O uso de recursos digitais e os objetivos pedagógicos: análise de consonâncias e dissonâncias com abordagem contemporânea de ensino em planejamentos de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Veloso, Fernanda Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141718
Resumo: Nota-se hoje entre pesquisadores educadores consonância no que tange a importância de se incluir tecnologias digitais em sala de aula, a fim de podermos alcançar transformações em contextos escolares. Entretanto, vários são os autores que preconizam, que não se pode utilizar a tecnologia pela tecnologia (cf. BELLONI, 2003; KENSKI, 2008), e que é necessário se repensar a prática do professor contemporâneo, sua atuação, sua visão de ensinar e de aprender, pois o simples uso da tecnologia não garante o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Em consonância com essa visão, este trabalho tem como objetivo polemizar a noção de que é necessário utilizar “novas tecnologias” em sala de aula para alcançarmos mudanças substanciais na educação. Advogamos que, mais que isso, os professores devem iniciar um processo de transformação de sua prática com a introdução de “novas metodologias”. As reflexões que trazemos baseiam-se em experiências anteriores com cursos de formação de professores voltadas para o uso de novas tecnologias, mas, em especial, em um curso a distância, oferecido como extensão universitária a professores de línguas estrangeiras em formação inicial e continuada. Ao final do curso, os professores participantes apresentaram o planejamento de duas aulas, indicando seus objetivos pedagógicos (divididos em objetivos comunicativos e linguísticos), o material utilizado e os procedimentos metodológicos empregados. Iremos apresentar uma análise de tais planejamentos, na qual verificamos: 1) de que forma os objetivos foram elaborados, 2) os recursos digitais utilizados e 3) em que medida os procedimentos que envolveram o uso de recursos digitais estão em consonância com os objetivos propostos e com uma abordagem metodológica contemporânea.
id UNSP_9e6020f5697ce4e0b6381eb7d713eebf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141718
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de recursos digitais e os objetivos pedagógicos: análise de consonâncias e dissonâncias com abordagem contemporânea de ensino em planejamentos de aulaNota-se hoje entre pesquisadores educadores consonância no que tange a importância de se incluir tecnologias digitais em sala de aula, a fim de podermos alcançar transformações em contextos escolares. Entretanto, vários são os autores que preconizam, que não se pode utilizar a tecnologia pela tecnologia (cf. BELLONI, 2003; KENSKI, 2008), e que é necessário se repensar a prática do professor contemporâneo, sua atuação, sua visão de ensinar e de aprender, pois o simples uso da tecnologia não garante o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Em consonância com essa visão, este trabalho tem como objetivo polemizar a noção de que é necessário utilizar “novas tecnologias” em sala de aula para alcançarmos mudanças substanciais na educação. Advogamos que, mais que isso, os professores devem iniciar um processo de transformação de sua prática com a introdução de “novas metodologias”. As reflexões que trazemos baseiam-se em experiências anteriores com cursos de formação de professores voltadas para o uso de novas tecnologias, mas, em especial, em um curso a distância, oferecido como extensão universitária a professores de línguas estrangeiras em formação inicial e continuada. Ao final do curso, os professores participantes apresentaram o planejamento de duas aulas, indicando seus objetivos pedagógicos (divididos em objetivos comunicativos e linguísticos), o material utilizado e os procedimentos metodológicos empregados. Iremos apresentar uma análise de tais planejamentos, na qual verificamos: 1) de que forma os objetivos foram elaborados, 2) os recursos digitais utilizados e 3) em que medida os procedimentos que envolveram o uso de recursos digitais estão em consonância com os objetivos propostos e com uma abordagem metodológica contemporânea.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria [UNESP]Veloso, Fernanda Silva [UNESP]2016-07-19T13:00:09Z2016-07-19T13:00:09Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11440-11453application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11440-114532357-7819http://hdl.handle.net/11449/141718ISSN2357-7819-2014-11440-11453.pdf09432230458710600000-0001-8915-9541porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T20:06:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141718Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:16:35.288010Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de recursos digitais e os objetivos pedagógicos: análise de consonâncias e dissonâncias com abordagem contemporânea de ensino em planejamentos de aula
title O uso de recursos digitais e os objetivos pedagógicos: análise de consonâncias e dissonâncias com abordagem contemporânea de ensino em planejamentos de aula
spellingShingle O uso de recursos digitais e os objetivos pedagógicos: análise de consonâncias e dissonâncias com abordagem contemporânea de ensino em planejamentos de aula
Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria [UNESP]
title_short O uso de recursos digitais e os objetivos pedagógicos: análise de consonâncias e dissonâncias com abordagem contemporânea de ensino em planejamentos de aula
title_full O uso de recursos digitais e os objetivos pedagógicos: análise de consonâncias e dissonâncias com abordagem contemporânea de ensino em planejamentos de aula
title_fullStr O uso de recursos digitais e os objetivos pedagógicos: análise de consonâncias e dissonâncias com abordagem contemporânea de ensino em planejamentos de aula
title_full_unstemmed O uso de recursos digitais e os objetivos pedagógicos: análise de consonâncias e dissonâncias com abordagem contemporânea de ensino em planejamentos de aula
title_sort O uso de recursos digitais e os objetivos pedagógicos: análise de consonâncias e dissonâncias com abordagem contemporânea de ensino em planejamentos de aula
author Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria [UNESP]
author_facet Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria [UNESP]
Veloso, Fernanda Silva [UNESP]
author_role author
author2 Veloso, Fernanda Silva [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozenfeld, Cibele Cecilio de Faria [UNESP]
Veloso, Fernanda Silva [UNESP]
description Nota-se hoje entre pesquisadores educadores consonância no que tange a importância de se incluir tecnologias digitais em sala de aula, a fim de podermos alcançar transformações em contextos escolares. Entretanto, vários são os autores que preconizam, que não se pode utilizar a tecnologia pela tecnologia (cf. BELLONI, 2003; KENSKI, 2008), e que é necessário se repensar a prática do professor contemporâneo, sua atuação, sua visão de ensinar e de aprender, pois o simples uso da tecnologia não garante o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Em consonância com essa visão, este trabalho tem como objetivo polemizar a noção de que é necessário utilizar “novas tecnologias” em sala de aula para alcançarmos mudanças substanciais na educação. Advogamos que, mais que isso, os professores devem iniciar um processo de transformação de sua prática com a introdução de “novas metodologias”. As reflexões que trazemos baseiam-se em experiências anteriores com cursos de formação de professores voltadas para o uso de novas tecnologias, mas, em especial, em um curso a distância, oferecido como extensão universitária a professores de línguas estrangeiras em formação inicial e continuada. Ao final do curso, os professores participantes apresentaram o planejamento de duas aulas, indicando seus objetivos pedagógicos (divididos em objetivos comunicativos e linguísticos), o material utilizado e os procedimentos metodológicos empregados. Iremos apresentar uma análise de tais planejamentos, na qual verificamos: 1) de que forma os objetivos foram elaborados, 2) os recursos digitais utilizados e 3) em que medida os procedimentos que envolveram o uso de recursos digitais estão em consonância com os objetivos propostos e com uma abordagem metodológica contemporânea.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:09Z
2016-07-19T13:00:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11440-11453
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141718
ISSN2357-7819-2014-11440-11453.pdf
0943223045871060
0000-0001-8915-9541
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141718
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11440-11453
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-11440-11453.pdf
0943223045871060
0000-0001-8915-9541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11440-11453
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129181736763392