Indicadores acerca da escolarização de alunos com surdocegueira congênita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Simara Pereira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237119
Resumo: O processo de escolarização de alunos com surdocegueira requer, de modo geral, a adoção de recursos e estratégias didáticas-metodológicas específicas. Para os alunos com surdocegueira congênita, especialmente aqueles sem a apropriação de uma comunicação em nível linguístico, esse processo exigirá um programa educacional ainda mais específico e rigorosamente sistematizado, que atenda às suas peculiaridades. Dentro desse contexto, esta pesquisa, que tem como temática central a escolarização de alunos com surdocegueira congênita, foi organizada em dois estudos: 1) Escolarização de alunos com surdocegueira congênita na Educação Básica: uma revisão integrativa de literatura e 2) Escolarização de um aluno com surdocegueira congênita no ensino regular: um estudo de caso. Cada um destes estudos teve uma problematização específica que ajudou a alcançar o objetivo geral desta tese, qual seja: sistematizar indicadores que forneçam subsídios para o processo de escolarização inicial de alunos com surdocegueira congênita. O primeiro estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, delimitado como revisão integrativa, teve como objetivos identificar e analisar os principais indicadores nas produções acadêmicas nacionais acerca da escolarização de alunos com surdocegueira congênita. Os resultados desse estudo, estruturados em cinco áreas temáticas - organização e gestão; avaliação; comunicação, interação e linguagem; Tecnologia Assistiva; e componentes curriculares - indicaram que, mesmo com o alto nível de heterogeneidade dentro da população com surdocegueira congênita, existem alguns aspectos comuns que podem ser considerados no processo de escolarização de alunos com essa condição. O segundo estudo, retrospectivo, com abordagem de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, teve como objetivos identificar e analisar aspectos da organização e do atendimento de uma escola regular de Ensino Fundamental I que atuou com um aluno com surdocegueira congênita de comunicação pré-linguística; e ainda, relacionar os indicadores das produções acadêmicas com essa organização escolar e identificar possíveis direcionamentos para o processo de escolarização inicial de um aluno com perfil semelhante. Participaram desse segundo estudo sete sujeitos: uma coordenadora pedagógica de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação -, uma professora de sala regular, uma professora de Atendimento Educacional Especializado, um professor de Arte, uma professora de Educação Física e duas profissionais de apoio que atuaram com um aluno com surdocegueira congênita de comunicação pré-linguística, considerado também como sujeito desse estudo, durante o Ensino Fundamental I em uma escola regular de um município do interior de São Paulo. Os procedimentos de coleta de dados adotados neste segundo estudo foram de entrevista semiestruturada e análise documental. Os resultados foram agrupados nas áreas temáticas e seus respectivos indicadores identificados no Estudo I e demonstraram que a maioria desses indicadores foram contemplados no processo de escolarização desse sujeito. Foi possível observar também, que alguns aspectos referentes à formação dos profissionais, designação de profissional de apoio e estabelecimento de parcerias intersetoriais e com a família se constituíram como desafios e barreiras nesse processo. Além disso, indicaram a necessidade de inserção de outros indicadores, além dos que haviam sido identificados no Estudo I, na área temática “gestão e organização” referentes à flexibilização do tempo/permanência do aluno no mesmo ano ou ciclo, à organização da turma com um número reduzido de alunos e à oferta de transporte para deslocamento do domicílio à escola. Os resultados obtidos com os estudos permitiram concluir que para os alunos com surdocegueira congênita a escola tem um papel bastante peculiar, no qual devem ser identificados e priorizados os conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento, mesmo que estejam mais diretamente relacionados aos conceitos cotidianos. Para tanto, reforçamos a necessidade de um programa sistematizado para o processo de escolarização destes alunos.
