Uma história dos primeiros cursos de formação de professores de Matemática em Santa Catarina: movimentos e particularidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maier, Lidiane Tania Ronsoni
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204427
Resumo: A formação de professores de Matemática no Estado de Santa Catarina tem um passado muito recente. Os registros dos primeiros cursos ofertados no estado datam do final da década de 1960 e início da década de 1970, o que justifica a periodização proposta para esta pesquisa. Informações sobre cursos e datas foram coletadas no sistema E-mec e na Revista Documenta, publicada pelo Conselho Nacional de Educação. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender, historicamente, a partir de fontes orais e documentais, o processo de criação e constituição dos quatro primeiros cursos superiores de formação de professores de Matemática em Santa Catarina e as circunstâncias de formação e atuação de seus professores. Para tal, metodologicamente, nos valemos de conceitos e procedimentos da História Oral (HO), desenvolvidos a partir de entrevistas com professores e ex-alunos dos cursos criados e autorizados entre as décadas de 1960 e 1970 em Santa Catarina. Este relatório inscreve-se nas dinâmicas do Grupo História Oral e Educação Matemática – GHOEM, sendo parte do Projeto de pesquisa Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil. Nossas compreensões indicam que o movimento de criação dos primeiros cursos de formação de professores de Matemática em Santa Catarina foram centralizados nas regiões da Grande Florianópolis (Florianópolis), do Norte (Joinville), do Vale do Itajaí (Blumenau), e da Região Serrana (Lages), num cenário marcado pelo governo militar (final de 1960 e início de 1970), com infraestrutura precária, recursos raros e pouquíssimos docentes com formação em Matemática. Com relação aos quatro primeiros cursos de formação de professores de Matemática no estado, destacamos pontos convergentes, como os signos da urgência e da carência como marcas da necessidade de qualificação profissional para atuar no ensino superior e na educação básica, já constatados em diversas outras pesquisas; as mudanças legislativas/educacionais propostas em cada um dos cursos; além de outros movimentos surgidos a partir do processo de criação de tais cursos.
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Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender, historicamente, a partir de fontes orais e documentais, o processo de criação e constituição dos quatro primeiros cursos superiores de formação de professores de Matemática em Santa Catarina e as circunstâncias de formação e atuação de seus professores. Para tal, metodologicamente, nos valemos de conceitos e procedimentos da História Oral (HO), desenvolvidos a partir de entrevistas com professores e ex-alunos dos cursos criados e autorizados entre as décadas de 1960 e 1970 em Santa Catarina. Este relatório inscreve-se nas dinâmicas do Grupo História Oral e Educação Matemática – GHOEM, sendo parte do Projeto de pesquisa Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil. Nossas compreensões indicam que o movimento de criação dos primeiros cursos de formação de professores de Matemática em Santa Catarina foram centralizados nas regiões da Grande Florianópolis (Florianópolis), do Norte (Joinville), do Vale do Itajaí (Blumenau), e da Região Serrana (Lages), num cenário marcado pelo governo militar (final de 1960 e início de 1970), com infraestrutura precária, recursos raros e pouquíssimos docentes com formação em Matemática. Com relação aos quatro primeiros cursos de formação de professores de Matemática no estado, destacamos pontos convergentes, como os signos da urgência e da carência como marcas da necessidade de qualificação profissional para atuar no ensino superior e na educação básica, já constatados em diversas outras pesquisas; as mudanças legislativas/educacionais propostas em cada um dos cursos; além de outros movimentos surgidos a partir do processo de criação de tais cursos.The academic formation of mathematics teachers in State of Santa Catarina has a very recent past. The fist courses’ records offered in the state was from late 1960s and early 1970s which justifies the proposed periodization for this research. Informations about courses and dates was collected in the E-mec system and in Documenta Magazine, and, published in the Nacional Education Council. So, this research report had like objective to understand, historically, from oral and documentary sources, the creatin process and constitution the first four courses of academic formation of mathematics teachers in Santa Catarina, and the circumstances of the formation and performance of your teachers. For that, methodologically, we use concepts and procedures of Oral History (HO) developed from interviews with teachers and alumni of the courses created and authorized between the 1960s and 1970s in Santa Catarina. This report is inserted in the dynamics of the Oral History and Mathematical Education Group - GHOEM, and compose of the research project Mapping the Formation and Performance of Teachers who teach / taught Mathematics in Brazil. Our understandings indicate that the movement to create the first mathematics teacher academic formation courses in Santa Catarina was centralized in the regions of Greater Florianópolis (in Florianópolis), North (in Joinville), Itajaí Valley (in Blumenau), and, Mountain Region (in Lages), in a scenery marked by the military government (late 1960s and early 1970s), with precarious infrastructure, and rare resources and very few teachers with academic formation in mathematics. Concernig of the first four mathematics teachers academic formation courses in the state we highlight convergent points, such as the signs of urgency and lack as marks of the need for professional qualification to work in higher education, already verified in several other researches; the legislative / educational changes proposed in each of the courses; in addition to other movements arising from the process of creating such courses.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]Souza, Antonio Carlos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maier, Lidiane Tania Ronsoni2021-04-20T12:01:28Z2021-04-20T12:01:28Z2021-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20442733004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-27T06:08:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204427Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:08:47.512932Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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