Usos do território, poder do estado e concessão de rodovias: um estudo da ação da empresa Arteris S.A em São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, João Augusto Pereira do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239106
Resumo: Partindo da concepção do conceito de território usado (Santos, 1994; Santos e Silveira, 2001) podemos identificar o Estado como um importante – e não único – agente na construção do espaço geográfico brasileiro, hora servindo como provedor de alguns serviços essenciais e hora se restringido a um papel meramente regulador desses mesmos serviços, de acordo com o contexto histórico e ideológico de seus operadores. Dessa forma, o presente trabalho se dispõe a ampliar a compreensão acerca do papel do Estado em conjunto com as grandes empresas na produção do espaço através do sistema de concessões rodoviárias. O trabalho possui como recorte analítico o trecho rodoviário ‘Itaporanga-Franca’, leiloado em 2015 e adquirido pela empresa Arteris S.A. Dessa maneira, nos propomos a analisar a cooptação do Estado pela doutrina político-econômica neoliberal, a ascensão do sistema de concessões rodoviárias, a estrutura acionária e estratégias de atuação da empresa Arteris S.A e o impacto dessas verticalidades (SANTOS, 2002) em suas zonas de atuação, mais especificamente nos impactos fiscais causados aos municípios lindeiros ao trecho rodoviário ‘Itaporanga-Franca’.
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