Ecos da idade média em "Là-bas" (1891), de Joris-Karl Huysmans

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorin, Leonardo Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244623
Resumo: O presente trabalho tem o interesse em refletir sobre o lugar da Idade Média na obra Nas Profundezas (2019), originalmente, em francês, Là-Bas (1891), de Joris-Karl Huysmans. O romance tem como parte de sua trama a vida da personagem Durtal, um escritor que, ao escrever a biografia da assombrosa figura do século XV, Gilles de Rais, se vê imergido em um universo medieval e diabólico. O interesse de Durtal expande-se por toda a Idade Média, classificando-a de duas formas distintas, mas coexistentes: a Idade Média Luminosa e a Idade Média Obscura. A primeira parte representa um senso histórico comum, um período dominado pela Igreja Católica e pelo pensamento cristão, colocando a vida dos santos como exemplos de bom cristão. A segunda é o medievo ainda ligado ao passado pagão europeu, período em que as primeiras representações do diabo surgiram, bem como os primeiros grupos de alquimia e misticismo, consoantes, também, às sociedades secretas de adoração ao demônio, ligadas aos sacrifícios humanos, em nome de uma busca diabólica, semelhante aos assassinatos cometidos por Gilles de Rais. Durtal. Em toda a sua pesquisa, ele se mostra, ainda, interessado na releitura destas distintas Idades Médias no século XIX, discutindo, nos encontros com o sineiro Carhaix, sobre a importância dos sinos das igrejas, sendo estes ainda resquícios da Idade Média Luminosa. É na Missa Negra que Durtal descobre a principal releitura da Idade Média Obscura em seu tempo. Propomos, em um primeiro momento, analisar este romance na perspectiva da compreensão dessas duas Idades Médias construídas por Huysmans e de suas referências na obra, usando Gilles de Rais como o principal fio condutor desse momento. Em seguida, pretendemos refletir sobre o contexto do Romantismo Sombrio e do fin-de-siècle francês, propondo uma análise, segundo Auerbach (1972), da obra literária, da História e da sociedade, uma vez que muitos acontecimentos históricos são retratados ao longo da trama do romance, como, por exemplo, notícias de jornais, trabalhos acadêmicos e eventos do período. Nesse segundo momento, o interesse de Durtal, em participar da Missa Negra, torna-se a parte norteadora para compreender a releitura da Idade Média Obscura no século XIX feita por Huysmans. Considerando, assim, as produções do Romantismo Sombrio, segundo Mario Praz (1951), realizaremos um exercício de literatura comparada com autores e obras do mesmo período que continham a Idade Média como tema em suas tramas.
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A primeira parte representa um senso histórico comum, um período dominado pela Igreja Católica e pelo pensamento cristão, colocando a vida dos santos como exemplos de bom cristão. A segunda é o medievo ainda ligado ao passado pagão europeu, período em que as primeiras representações do diabo surgiram, bem como os primeiros grupos de alquimia e misticismo, consoantes, também, às sociedades secretas de adoração ao demônio, ligadas aos sacrifícios humanos, em nome de uma busca diabólica, semelhante aos assassinatos cometidos por Gilles de Rais. Durtal. Em toda a sua pesquisa, ele se mostra, ainda, interessado na releitura destas distintas Idades Médias no século XIX, discutindo, nos encontros com o sineiro Carhaix, sobre a importância dos sinos das igrejas, sendo estes ainda resquícios da Idade Média Luminosa. É na Missa Negra que Durtal descobre a principal releitura da Idade Média Obscura em seu tempo. Propomos, em um primeiro momento, analisar este romance na perspectiva da compreensão dessas duas Idades Médias construídas por Huysmans e de suas referências na obra, usando Gilles de Rais como o principal fio condutor desse momento. Em seguida, pretendemos refletir sobre o contexto do Romantismo Sombrio e do fin-de-siècle francês, propondo uma análise, segundo Auerbach (1972), da obra literária, da História e da sociedade, uma vez que muitos acontecimentos históricos são retratados ao longo da trama do romance, como, por exemplo, notícias de jornais, trabalhos acadêmicos e eventos do período. Nesse segundo momento, o interesse de Durtal, em participar da Missa Negra, torna-se a parte norteadora para compreender a releitura da Idade Média Obscura no século XIX feita por Huysmans. Considerando, assim, as produções do Romantismo Sombrio, segundo Mario Praz (1951), realizaremos um exercício de literatura comparada com autores e obras do mesmo período que continham a Idade Média como tema em suas tramas.Ce travail vise à réfléchir sur la place du Moyen Âge dans l'œuvre intitulée Là-Bas (1891) de Joris-Karl Huysmans. Ce roman raconte l'histoire de Durtal, un écrivain qui, en rédigeant la biographie de la figure fascinante du XVe siècle, Gilles de Rais, se retrouve plongé dans un univers médiéval et diabolique. L'intérêt de Durtal s'étend à l'ensemble du Moyen Âge, qu'il divise en deux périodes distinctes mais coexistantes : le Moyen Âge lumineux et