Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandt, Cleri Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118393
Resumo: O período correspondente ao Terceiro Reich alemão (1933-1945), quando a Alemanha esteve sob o domínio do Regime Nazista, foi caracterizado pelo alto grau de violência, de dominação e de exterminação em massa, e, também, pelo envolvimento “voluntário” de crianças e jovens na luta por um ideal que não lhes pertencia, as quais foram, desde a mais tenra idade, doutrinadas para matar e morrer em nome desse ideal. Para atingir esse fim, teorias, supostamente comprovadas, foram concebidas e incorporadas a educação de modo a fazer dela o grande veículo condutor da dominação que se pretendia. Por este motivo, o seu estudo se torna de grande importância para se pensar na educação – do presente e do futuro -, no sentido de sua utilização para atingir fins que não possuem como premissa a formação do sujeito livre e emancipado, capaz de agir de forma reflexiva e autônoma no mundo em que vive. No presente trabalho, pretende-se apresentar o resultado de uma pesquisa desenvolvida a partir da revisão bibliográfica, sobre o contexto histórico, social, econômico e educativo da Alemanha nazista com a finalidade de proceder ao levantamento e a análise de dados e informações em torno dos principais fatores que contribuíram para a ascensão do Partido Nazista, na figura de seu líder, Adolf Hitler. O objetivo maior deste trabalho foi buscar argumentos que possibilitassem a compreensão em torno dos motivos que levaram os jovens e as crianças a seguirem Hitler e o seu ideal até as últimas consequências. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com base qualitativa e em caráter historiográfico e exploratório. O material bibliográfico analisado trouxe diversas possibilidades que, apesar de não conclusivas, permitiram a compreensão em torno da eficácia dos mecanismos educativos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
id UNSP_9f3e41cbfe9c5a8366488f318c2a63e0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118393
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo naziHitler, Adolf, 1889-1945NazismoNazismo e educaçãoIdeologiaEducação e EstadoAlemanha - Historia - 1933-1945O período correspondente ao Terceiro Reich alemão (1933-1945), quando a Alemanha esteve sob o domínio do Regime Nazista, foi caracterizado pelo alto grau de violência, de dominação e de exterminação em massa, e, também, pelo envolvimento “voluntário” de crianças e jovens na luta por um ideal que não lhes pertencia, as quais foram, desde a mais tenra idade, doutrinadas para matar e morrer em nome desse ideal. Para atingir esse fim, teorias, supostamente comprovadas, foram concebidas e incorporadas a educação de modo a fazer dela o grande veículo condutor da dominação que se pretendia. Por este motivo, o seu estudo se torna de grande importância para se pensar na educação – do presente e do futuro -, no sentido de sua utilização para atingir fins que não possuem como premissa a formação do sujeito livre e emancipado, capaz de agir de forma reflexiva e autônoma no mundo em que vive. No presente trabalho, pretende-se apresentar o resultado de uma pesquisa desenvolvida a partir da revisão bibliográfica, sobre o contexto histórico, social, econômico e educativo da Alemanha nazista com a finalidade de proceder ao levantamento e a análise de dados e informações em torno dos principais fatores que contribuíram para a ascensão do Partido Nazista, na figura de seu líder, Adolf Hitler. O objetivo maior deste trabalho foi buscar argumentos que possibilitassem a compreensão em torno dos motivos que levaram os jovens e as crianças a seguirem Hitler e o seu ideal até as últimas consequências. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com base qualitativa e em caráter historiográfico e exploratório. O material bibliográfico analisado trouxe diversas possibilidades que, apesar de não conclusivas, permitiram a compreensão em torno da eficácia dos mecanismos educativos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mialhe, Jorge Luís [UNESP]Montanhini, Wagner [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brandt, Cleri Aparecida [UNESP]2015-03-23T15:09:03Z2015-03-23T15:09:03Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis206 f.application/pdfBRANDT, Cleri Aparecida. Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi. 2011. 206 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/118393000691362brandt_ca_tcc_rcla.pdf4125705850773567Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-09T06:16:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118393Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:49:17.814230Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi
title Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi
spellingShingle Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi
Brandt, Cleri Aparecida [UNESP]
Hitler, Adolf, 1889-1945
Nazismo
Nazismo e educação
Ideologia
Educação e Estado
Alemanha - Historia - 1933-1945
title_short Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi
title_full Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi
title_fullStr Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi
title_full_unstemmed Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi
title_sort Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi
author Brandt, Cleri Aparecida [UNESP]
author_facet Brandt, Cleri Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mialhe, Jorge Luís [UNESP]
Montanhini, Wagner [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandt, Cleri Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Hitler, Adolf, 1889-1945
Nazismo
Nazismo e educação
Ideologia
Educação e Estado
Alemanha - Historia - 1933-1945
topic Hitler, Adolf, 1889-1945
Nazismo
Nazismo e educação
Ideologia
Educação e Estado
Alemanha - Historia - 1933-1945
description O período correspondente ao Terceiro Reich alemão (1933-1945), quando a Alemanha esteve sob o domínio do Regime Nazista, foi caracterizado pelo alto grau de violência, de dominação e de exterminação em massa, e, também, pelo envolvimento “voluntário” de crianças e jovens na luta por um ideal que não lhes pertencia, as quais foram, desde a mais tenra idade, doutrinadas para matar e morrer em nome desse ideal. Para atingir esse fim, teorias, supostamente comprovadas, foram concebidas e incorporadas a educação de modo a fazer dela o grande veículo condutor da dominação que se pretendia. Por este motivo, o seu estudo se torna de grande importância para se pensar na educação – do presente e do futuro -, no sentido de sua utilização para atingir fins que não possuem como premissa a formação do sujeito livre e emancipado, capaz de agir de forma reflexiva e autônoma no mundo em que vive. No presente trabalho, pretende-se apresentar o resultado de uma pesquisa desenvolvida a partir da revisão bibliográfica, sobre o contexto histórico, social, econômico e educativo da Alemanha nazista com a finalidade de proceder ao levantamento e a análise de dados e informações em torno dos principais fatores que contribuíram para a ascensão do Partido Nazista, na figura de seu líder, Adolf Hitler. O objetivo maior deste trabalho foi buscar argumentos que possibilitassem a compreensão em torno dos motivos que levaram os jovens e as crianças a seguirem Hitler e o seu ideal até as últimas consequências. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com base qualitativa e em caráter historiográfico e exploratório. O material bibliográfico analisado trouxe diversas possibilidades que, apesar de não conclusivas, permitiram a compreensão em torno da eficácia dos mecanismos educativos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:09:03Z
2015-03-23T15:09:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRANDT, Cleri Aparecida. Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi. 2011. 206 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/118393
000691362
brandt_ca_tcc_rcla.pdf
4125705850773567
identifier_str_mv BRANDT, Cleri Aparecida. Regime nazista: as teorias ideológicas e educacionais moldando a formação do indivíduo nazi. 2011. 206 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000691362
brandt_ca_tcc_rcla.pdf
4125705850773567
url http://hdl.handle.net/11449/118393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 206 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129122851880960