Reforma curricular na educação infantil: entreolhares e intraolhares da coordenação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Joana Inês
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192779
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo investigar as percepções dos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da Rede Municipal de São José do Rio Preto, a respeito da etapa de consulta pública no processo de reforma curricular encadeadas pelos documentos curriculares: Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, considerando suas ações articuladoras, mediadoras e formadoras. Para tal intento, apoiamo-nos no arcabouço teórico de Jürgen Habermas, especificamente nos conceitos de Ação Comunicativa e Esfera Pública. Acreditamos na relevância de reunirmos os coordenadores pedagógicos para essa discussão, pois de maneira geral os educadores têm reduzida capacidade de participar da construção das políticas educativas, e envolvendo-os em espaços de discussões podemos buscar a constituição de uma Esfera Pública como uma estrutura comunicacional escorada nas Associações Livres, onde esse aspecto poderá ser debatido. O estudo contou com uma análise documental sobre os documentos curriculares nacionais, estadual e municipal. Houve também o levantamento de produções acadêmicas sobre a coordenação pedagógica na Educação Infantil e pesquisas que envolviam Teoria do Agir Comunicativo em contextos educativos. Participaram do levantamento de campo seis coordenadores (as) pedagógicos (as) que foram envolvidos (as) em duas conversações: uma individual e outra coletiva em um grupo. Como resultados da análise dos documentos curriculares traçamos um quadro comparativo entre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Paulista, notamos que: houve mudança no caráter legal de cada documento, na concepção sobre criança e infância e na organização curricular. Mesmo com essas constatações notamos que racionalidade instrumental tem tentado colonizar a Educação Infantil por meio de documentos curriculares prescritivos. Notamos que as concepções e encaminhamentos propostos nos documentos nacionais se replicaram nos documentos municipais. Nas conversas individuais os participantes caracterizaram seus discursos sobre os fazeres, olhares necessários no exercício da função e as mudanças curriculares. Na conversa coletiva, os participantes relataram que o aligeiramento nos prazos de consulta pública dos documentos BNCC e Currículo Paulista, impossibilitaram debates mais aprofundados e críticos, a propaganda encadeada pelo Ministério da Educação incomoda os coordenadores participantes, pois pode levar a uma culpabilização dos educadores. A conversa coletiva apresentou indícios de estabelecimento de Esfera Pública, onde os participantes se expressaram de forma livre e verbalizaram seus discursos de forma crítica e pública, buscando o Entendimento. Acreditamos que o trabalho tenha reverberado a necessidade dos atores educativos serem envolvidos nas discussões das políticas curriculares de forma mais aprofundada e com mais vagar, para que haja uma participação mais reflexiva e crítica.
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spelling Reforma curricular na educação infantil: entreolhares e intraolhares da coordenação pedagógicaCurricular reform in early childhood education: looking at oneself and at each other in pedagogical coordinationCoordenação pedagógicaEducação infantilAgir comunicativoReformas curricularesPedagogical coordinationChildren educationAct communicativeCurricular reformsEssa pesquisa tem por objetivo investigar as percepções dos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da Rede Municipal de São José do Rio Preto, a respeito da etapa de consulta pública no processo de reforma curricular encadeadas pelos documentos curriculares: Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, considerando suas ações articuladoras, mediadoras e formadoras. Para tal intento, apoiamo-nos no arcabouço teórico de Jürgen Habermas, especificamente nos conceitos de Ação Comunicativa e Esfera Pública. Acreditamos na relevância de reunirmos os coordenadores pedagógicos para essa discussão, pois de maneira geral os educadores têm reduzida capacidade de participar da construção das políticas educativas, e envolvendo-os em espaços de discussões podemos buscar a constituição de uma Esfera Pública como uma estrutura comunicacional escorada nas Associações Livres, onde esse aspecto poderá ser debatido. O estudo contou com uma análise documental sobre os documentos curriculares nacionais, estadual e municipal. Houve também o levantamento de produções acadêmicas sobre a coordenação pedagógica na Educação Infantil e pesquisas que envolviam Teoria do Agir Comunicativo em contextos educativos. Participaram do levantamento de campo seis coordenadores (as) pedagógicos (as) que foram envolvidos (as) em duas conversações: uma individual e outra coletiva em um grupo. Como resultados da análise dos documentos