobre esta disciplina, os professores estruturam os seus planos de aula preocupando-se somente com a recreação, socialização e cooperação. No entanto, ao observar uma aula, o que se vê é, na realidade, a atividade pela atividade. Com isso, os conteúdos, objetivos e metodologias ficam, em sua maioria, suprimidos. Para que a apropriação da motricidade seja possibilitada, tornou-se importante uma investigação de como se realiza, pelo sujeito, a estruturação e evolução de um conteúdo específico desta área: a força corporal. Para a realização deste estudo, a Epistemologia Genética de Jean Piaget foi utilizada como princípio teórico. Piaget (1973) explica como o desenvolvimento da formação da noção de força no mundo físico ocorre. Esse estudo teve por problema verificar se o processo apresentado pelo referido autor também ocorre de forma análoga no corporal. Deste modo, propôs-se uma pesquisa qualitativa em que utilizamos como instrumento investigatório duas provas baseadas em uma prova estruturada...
id UNSP_9d344662e38ad0ccf5b820837a489509
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102248
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação físicaEducação fisica para criançasEpistemologia geneticaForça corporal na criançaPhysical EducationGenetic EpistemologyCorporal StrengthDe acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9394/96), a Educação Física, no âmbito educacional, deixa de ser área de atividade e passa a ser componente curricular, uma disciplina; portanto, uma área de conhecimento. Esta disciplina deve, então, possibilitar aos educandos a apropriação dos conteúdos que lhes são específicos e as relações que estes possuem com as manifestações corporais no processo de produção cultural realizado pelo homem; culminando, assim, com a estruturação e compreensão de sua motricidade. O que comumente ocorre como contexto das aulas de Educação Física, contudo, é a transposição do esporte de rendimento e “joguinhos”, com o intuito de desenvolver as habilidades físicas e de melhorar a performance do educando. Ao se pautar neste equívoco conceitual sobre esta disciplina, os professores estruturam os seus planos de aula preocupando-se somente com a recreação, socialização e cooperação. No entanto, ao observar uma aula, o que se vê é, na realidade, a atividade pela atividade. Com isso, os conteúdos, objetivos e metodologias ficam, em sua maioria, suprimidos. Para que a apropriação da motricidade seja possibilitada, tornou-se importante uma investigação de como se realiza, pelo sujeito, a estruturação e evolução de um conteúdo específico desta área: a força corporal. Para a realização deste estudo, a Epistemologia Genética de Jean Piaget foi utilizada como princípio teórico. Piaget (1973) explica como o desenvolvimento da formação da noção de força no mundo físico ocorre. Esse estudo teve por problema verificar se o processo apresentado pelo referido autor também ocorre de forma análoga no corporal. Deste modo, propôs-se uma pesquisa qualitativa em que utilizamos como instrumento investigatório duas provas baseadas em uma prova estruturada...According to the current Law of Instructions and Pleas for National Education (Law no. 9394/96), Physical Education, in the educational context, ceases to be an activity area, and becomes a curricular component, a subject, therefore, a knowledge area. Such subject should, thus, enable learners to make an appropriation of specific contents in its area of study, as well as the relations those maintain with the corporal manifestations in the cultural production process carried out by mankind, resulting, then, in the structuring and comprehension of their motricity. What commonly occurs in Physical Education class context, though, is the communication of performance sports and “games”, aiming to develop physical abilities, and improve learners’ performance. By basing themselves in such conceptual misunderstanding of the subject, teachers structure their lesson plans concerned solely about recreation, socialization, and cooperation. However, during class observation, what can be actually seen is activity for activity. With that, most contents, goals, and methodologies are omitted or abolished. So that motricity appropriation is enabled, an investigation on how the structuring and evolution of a content specific to the area, such as corporal strength, is made by the subject itself has become essential. For this study to be developed, Jean Piaget’s Genetic Epistemology was adopted. Piaget (1973) points out how the development of strength notion’s formation occurs in the physical world. This study aimed to verify if the process introduced by the referred author also occurs in an analogous way in the corporal. This way, a qualitative research, in which the copy of a test structured by Piaget (1973) was applied to forty children, was proposed. In order to check the comprehension of corporal strength notion in children, the same levels found by the author in the physical... