Existe música fora da indústria cultural?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ayrton Sordi Udala
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251685
Resumo: Adorno e Horkheimer nos desvendaram a forma como opera a Indústria Cultural no contexto da sociedade capitalista de meados do século XX. Com isso surge um sentimento crescente de repúdio, mas também de impotência diante da máquina do sistema. Será possível escapar ao modelo de produção de arte e, para nós aqui, mais especificamente de música, ou nada podemos fazer a não ser nos resignarmos e seguirmos produzindo músicas do jeito que o mercado quer? O presente trabalho analisa e debate criticamente os textos de Theodor Adorno Sobre o caráter fetichista na música e a regressão da audição e Sobre música popular a fim de discutir essa questão. No caminho para escapar dessa indústria, a arte autônoma – representada pela música de vanguarda – terá um importante papel na formação de um pensamento crítico do ouvinte, que perceberá que a única saída possível está na superação do sistema capitalista como um todo.
id UNSP_9e573981dd63209cbed0704cc7444826
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251685
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Existe música fora da indústria cultural?Existiert es musik außerhalb der kulturindustrie?Is there music outside of the cultural industry?Música e sociedadeIndústria musicalMúsica popularPensamento críticoAdorno e Horkheimer nos desvendaram a forma como opera a Indústria Cultural no contexto da sociedade capitalista de meados do século XX. Com isso surge um sentimento crescente de repúdio, mas também de impotência diante da máquina do sistema. Será possível escapar ao modelo de produção de arte e, para nós aqui, mais especificamente de música, ou nada podemos fazer a não ser nos resignarmos e seguirmos produzindo músicas do jeito que o mercado quer? O presente trabalho analisa e debate criticamente os textos de Theodor Adorno Sobre o caráter fetichista na música e a regressão da audição e Sobre música popular a fim de discutir essa questão. No caminho para escapar dessa indústria, a arte autônoma – representada pela música de vanguarda – terá um importante papel na formação de um pensamento crítico do ouvinte, que perceberá que a única saída possível está na superação do sistema capitalista como um todo.Adorno and Horkheimer showed us how the Cultural Industry operates in the context of the capitalist society in the mid-20th century. With this comes a growing feeling of rejection, but also of impotence in facing the system. Is it possible to escape this model of art production and, more specifically, of music production, or can we do nothing but be resigned and continue producing music the way the market wants? The present work critically analyzes and debates Theodor Adorno's texts On the fetish-character of music and the regression of listening and On popular music in order to discuss this issue. On the way to escape this industry, autonomous art – represented by avant-garde music – will play an important role in forming critical thinking in the listener, who will realize that the only possible way out is in overcoming the capitalist system as a whole.Durch Adorno und Horkheimer wurde gezeigt, wie die Kulturindustrie im Kontext der kapitalistischen Gesellschaft in der Mitte des 20. Jahrhunderts funktionierte. Damit einher entwickelte sich ein wachsendes Gefühl der Ablehnung, aber auch der Ohnmacht gegenüber der Systemmaschinerie. Ist es möglich, dem Modell der Kunstproduktion, in diesem Kontext der Musik, zu entkommen, oder beugt sich die Musikproduktion dem Markt und wird nur dementsprechend entwickelt? Die vorliegende Arbeit analysiert und diskutiert kritisch Theodor Adornos Texte „Über den Fetischcharakter in der Musik und die Regression des Hörens“ und „On popular music“, um sich dieser Frage anzunähern. Um dieser Industrie zu entkommen, wird autonome Kunst – repräsentiert durch avantgardistische Musik – eine wichtige Rolle spielen. Beim Zuhörer soll ein kritisches Denken geformt werden, sodass erkannt wird, dass der einzig mögliche Ausweg in der Überwindung des kapitalistischen Systems als Ganzes liegt.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tomás, Lia VeraCampos, Ayrton Sordi Udala2023-12-05T14:58:58Z2023-12-05T14:58:58Z2023-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCAMPOS, Ayrton Sordi Udala. Existe música fora da indústria cultural? Orientador: Lia Vera Tomás. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música - Composição) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251685porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:46:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251685Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:39.840405Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Existe música fora da indústria cultural?
Existiert es musik außerhalb der kulturindustrie?
Is there music outside of the cultural industry?
title Existe música fora da indústria cultural?
spellingShingle Existe música fora da indústria cultural?
Campos, Ayrton Sordi Udala
Música e sociedade
Indústria musical
Música popular
Pensamento crítico
title_short Existe música fora da indústria cultural?
title_full Existe música fora da indústria cultural?
title_fullStr Existe música fora da indústria cultural?
title_full_unstemmed Existe música fora da indústria cultural?
title_sort Existe música fora da indústria cultural?
author Campos, Ayrton Sordi Udala
author_facet Campos, Ayrton Sordi Udala
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomás, Lia Vera
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ayrton Sordi Udala
dc.subject.por.fl_str_mv Música e sociedade
Indústria musical
Música popular
Pensamento crítico
topic Música e sociedade
Indústria musical
Música popular
Pensamento crítico
description Adorno e Horkheimer nos desvendaram a forma como opera a Indústria Cultural no contexto da sociedade capitalista de meados do século XX. Com isso surge um sentimento crescente de repúdio, mas também de impotência diante da máquina do sistema. Será possível escapar ao modelo de produção de arte e, para nós aqui, mais especificamente de música, ou nada podemos fazer a não ser nos resignarmos e seguirmos produzindo músicas do jeito que o mercado quer? O presente trabalho analisa e debate criticamente os textos de Theodor Adorno Sobre o caráter fetichista na música e a regressão da audição e Sobre música popular a fim de discutir essa questão. No caminho para escapar dessa indústria, a arte autônoma – representada pela música de vanguarda – terá um importante papel na formação de um pensamento crítico do ouvinte, que perceberá que a única saída possível está na superação do sistema capitalista como um todo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05T14:58:58Z
2023-12-05T14:58:58Z
2023-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Ayrton Sordi Udala. Existe música fora da indústria cultural? Orientador: Lia Vera Tomás. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música - Composição) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251685
identifier_str_mv CAMPOS, Ayrton Sordi Udala. Existe música fora da indústria cultural? Orientador: Lia Vera Tomás. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música - Composição) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/251685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129587406700544