curriculares traçamos um quadro comparativo entre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Paulista, notamos que: houve mudança no caráter legal de cada documento, na concepção sobre criança e infância e na organização curricular. Mesmo com essas constatações notamos que racionalidade instrumental tem tentado colonizar a Educação Infantil por meio de documentos curriculares prescritivos. Notamos que as concepções e encaminhamentos propostos nos documentos nacionais se replicaram nos documentos municipais. Nas conversas individuais os participantes caracterizaram seus discursos sobre os fazeres, olhares necessários no exercício da função e as mudanças curriculares. Na conversa coletiva, os participantes relataram que o aligeiramento nos prazos de consulta pública dos documentos BNCC e Currículo Paulista, impossibilitaram debates mais aprofundados e críticos, a propaganda encadeada pelo Ministério da Educação incomoda os coordenadores participantes, pois pode levar a uma culpabilização dos educadores. A conversa coletiva apresentou indícios de estabelecimento de Esfera Pública, onde os participantes se expressaram de forma livre e verbalizaram seus discursos de forma crítica e pública, buscando o Entendimento. Acreditamos que o trabalho tenha reverberado a necessidade dos atores educativos serem envolvidos nas discussões das políticas curriculares de forma mais aprofundada e com mais vagar, para que haja uma participação mais reflexiva e crítica.This research aims to investigate the views of the Pedagogical Coordinators and Principal of Children Education in the city São José do Rio Preto, concerning the stage of public consultation in the curricular reform process chained by the curricular documents: Common National Curriculum and the Paulista Curriculum, considering the articulating, mediator and formator actions. For this purpose, we rely on Jürgen Habermas' academic framework, specifically in the concepts of Communicative Action and Public Sphere. We believe in the relevance of bringing together pedagogical coordinators for this discussion, because in general, educators have reduced the capacity to participate in the construction of educational and training policies, and involving spaces for discussions we can seek the Constitution of a Public Sphere as a communication structure anchored in the Free Associations, where this aspect may be discussed. This research had a documentary analysis on national, state and municipal curriculum documents. There was also the survey of academic productions on pedagogical coordination in Children Education and research involving Communicative Action Theory in educational settings. Six pedagogical coordinators participated in the field surveys who were involved in two interviews: one individual and the others in a discussion group. As results of the analysis of curricular documents we outlined a comparative framework between the National Curriculum for Children Education (RCNEI), the National Curriculum Guidelines for Education (DCNEIS), the Common National Base Curriculum (BNCC) and the Paulista Curriculum, we noticed that: there was a change in the legal character of each document, in the conception about child and childhood and in the curricular organization. Even with these findings we note that instrumental rationality has tried to colonize Children Education through prescriptive curriculum documents. We note that the conceptions and referrals proposed in national documents were replicated in municipal documents. In the individual interviews, the participants characterized their speeches about the doings, necessary looks in the exercise of the function and the curricular changes.In the discussion group, participants reported that the slightement in the deadlines of public consultation of BNCC documents and Paulista Curriculum, disabled and more critical arguments, the advertisement chained by the Education Ministry bothers the participating coordinators that can lead to a blaming of educators. The discussion group presented evidence of establishment of the Public Sphere, because the participants expressed themselves freely and verbalized their discourses in a critical and public way, seeking understanding. We believe that the work has reverberated the need for educational actors to be involved in the discussions of curricular policies in a more in depth and with more wandering, so that there is a more reflexive and critical participation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Peralta, Deise Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Novaes, Joana Inês2020-06-16T19:22:34Z2020-06-16T19:22:34Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19277900093165833004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:12:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192779Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:51:51.866734Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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