le Moyen Âge noir. Le premier est considéré selon la vision historique commune, une période dominée par l'Église catholique et la pensée chrétienne, plaçant la vie des saints comme exemples d'un bon chrétien, tandis que le second renvoie au Moyen Âge encore lié au passé païen européen, une période où les premières représentations du diable ont émergé, ainsi que les premiers groupes d'alchimie et de mysticisme, tout comme les sociétés secrètes vouées au culte du démon, liées aux sacrifices humains, au nom d'une recherche diabolique similaire aux meurtres commis par Gilles de Rais. Tout au long de ses recherches, Durtal montre également un intérêt pour la réinterprétation de ces différentes périodes médiévales au XIXe siècle. Il discute avec le sonneur de cloches Carhaix de l'importance des cloches des églises, considérées comme des vestiges du Moyen Âge lumineux. C'est lors de la messe noire que Durtal découvre la principale réinterprétation du Moyen Âge sombre à son époque. Dans un premier temps, nous proposons d'analyser ce roman dans une perspective de compréhension de ces deux périodes médiévales construites par Huysmans et de leurs références dans l'œuvre, en utilisant Gilles de Rais comme principal fil conducteur de cette réflexion. Ensuite, nous envisageons de réfléchir au contexte du Romantisme Sombre et de la fin-de-siècle français, en proposant une analyse selon Auerbach (1972) de l'œuvre littéraire, de l'Histoire et de la société, étant donné que de nombreux événements historiques sont décrits tout au long de l'intrigue du roman, tels que des articles de journaux, des travaux universitaires et des événements de l'époque. Dans cette deuxième partie, l'intérêt de Durtal à participer à la messe noire devient le point central permettant de comprendre la réinterprétation du Moyen Âge sombre au XIXe siècle par Huysmans. En tenant compte des productions du Romantisme Sombre selon Mario Praz (1951), nous réaliserons un exercice de littérature comparée avec d'autres auteurs et œuvres de la même période qui traitaient également du Moyen Âge dans leurs récits.The present work aims to reflect on the place of the Middle Ages in the novel Down There, originally written in French as Là-Bas (1891) by Joris-Karl Huysmans. The novel's plot revolves around the life of the character Durtal, a writer who, while writing the biography of the astonishing 15th-century figure Gilles de Rais, finds himself immersed in a medieval and diabolical universe. Durtal's interest expands to encompass the entire Middle Ages, which he classifies into two distinct but coexistent forms: the Luminous Middle Ages and the Dark Middle Ages. The first part represents the common historical sense, a period dominated by the Catholic Church and Christian thought, with the lives of saints serving as examples of a good Christian. The second part represents the medieval period still connected to Europe's pagan past, a time when the first representations of the devil emerged, as well as the first groups of alchemy and mysticism. It also relates to secret societies of devil worship linked to human sacrifices, in pursuit of diabolical knowledge, similar to the murders committed by Gilles de Rais. Throughout his research, Durtal also shows interest in reinterpreting these distinct Middle Ages in the 19th century. In his conversations with the bell-ringer Carhaix, he discusses the significance of church bells, which he sees as remnants of the Luminous Middle Ages. It is during the Black Mass that Durtal discovers the primary reinterpretation of the Dark Middle Ages in his time. Firstly, we propose to analyze this novel from the perspective of understanding these two Middle Ages constructed by Huysmans and their references in the work, using Gilles de Rais as the main guiding thread. Subsequently, we intend to reflect on the context of Dark Romanticism and the French fin-de-siècle, offering an analysis according to Auerbach (1972) of the literary work, history, and society, as numerous historical events are portrayed throughout the novel, such as newspaper articles, academic papers, and contemporary events. In this second part, Durtal's interest in participating in the Black Mass becomes the guiding element in understanding Huysmans' reinterpretation of the Dark Middle Ages in the 19th century. Considering the works of Dark Romanticism, as proposed by Mario Praz (1951), we will engage in a comparative literature exercise with authors and works from the same period that focused on the Middle Ages as a theme in their narratives.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amorim, Pablo Simpson Kilzer [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amorin, Leonardo Rocha2023-07-18T15:32:50Z2023-07-18T15:32:50Z2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24462333004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-23T06:16:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244623Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:05:01.593889Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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