Um estudo acerca dos recursos didáticos que aparecem nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Laura Carderari
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251848
Resumo: Este trabalho apresenta e discute os recursos didáticos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da análise de três livros didáticos de matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se propõe a buscar compreender e interpretar determinados recursos didáticos, e vislumbrar as possibilidades disponíveis para a prática do professor em sala de aula no processo de ensino da matemática. Procuramos identificar nas obras as potencialidades propiciadas a partir dos recursos apresentados e discutimos alguns aspectos dos recursos didáticos fundamentados em pressupostos teóricos de Lorenzato, Passos e Sadovsky. Também questionamos a idealização de alguns professores, que acreditam que a simples manipulação do recurso leva ao aprendizado, quando de fato a utilização de recursos didáticos nas aulas de matemática necessita ser intencionalmente planejada pelos professores, possibilitando uma nova visão sobre a seleção dos recursos didáticos.
id UNSP_a0cb2615ae7d3228e2cffd2992065723
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251848
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo acerca dos recursos didáticos que aparecem nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino FundamentalA study on the educational resources that appear in the mathematics textbooks of the early years of Elementary EducationRecursos didáticosAulas de matemáticaEnsino de matemáticaMaterial manipulativoDidactic resourcesMathematics classesMathematics teachingManipulative material.Este trabalho apresenta e discute os recursos didáticos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da análise de três livros didáticos de matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se propõe a buscar compreender e interpretar determinados recursos didáticos, e vislumbrar as possibilidades disponíveis para a prática do professor em sala de aula no processo de ensino da matemática. Procuramos identificar nas obras as potencialidades propiciadas a partir dos recursos apresentados e discutimos alguns aspectos dos recursos didáticos fundamentados em pressupostos teóricos de Lorenzato, Passos e Sadovsky. Também questionamos a idealização de alguns professores, que acreditam que a simples manipulação do recurso leva ao aprendizado, quando de fato a utilização de recursos didáticos nas aulas de matemática necessita ser intencionalmente planejada pelos professores, possibilitando uma nova visão sobre a seleção dos recursos didáticos.This study presents and discusses didactic resources for teaching mathematics in the early years of elementary education, based on the analysis of three approved mathematics textbooks by the National Program for Textbooks and Teaching Materials (PNLD). It is a qualitative research that aims to comprehend and interpret specific didactic resources and envision the possibilities available to teachers in the classroom during the mathematics teaching process. We aim to identify the potentialities provided by the presented resources in the textbooks and discuss certain aspects of didactic resources based on the theoretical assumptions of Lorenzato, Passos, and Sadovsky. We also question the idealization by some teachers, who believe that simply manipulating the resource leads to learning, when in fact the intentional planning of didactic resources in mathematics classes needs to be carefully considered by teachers, enabling a new perspective on resource selection.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Schio, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]Fontana, Laura Carderari2023-12-11T20:09:39Z2023-12-11T20:09:39Z2023-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/251848porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:08:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251848Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:09:39.901292Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo acerca dos recursos didáticos que aparecem nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
A study on the educational resources that appear in the mathematics textbooks of the early years of Elementary Education
title Um estudo acerca dos recursos didáticos que aparecem nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Um estudo acerca dos recursos didáticos que aparecem nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Fontana, Laura Carderari
Recursos didáticos
Aulas de matemática
Ensino de matemática
Material manipulativo
Didactic resources
Mathematics classes
Mathematics teaching
Manipulative material.
title_short Um estudo acerca dos recursos didáticos que aparecem nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Um estudo acerca dos recursos didáticos que aparecem nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Um estudo acerca dos recursos didáticos que aparecem nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Um estudo acerca dos recursos didáticos que aparecem nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Um estudo acerca dos recursos didáticos que aparecem nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Fontana, Laura Carderari
author_facet Fontana, Laura Carderari
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schio, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Laura Carderari
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos didáticos
Aulas de matemática
Ensino de matemática
Material manipulativo
Didactic resources
Mathematics classes
Mathematics teaching
Manipulative material.
topic Recursos didáticos
Aulas de matemática
Ensino de matemática
Material manipulativo
Didactic resources
Mathematics classes
Mathematics teaching
Manipulative material.
description Este trabalho apresenta e discute os recursos didáticos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da análise de três livros didáticos de matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se propõe a buscar compreender e interpretar determinados recursos didáticos, e vislumbrar as possibilidades disponíveis para a prática do professor em sala de aula no processo de ensino da matemática. Procuramos identificar nas obras as potencialidades propiciadas a partir dos recursos apresentados e discutimos alguns aspectos dos recursos didáticos fundamentados em pressupostos teóricos de Lorenzato, Passos e Sadovsky. Também questionamos a idealização de alguns professores, que acreditam que a simples manipulação do recurso leva ao aprendizado, quando de fato a utilização de recursos didáticos nas aulas de matemática necessita ser intencionalmente planejada pelos professores, possibilitando uma nova visão sobre a seleção dos recursos didáticos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11T20:09:39Z
2023-12-11T20:09:39Z
2023-11-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/251848
url https://hdl.handle.net/11449/251848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128763825750016