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Dentro desse contexto, esta pesquisa, que tem como temática central a escolarização de alunos com surdocegueira congênita, foi organizada em dois estudos: 1) Escolarização de alunos com surdocegueira congênita na Educação Básica: uma revisão integrativa de literatura e 2) Escolarização de um aluno com surdocegueira congênita no ensino regular: um estudo de caso. Cada um destes estudos teve uma problematização específica que ajudou a alcançar o objetivo geral desta tese, qual seja: sistematizar indicadores que forneçam subsídios para o processo de escolarização inicial de alunos com surdocegueira congênita. O primeiro estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, delimitado como revisão integrativa, teve como objetivos identificar e analisar os principais indicadores nas produções acadêmicas nacionais acerca da escolarização de alunos com surdocegueira congênita. Os resultados desse estudo, estruturados em cinco áreas temáticas - organização e gestão; avaliação; comunicação, interação e linguagem; Tecnologia Assistiva; e componentes curriculares - indicaram que, mesmo com o alto nível de heterogeneidade dentro da população com surdocegueira congênita, existem alguns aspectos comuns que podem ser considerados no processo de escolarização de alunos com essa condição. O segundo estudo, retrospectivo, com abordagem de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, teve como objetivos identificar e analisar aspectos da organização e do atendimento de uma escola regular de Ensino Fundamental I que atuou com um aluno com surdocegueira congênita de comunicação pré-linguística; e ainda, relacionar os indicadores das produções acadêmicas com essa organização escolar e identificar possíveis direcionamentos para o processo de escolarização inicial de um aluno com perfil semelhante. Participaram desse segundo estudo sete sujeitos: uma coordenadora pedagógica de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação -, uma professora de sala regular, uma professora de Atendimento Educacional Especializado, um professor de Arte, uma professora de Educação Física e duas profissionais de apoio que atuaram com um aluno com surdocegueira congênita de comunicação pré-linguística, considerado também como sujeito desse estudo, durante o Ensino Fundamental I em uma escola regular de um município do interior de São Paulo. Os procedimentos de coleta de dados adotados neste segundo estudo foram de entrevista semiestruturada e análise documental. Os resultados foram agrupados nas áreas temáticas e seus respectivos indicadores identificados no Estudo I e demonstraram que a maioria desses indicadores foram contemplados no processo de escolarização desse sujeito. Foi possível observar também, que alguns aspectos referentes à formação dos profissionais, designação de profissional de apoio e estabelecimento de parcerias intersetoriais e com a família se constituíram como desafios e barreiras nesse processo. Além disso, indicaram a necessidade de inserção de outros indicadores, além dos que haviam sido identificados no Estudo I, na área temática “gestão e organização” referentes à flexibilização do tempo/permanência do aluno no mesmo ano ou ciclo, à organização da turma com um número reduzido de alunos e à oferta de transporte para deslocamento do domicílio à escola. Os resultados obtidos com os estudos permitiram concluir que para os alunos com surdocegueira congênita a escola tem um papel bastante peculiar, no qual devem ser identificados e priorizados os conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento, mesmo que estejam mais diretamente relacionados aos conceitos cotidianos. Para tanto, reforçamos a necessidade de um programa sistematizado para o processo de escolarização destes alunos.The schooling process of students with deafblindness generally requires a change in resources and specific didactic-methodological strategies. For students with congenital deafblindness, especially those without the appropriation of communication at a linguistic level, this process will require an even more specific and rigorously systematized educational program, which meets their peculiarities. Within this context, this research, whose central theme is the schooling of students with congenital deafblindness, was organized into two studies: 1) Schooling of students with congenital deafblindness in Basic Education: an integrative literature review and 2) Schooling of a student with congenital deafblindness in regular education: a study case. Each of these studies had a specific problematization that helped to achieve the general objective of this thesis, which is: to systematize indicators that provide subsidies for the initial schooling process of students with congenital deafblindness. The first study of a qualitative nature, of the descriptive type, defined as an integrative review, aimed to identify and analyze the main indicators in national academic productions about the schooling of students with congenital deafblindness. The results of this study, structured in five thematic areas - organization and management; evaluation; communication, interaction and language; Assistive Technology; and curricular components - indicated that, even with the high level of heterogeneity within the population with congenital deafblindness, there are some common aspects that can be considered in the schooling process of students with this condition. The second retrospective study, with a qualitative approach, of the study case type, aimed to identify and analyze aspects of the organization and service of a regular Elementary School that worked with a student with congenital deafblindness of pre-communication linguistics; and yet, relate the indicators of academic production with this school organization and identify possible directions for the initial schooling process of a student with a similar profile. Seven subjects participated in this second study: a Special Education pedagogical coordinator of the Rio Claro City Department of Education -, a regular classroom teacher, a Specialized Educational Assistance teacher, an Art teacher, a Physical Education teacher and two education support professionals who worked with a student with congenital deafblindness of pre-linguistic communication, also considered as the subject of this study, during Elementary School in a regular school in a city in the state of São Paulo. The data collection procedures adopted in this second study were semi-structured interviews and document analysis. The results were grouped into the thematic areas and their respective indicators identified in Study I and showed that most of these indicators were included in this subject's schooling process. It was also possible to observe that some aspects related to the training of professionals, the designation of the education support professional and the establishment of intersectoral partnerships and with the family have constituted themselves as challenges and barriers in this process. In addition, they indicated the need to insert other indicators, in addition to those identified in Study I, in the thematic area "management and organization" referring to the flexibility of the student's time/permanence in the same year or cycle, the organization of the class with a reduced number of students and the offer of transportation to take the student from home to school. The results obtained from the studies allowed us to conclude that for students with congenital deafblindness the school has a very peculiar role, in which the necessary knowledge for their development must be identified and prioritized, even if they are more directly related to everyday concepts. Therefore, we reinforce the need for a systematized program for the schooling process of these students.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mata, Simara Pereira da2022-10-19T13:47:04Z2022-10-19T13:47:04Z2022-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMATA, Simara Pereira da. Indicadores acerca da escolarização de alunos com surdocegueira congênita. 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