Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200149&lng=pt&nrm=iso&tlng=en http://hdl.handle.net/11449/127286 |
Resumo: | The Frankfurt critical theory and the French post-structuralism are important lines of thought in the philosophy of education, which inspired several academic productions in recent decades. In the 1950s and 1960s, both opposed philosophical resistance against many types of totalitarianism. One big difference between the two lines of thought has been the critical of the dialectic considered an insufficient method to think about the difference (Deleuze) and the reaffirmation of a negative dialectic (Adorno). This article intends to analyze the thematic affinities and the differences of method between the thought of these two authors. |
id |
UNSP_9e5820482a4e233e154b5bba6180dee9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/127286 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e DeleuzeCritical theory and post-structuralism: brief notes for a possible confrontation between Adorno and DeleuzeCritical theoryDialecticPhilosophy of educationFrankfurt schoolTeoria críticaDialéticaFilosofia da educaçãoEscola de FrankfurtThe Frankfurt critical theory and the French post-structuralism are important lines of thought in the philosophy of education, which inspired several academic productions in recent decades. In the 1950s and 1960s, both opposed philosophical resistance against many types of totalitarianism. One big difference between the two lines of thought has been the critical of the dialectic considered an insufficient method to think about the difference (Deleuze) and the reaffirmation of a negative dialectic (Adorno). This article intends to analyze the thematic affinities and the differences of method between the thought of these two authors.A teoria crítica da Escola de Frankfurt e o pós-estruturalismo francês constituem-se em movimentos reflexivos da maior importância na área da filosofia da educação, inspirando inúmeras produções acadêmicas nas últimas décadas. Sendo contemporâneos às décadas de 1950 e 1960, ambos os movimentos apresentam em comum o fato de oporem resistência filosófica a diversos tipos de totalitarismo. Como diferenças mais salientes a ambas correntes de pensamento podemos apontar a crítica da dialética em sua insuficiência como método para refletir sobre a diferença (Deleuze) e a reafirmação da dialética em seus potenciais negativos de confrontação entre o objeto e seu conceito (Adorno). O presente artigo destina-se a refletir brevemente sobre as afinidades temáticas e as diferenças metodológicas entre o pensamento desses dois autores.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Marília, São Paulo, Brasil. Av. Hygino Muzzi Filho, nº 737. CEP: 17525-900. Caixa postal: 420.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Marília, São Paulo, Brasil. Av. Hygino Muzzi Filho, nº 737. CEP: 17525-900. Caixa postal: 420.Setor de Educação da Universidade Federal do ParanáUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Sinesio Ferraz [UNESP]2015-08-26T19:19:01Z2015-08-26T19:19:01Z2015-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article149-161application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200149&lng=pt&nrm=iso&tlng=enEducar em Revista, n. 56, p. 149-161, 2015.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/12728610.1590/0104-4060.39699S0104-40602015000200149S0104-40602015000200149.pdf0461413357036740SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T12:45:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127286Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T12:45:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze Critical theory and post-structuralism: brief notes for a possible confrontation between Adorno and Deleuze |
title |
Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze |
spellingShingle |
Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze Bueno, Sinesio Ferraz [UNESP] Critical theory Dialectic Philosophy of education Frankfurt school Teoria crítica Dialética Filosofia da educação Escola de Frankfurt |
title_short |
Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze |
title_full |
Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze |
title_fullStr |
Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze |
title_full_unstemmed |
Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze |
title_sort |
Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze |
author |
Bueno, Sinesio Ferraz [UNESP] |
author_facet |
Bueno, Sinesio Ferraz [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Sinesio Ferraz [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Critical theory Dialectic Philosophy of education Frankfurt school Teoria crítica Dialética Filosofia da educação Escola de Frankfurt |
topic |
Critical theory Dialectic Philosophy of education Frankfurt school Teoria crítica Dialética Filosofia da educação Escola de Frankfurt |
description |
The Frankfurt critical theory and the French post-structuralism are important lines of thought in the philosophy of education, which inspired several academic productions in recent decades. In the 1950s and 1960s, both opposed philosophical resistance against many types of totalitarianism. One big difference between the two lines of thought has been the critical of the dialectic considered an insufficient method to think about the difference (Deleuze) and the reaffirmation of a negative dialectic (Adorno). This article intends to analyze the thematic affinities and the differences of method between the thought of these two authors. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-26T19:19:01Z 2015-08-26T19:19:01Z 2015-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200149&lng=pt&nrm=iso&tlng=en Educar em Revista, n. 56, p. 149-161, 2015. 0104-4060 http://hdl.handle.net/11449/127286 10.1590/0104-4060.39699 S0104-40602015000200149 S0104-40602015000200149.pdf 0461413357036740 |
url |
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200149&lng=pt&nrm=iso&tlng=en http://hdl.handle.net/11449/127286 |
identifier_str_mv |
Educar em Revista, n. 56, p. 149-161, 2015. 0104-4060 10.1590/0104-4060.39699 S0104-40602015000200149 S0104-40602015000200149.pdf 0461413357036740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educar em Revista |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
149-161 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128208331079680 |