Piaget e García e a pesquisa em Ensino de Física no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Filipe Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194135
Resumo: A presente tese tem como objetivo principal analisar a influência do pensamento de Jean Piaget e Rolando García na pesquisa em ensino de Física no Brasil, tomando como referência a produção acadêmica desenvolvida no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física (LaPEF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, grupo de pesquisa fundado e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Anna Maria Pessoa de Carvalho. Com base em entrevista realizada com a docente e na análise qualitativa de conjunto de teses e dissertações apresentadas pelo grupo, verificamos a relevância da construção teórica realizada pela colaboração Piaget-García para o estabelecimento de estratégias de investigação do LaPEF em seus primeiros anos de formação, especialmente no que diz respeito à questão da construção das noções físicas na psicogênese e na história da Ciência e da construção de uma explicação física. Na pesquisa, demos especial destaque à figura de Rolando García, do qual trazemos registro inédito no Brasil de conferência realizada na Universidade de Genebra no ano de 1982. Das conclusões constam implicações dos elementos discutidos para o ensino de física.
id UNSP_a00bfd418ce17d7a9450e7e30ad14597
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194135
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Piaget e García e a pesquisa em Ensino de Física no BrasilPiaget and García and the research in Physics Teaching in BrazilEnsino de FísicaConstrutivismoPsicogêneseHistória e Filosofia da CiênciaPhysics teachingConstructivismPsychogenesisHistory and Philosophy of ScienceA presente tese tem como objetivo principal analisar a influência do pensamento de Jean Piaget e Rolando García na pesquisa em ensino de Física no Brasil, tomando como referência a produção acadêmica desenvolvida no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física (LaPEF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, grupo de pesquisa fundado e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Anna Maria Pessoa de Carvalho. Com base em entrevista realizada com a docente e na análise qualitativa de conjunto de teses e dissertações apresentadas pelo grupo, verificamos a relevância da construção teórica realizada pela colaboração Piaget-García para o estabelecimento de estratégias de investigação do LaPEF em seus primeiros anos de formação, especialmente no que diz respeito à questão da construção das noções físicas na psicogênese e na história da Ciência e da construção de uma explicação física. Na pesquisa, demos especial destaque à figura de Rolando García, do qual trazemos registro inédito no Brasil de conferência realizada na Universidade de Genebra no ano de 1982. Das conclusões constam implicações dos elementos discutidos para o ensino de física.The main objective of this thesis is to analyze the influence of Jean Piaget's and Rolando García's thought on research in physics teaching in Brazil, taking as reference the academic production developed in the Laboratory of Research and Teaching of Physics (LaPEF) of the Faculty of Education of the University of São Paulo, a research group founded and coordinated by Prof. Dr. Anna Maria Pessoa de Carvalho. Based on an interview with the professor and the qualitative analysis of a set of theses and dissertations presented by the group, we verified the relevance of the theoretical construction carried out by the collaboration Piaget-García for the establishment of research strategies of LaPEF in its first years of formation, especially with regard to the construction of physical notions in psychogenesis and in the history of Science and the construction of a physical explanation. In the research, we gave special prominence to the figure of Rolando García, of which we bring unprecedented record in Brazil of a conference at the University of Geneva in 1982. The conclusions include implications of the elements discussed for the teaching of physics.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Filipe Pereira2020-10-21T11:26:54Z2020-10-21T11:26:54Z2020-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19413533004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-10T06:20:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194135Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:57:41.134770Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Piaget e García e a pesquisa em Ensino de Física no Brasil
Piaget and García and the research in Physics Teaching in Brazil
title Piaget e García e a pesquisa em Ensino de Física no Brasil
spellingShingle Piaget e García e a pesquisa em Ensino de Física no Brasil
Faria, Filipe Pereira
Ensino de Física
Construtivismo
Psicogênese
História e Filosofia da Ciência
Physics teaching
Constructivism
Psychogenesis
History and Philosophy of Science
title_short Piaget e García e a pesquisa em Ensino de Física no Brasil
title_full Piaget e García e a pesquisa em Ensino de Física no Brasil
title_fullStr Piaget e García e a pesquisa em Ensino de Física no Brasil
title_full_unstemmed Piaget e García e a pesquisa em Ensino de Física no Brasil
title_sort Piaget e García e a pesquisa em Ensino de Física no Brasil
author Faria, Filipe Pereira
author_facet Faria, Filipe Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Filipe Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Construtivismo
Psicogênese
História e Filosofia da Ciência
Physics teaching
Constructivism
Psychogenesis
History and Philosophy of Science
topic Ensino de Física
Construtivismo
Psicogênese
História e Filosofia da Ciência
Physics teaching
Constructivism
Psychogenesis
History and Philosophy of Science
description A presente tese tem como objetivo principal analisar a influência do pensamento de Jean Piaget e Rolando García na pesquisa em ensino de Física no Brasil, tomando como referência a produção acadêmica desenvolvida no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física (LaPEF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, grupo de pesquisa fundado e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Anna Maria Pessoa de Carvalho. Com base em entrevista realizada com a docente e na análise qualitativa de conjunto de teses e dissertações apresentadas pelo grupo, verificamos a relevância da construção teórica realizada pela colaboração Piaget-García para o estabelecimento de estratégias de investigação do LaPEF em seus primeiros anos de formação, especialmente no que diz respeito à questão da construção das noções físicas na psicogênese e na história da Ciência e da construção de uma explicação física. Na pesquisa, demos especial destaque à figura de Rolando García, do qual trazemos registro inédito no Brasil de conferência realizada na Universidade de Genebra no ano de 1982. Das conclusões constam implicações dos elementos discutidos para o ensino de física.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T11:26:54Z
2020-10-21T11:26:54Z
2020-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194135
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/194135
identifier_str_mv 33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129142791602176