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Montoya, Adrian Oscar Dongo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fogaça Júnior, Orlando Mendes [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2009-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis127 f. : il. color. + apêndice.application/pdfFOGAÇA JÚNIOR, Orlando Mendes. A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação física. 2009. 127 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/102248000582406fogacajunior_om_dr_mar.pdf33004110040P559473195852209230000-0003-2381-3445Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:36:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102248Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação física
title A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação física
spellingShingle A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação física
Fogaça Júnior, Orlando Mendes [UNESP]
Educação fisica para crianças
Epistemologia genetica
Força corporal na criança
Physical Education
Genetic Epistemology
Corporal Strength
title_short A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação física
title_full A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação física
title_fullStr A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação física
title_full_unstemmed A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação física
title_sort A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação física
author Fogaça Júnior, Orlando Mendes [UNESP]
author_facet Fogaça Júnior, Orlando Mendes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montoya, Adrian Oscar Dongo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fogaça Júnior, Orlando Mendes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fisica para crianças
Epistemologia genetica
Força corporal na criança
Physical Education
Genetic Epistemology
Corporal Strength
topic Educação fisica para crianças
Epistemologia genetica
Força corporal na criança
Physical Education
Genetic Epistemology
Corporal Strength
description De acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9394/96), a Educação Física, no âmbito educacional, deixa de ser área de atividade e passa a ser componente curricular, uma disciplina; portanto, uma área de conhecimento. Esta disciplina deve, então, possibilitar aos educandos a apropriação dos conteúdos que lhes são específicos e as relações que estes possuem com as manifestações corporais no processo de produção cultural realizado pelo homem; culminando, assim, com a estruturação e compreensão de sua motricidade. O que comumente ocorre como contexto das aulas de Educação Física, contudo, é a transposição do esporte de rendimento e “joguinhos”, com o intuito de desenvolver as habilidades físicas e de melhorar a performance do educando. Ao se pautar neste equívoco conceitual sobre esta disciplina, os professores estruturam os seus planos de aula preocupando-se somente com a recreação, socialização e cooperação. No entanto, ao observar uma aula, o que se vê é, na realidade, a atividade pela atividade. Com isso, os conteúdos, objetivos e metodologias ficam, em sua maioria, suprimidos. Para que a apropriação da motricidade seja possibilitada, tornou-se importante uma investigação de como se realiza, pelo sujeito, a estruturação e evolução de um conteúdo específico desta área: a força corporal. Para a realização deste estudo, a Epistemologia Genética de Jean Piaget foi utilizada como princípio teórico. Piaget (1973) explica como o desenvolvimento da formação da noção de força no mundo físico ocorre. Esse estudo teve por problema verificar se o processo apresentado pelo referido autor também ocorre de forma análoga no corporal. Deste modo, propôs-se uma pesquisa qualitativa em que utilizamos como instrumento investigatório duas provas baseadas em uma prova estruturada...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-03
2014-06-11T19:31:45Z
2014-06-11T19:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FOGAÇA JÚNIOR, Orlando Mendes. A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação física. 2009. 127 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/102248
000582406
fogacajunior_om_dr_mar.pdf
33004110040P5
5947319585220923
0000-0003-2381-3445
identifier_str_mv FOGAÇA JÚNIOR, Orlando Mendes. A formação da noção de força corporal na criança: contribuições para a educação física. 2009. 127 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
000582406
fogacajunior_om_dr_mar.pdf
33004110040P5
5947319585220923
0000-0003-2381-3445
url http://hdl.handle.net/11449/102248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f. : il. color. + apêndice.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128123267448832