Ensino de física e relações internacionais: a formação de professores como espaço de reflexão sobre a questão nuclear
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139940 |
Resumo: | Filmes cinematográficos podem se constituir em alternativa para atividades de ensino, ao proporcionar aos aprendizes uma inserção em fatos históricos e dilemas dificilmente materializados com outras estratégias, como aulas expositivas. Neste trabalho analisamos a possibilidade de tratar questões sobre relações interestatais e o Ensino de Física utilizando filmes envolvendo a temática Energia Nuclear. A coleta do material aqui analisado esteve associada a organização de uma atividade voltada para ampliar a formação cultural sobre o tema, num curso de formação inicial de professores de Física, como forma de oferecer subsídios para atividades de estágio supervisionado. Selecionamos dez filmes, nos quais a Energia Nuclear esteve no centro da temática da obra. Após o estudo dos filmes, solicitou-se, como atividade de aplicação didática no estágio supervisionado, a utilização de pelo menos um deles em propostas de projeto didático no Ensino Médio. Dessa forma, o trabalho se apresenta com características de análise bibliográfica (no que tange ao material cinematográfico selecionado) e etnográficas (no que tange ao acompanhamento dos futuros professores). A análise dessas informações concentrou-se em aspectos qualitativos do conteúdo dos filmes e das suas possibilidades de aplicação no contexto de sala de aula. Na oportunidade revelou-se um dos problemas que procuramos debater: a visão maniqueísta com que a questão é tratada na estrutura dramática das obras desvela uma abordagem simplista para problemas nacionais. Percebemos também a dificuldade que futuros professores de Física demonstram ao tentar transpor didaticamente tais conteúdos para o Ensino Médio, bem como a limitação das Escolas em oferecer condições a professores para lidar com filmes em atividades didáticas. |
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