O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klein, Ana Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23475
http://hdl.handle.net/11449/122625
Resumo: Recent national education policy documents have emphasized the importance of methodologies and problem-centered learning processes. The purpose of this article is to promote reflection on the problem-based learning (PBL) understood as a methodology that favors learning processes and the active role of students. PBL emerged in undergraduate medical and has been gaining ground not only in higher education but also in basic education. This conception of teaching-learning breaks with the traditional relationship teacher-student- knowledge, introducing new dynamics of relationships between subjects and those with knowledge. From this perspective the educational performance turns and brings new challenges to the teacher.
id UNSP_9f1d850790ba14eb80953d936505575c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/122625
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docenteAprendizagem baseada em problemasDiretrizes nacionaisAtuação docenteProblem-based learningNational guidelinesTeaching performanceRecent national education policy documents have emphasized the importance of methodologies and problem-centered learning processes. The purpose of this article is to promote reflection on the problem-based learning (PBL) understood as a methodology that favors learning processes and the active role of students. PBL emerged in undergraduate medical and has been gaining ground not only in higher education but also in basic education. This conception of teaching-learning breaks with the traditional relationship teacher-student- knowledge, introducing new dynamics of relationships between subjects and those with knowledge. From this perspective the educational performance turns and brings new challenges to the teacher.Os recentes documentos orientadores da educação nacional vêm enfatizando a importância de metodologias problematizadoras e centradas em processos de aprendizagem. O objetivo do presente artigo é promover a reflexão sobre a aprendizagem baseada em problemas (ABP) compreendida como uma metodologia que privilegia os processos de aprendizagem e o papel ativo dos estudantes. A ABP surgiu em cursos de graduação da área médica e vem ganhando espaço não apenas no ensino superior, como também na educação básica. Esta concepção de ensino-aprendizagem rompe com a tradicional relação professor-aluno-conhecimento, introduzindo novas dinâmicas de relacionamento entre os sujeitos e destes com o conhecimento. Sob esta perspectiva a atuação docente transforma-se e traz novos desafios ao professor.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, R. Cristovão Colombo, 2265, Jd. Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, R. Cristovão Colombo, 2265, Jd. Nazareth, CEP 15054-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Klein, Ana Maria [UNESP]2015-04-27T11:55:54Z2015-04-27T11:55:54Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article288-298application/pdfhttp://www.seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23475Brazilian Geographical Journal: geosciences and humanities research medium, v. 4, n. 2 S, p. 288-298, 2013.2179-2321http://hdl.handle.net/11449/122625ISSN2179-2321-2013-04-02-288-298.pdf0777944599592711Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBrazilian Geographical Journal: geosciences and humanities research mediuminfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-25T06:13:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122625Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:39:33.285015Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente
title O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente
spellingShingle O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente
Klein, Ana Maria [UNESP]
Aprendizagem baseada em problemas
Diretrizes nacionais
Atuação docente
Problem-based learning
National guidelines
Teaching performance
title_short O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente
title_full O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente
title_fullStr O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente
title_full_unstemmed O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente
title_sort O uso da aprendizagem baseada em problemas e a atuação docente
author Klein, Ana Maria [UNESP]
author_facet Klein, Ana Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Klein, Ana Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas
Diretrizes nacionais
Atuação docente
Problem-based learning
National guidelines
Teaching performance
topic Aprendizagem baseada em problemas
Diretrizes nacionais
Atuação docente
Problem-based learning
National guidelines
Teaching performance
description Recent national education policy documents have emphasized the importance of methodologies and problem-centered learning processes. The purpose of this article is to promote reflection on the problem-based learning (PBL) understood as a methodology that favors learning processes and the active role of students. PBL emerged in undergraduate medical and has been gaining ground not only in higher education but also in basic education. This conception of teaching-learning breaks with the traditional relationship teacher-student- knowledge, introducing new dynamics of relationships between subjects and those with knowledge. From this perspective the educational performance turns and brings new challenges to the teacher.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-04-27T11:55:54Z
2015-04-27T11:55:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23475
Brazilian Geographical Journal: geosciences and humanities research medium, v. 4, n. 2 S, p. 288-298, 2013.
2179-2321
http://hdl.handle.net/11449/122625
ISSN2179-2321-2013-04-02-288-298.pdf
0777944599592711
url http://www.seer.ufu.br/index.php/braziliangeojournal/article/view/23475
http://hdl.handle.net/11449/122625
identifier_str_mv Brazilian Geographical Journal: geosciences and humanities research medium, v. 4, n. 2 S, p. 288-298, 2013.
2179-2321
ISSN2179-2321-2013-04-02-288-298.pdf
0777944599592711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brazilian Geographical Journal: geosciences and humanities research medium
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 288-298
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128962697625600