Culturas infantis: investigações e descobertas com crianças no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rovari, Carolline Rodrigues Guedes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194463
Resumo: Esta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa denominada: Processos formativos, Infância e Juventude, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unesp/Campus de Presidente Prudente. A pesquisa recebeu financiamento da Capes. Ao realizarmos o levantamento bibliográfico, constatamos que haviam poucos estudos sobre as Culturas Infantis no Ensino Fundamental, especificamente no 4º e 5º ano, e que grande parte das pesquisas contemplava as crianças no contexto da Educação Infantil. Sendo assim, assumimos como objeto de pesquisa as Culturas Infantis no ambiente escolar do Ensino Fundamental – anos iniciais, especificamente em turmas de 4º e de 5º ano, em que o grupo etário previsto é de nove e de dez anos. A investigação estabeleceu como objetivo principal compreender como as Culturas da Infância comparecem e são vivenciadas nos seus eixos: Interactividade, ludicidade, fantasia do real e reiteração, pelas crianças no 4º e no 5º ano do Ensino Fundamental. Para a efetivação desta investigação, utilizamos como base teórica central os estudos da Sociologia da Infância, que caracterizam a infância como uma categoria social permanente na estrutura social e a criança como ator social, com especificidades, sujeito de direitos e produtor de cultura, na estreita relação que estabelece com o mundo social e natural. A observação foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental, de um munícipio do Oeste do Estado de São Paulo, e contou com a participação de 34 crianças, sendo uma turma do 4º ano e outra turma do 5º ano. Utilizamos como metodologia a etnografia e como instrumento metodológico a observação participante e análises bibliográficas. Entre os resultados, destacamos que ao observar as crianças é nítido que as manifestações das culturas infantis e seus eixos comparecem em suas relações com seus pares e são intensamente vivenciadas no contexto escolar, em especial nos intervalos. As interações das crianças pesquisadas são marcadas por mudanças nas posições de grupos de amigos, preocupações com a aparência, romances e envolvimento em atividades secretas. Seus jogos e brincadeiras são vivenciados dando importância não apenas às regras, mas, também, utilizando-os como meio de reflexão. A fantasia do real não foi um eixo predominante e intenso nas vivências do grupo pesquisado. A repetição de jogos e de brincadeiras não é frequente, pois sempre estão com algo novo, para a interação com seus pares. Esperamos, através deste estudo, ampliar as bases teóricas sobre as Culturas da Infância, principalmente sobre as crianças do Ensino Fundamental, e motivar outras investigações sobre essas culturas, que possam contribuir para uma melhor compreensão da produção cultural das crianças.
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spelling Culturas infantis: investigações e descobertas com crianças no ensino fundamentalChildren's cultures: investigations and discoveries with children in elementary schoolCulturas infantiles: investigaciones y descubrimientos con niños en la escuela primariaSociologia da infânciaEnsino fundamentalCulturas da infânciaSociology of childhoodElementary schoolChildhood culturesEsta dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa denominada: Processos formativos, Infância e Juventude, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unesp/Campus de Presidente Prudente. A pesquisa recebeu financiamento da Capes. Ao realizarmos o levantamento bibliográfico, constatamos que haviam poucos estudos sobre as Culturas Infantis no Ensino Fundamental, especificamente no 4º e 5º ano, e que grande parte das pesquisas contemplava as crianças no contexto da Educação Infantil. Sendo assim, assumimos como objeto de pesquisa as Culturas Infantis no ambiente escolar do Ensino Fundamental – anos iniciais, especificamente em turmas de 4º e de 5º ano, em que o grupo etário previsto é de nove e de dez anos. A investigação estabeleceu como objetivo principal compreender como as Culturas da Infância comparecem e são vivenciadas nos seus eixos: Interactividade, ludicidade, fantasia do real e reiteração, pelas crianças no 4º e no 5º ano do Ensino Fundamental. Para a efetivação desta investigação, utilizamos como base teórica central os estudos da Sociologia da Infância, que caracterizam a infância como uma categoria social permanente na estrutura social e a criança como ator social, com especificidades, sujeito de direitos e produtor de cultura, na estreita relação que estabelece com o mundo social e natural. A observação foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental, de um munícipio do Oeste do Estado de São Paulo, e contou com a participação de 34 crianças, sendo uma turma do 4º ano e outra turma do 5º ano. Utilizamos como metodologia a etnografia e como instrumento metodológico a observação participante e análises bibliográficas. Entre os resultados, destacamos que ao observar as crianças é nítido que as manifestações das culturas infantis e seus eixos comparecem em suas relações com seus pares e são intensamente vivenciadas no contexto escolar, em especial nos intervalos. As interações das crianças pesquisadas são marcadas por mudanças nas posições de grupos de amigos, preocupações com a aparência, romances e envolvimento em atividades secretas. Seus jogos e brincadeiras são vivenciados dando importância não apenas às regras, mas, também, utilizando-os como meio de reflexão. A fantasia do real não foi um eixo predominante e intenso nas vivências do grupo pesquisado. A repetição de jogos e de brincadeiras não é frequente, pois sempre estão com algo novo, para a interação com seus pares. Esperamos, através deste estudo, ampliar as bases teóricas sobre as Culturas da Infância, principalmente sobre as crianças do Ensino Fundamental, e motivar outras investigações sobre essas culturas, que possam contribuir para uma melhor compreensão da produção cultural das crianças.This dissertation is linked to the Research Line called: Formative Processes, Childhood and Youth, of the Graduate Program in Education of the Faculty of Science and Technology, Unesp/Campus de Presidente Prudente. The research received funding from Capes. When performing the bibliographic survey, we found that there were few studies on Children's Cultures in Elementary School, specifically in the 4th and 5th grade, and that most of the research included children in the context of Early Childhood Education. Thus, we assume as the object of research the Children's Cultures in the school environment of elementary school - initial years, specifically in classes of 4th and 5th year, in which the predicted age group is nine and ten years. The main objective of the research was to understand how childhood cultures attend and are experienced in their axes: Interactivity, ludicity, fantasy of the real and reiteration, by children in the 4th and 5th year of elementary school. For the effectiveness of this investigation, we used as central theoretical basis the studies of Sociology of Childhood, which characterize childhood as a permanent social category in the social structure and the child as a social actor, with specificities, subject of rights and producer of culture, in the close relationship it establishes with the social and natural world. The observation was carried out in a elementary school, in a municipality in the West of the State of São Paulo, and had the participation of 34 children, one of the 4th grade and another class of the 5th year. We used ethnography and as a methodological instrument the participant observation and bibliographic analyses. Among the results, we highlight that when observing the children it is clear that the manifestations of children's cultures and their axes appear in their relationships with their peers and are intensely experienced in the school context, especially in the intervals. The interactions of the children surveyed are marked by changes in the positions of groups of friends, concerns about appearance, romances and involvement in secret activities. Their games and games are experienced giving importance not only to the rules, but also to the use of them as a means of reflection. The fantasy of the real was not a predominant and intense axis in the experiences of the researched group. The repetition of games and games is not frequent, because they are always with something new, for interaction with their peers. We hope, through this study, to broaden the theoretical bases on childhood cultures, especially on elementary school children, and to motivate other investigations on these cultures, which can contribute to a better understanding of the cultural production of children.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, José Milton de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rovari, Carolline Rodrigues Guedes2020-12-01T20:18:10Z2020-12-01T20:18:10Z2020-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19446333004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-22T06:18:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194463Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-22T06:18:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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