Sofrimento mental do estudante da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP: uma análise de dois estudos transversais seriados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trench, Érica Vasques [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/98414
Resumo: Os estudantes de medicina são considerados um grupo de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais, já que os desafios enfrentados por essa população vão desde a adaptação às demandas acadêmicas e sociais até desafios próprios do curso, tais como: grande exigência na aquisição de conhecimentos teóricos, pouco tempo para lazer e auto-cuidado, contato com doença e morte e grande responsabilidade em decisões que envolvem repercussões para a vida dos pacientes. Estimar a prevalência de Transtorno Mental Comum em estudantes de medicina em momentos diferentes do curso (início e final), identificando fatores de risco relacionados à saúde mental do estudante e à exposição ao curso de medicina. Estudo observacional do tipo corte transversal repetido. A coleta de dados foi realizada em dois momentos diferentes do curso, considerando-se os mesmos sujeitos matriculados no 1º e 2º ano do curso em 2002 e no 5º e 6º ano em 2006. Utilizou-se questionário auto-aplicável, abordando características sóciodemográficas, aspectos relacionados ao curso e o Self Reporting Questionnaire. Considerou-se Transtorno Mental Comum como a variável dependente. Para a análise descritiva e a comparação das proporções das variáveis nos dois momentos, foi utilizado o modelo linear generalizado misto, adotando-se o nível de significância estatística de p ≤ 0,05, para rejeição da hipótese de nulidade. Para a análise em cada um dos momentos do levantamento, foi utilizado o Teste do Qui-quadrado. Para a análise multivariada, foi utilizada a regressão logística. Participaram do estudo 284 alunos, sendo 150 em 2002 (83%) e 134 em 2006 (74,4%). A prevalência de TMC foi 37,7% em 2002 e 40,9% em 2006, sem diferença significativa entre ambas (p=0,54). A presença de TMC associou-se significativamente...
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A coleta de dados foi realizada em dois momentos diferentes do curso, considerando-se os mesmos sujeitos matriculados no 1º e 2º ano do curso em 2002 e no 5º e 6º ano em 2006. Utilizou-se questionário auto-aplicável, abordando características sóciodemográficas, aspectos relacionados ao curso e o Self Reporting Questionnaire. Considerou-se Transtorno Mental Comum como a variável dependente. Para a análise descritiva e a comparação das proporções das variáveis nos dois momentos, foi utilizado o modelo linear generalizado misto, adotando-se o nível de significância estatística de p ≤ 0,05, para rejeição da hipótese de nulidade. Para a análise em cada um dos momentos do levantamento, foi utilizado o Teste do Qui-quadrado. Para a análise multivariada, foi utilizada a regressão logística. Participaram do estudo 284 alunos, sendo 150 em 2002 (83%) e 134 em 2006 (74,4%). A prevalência de TMC foi 37,7% em 2002 e 40,9% em 2006, sem diferença significativa entre ambas (p=0,54). A presença de TMC associou-se significativamente...Medical students are considered a risk group for developing mental disorders, because of the challenges faced by this population, ranging from academic and social demands and challenges inherent to the course, such as large volume of knowledge to learn, lack of leisure time and self-care, dealing with illness and death and great responsibility in taking decisions, with repercussions in patients lives. To estimate the prevalence of Common Mental Disorder (CMD) in medical students in different moments of the course (beginning and ending), identifying risk factors related to students mental health and exposure to medical school. Observational repeated cross-sectional study. Data collection was performed at two different times of the course, considering the subjects enrolled in the 1st and 2nd grade of the course in 2002 and the 5th and 6th grade in 2006. It was used a self-administered questionnaire, addressing socio-demographic and course related data, as well as the Self-Reporting Questionnaire (SRQ). Common Mental Disorder was considered the dependent variable. For descriptive analysis and comparison of the proportions of variables on both occasions, we used generalized linear mixed model, adopting the statistical significance level of p ≤ 0.05 to reject the null hypothesis. For the analysis at each moment of the survey, we used the Chisquare. For multivariate analysis, logistic regression was used. The study included 284 students, 150 in 2002 (83%) and 134 in 2006 (74.4%). The prevalence of CMD was 37.7% in 2002 and 40.9% in 2006, with no significant difference between them (p = 0.54). The presence of CMD was significantly associated with dissatisfaction with the frequency of leisure activities, to feel rejected by friends and have wanted to abandon the course in both moments of the survey. Only when... (Complete abstract click electronic access below).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Maria Cristina Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Trench, Érica Vasques [UNESP]2014-06-11T19:29:34Z2014-06-11T19:29:34Z2011-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis104 f.application/pdfTRENCH, Érica Vasques. Sofrimento mental do estudante da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP: uma análise de dois estudos transversais seriados. 2011. 104 f. 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