A abordagem psicanalítica de Walter Benjamin na interpretação da lírica baudelairiana em As flores do mal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreu, Rodrigo Caetano [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150121
Resumo: Este trabalho consiste no estudo do trabalho de análise e interpretação proposto por Walter Benjamin no seu projetado livro Charles Baudelaire, um poeta na época do capitalismo avançado, especificamente no capítulo "Sobre alguns motivos na obra de Baudelaire", em que a criação poética é destacada como mecanismo de defesa. Na interpretação de Benjamin, o poeta Baudelaire, ao se sentir ameaçado e constrangido pelas adversidades repressivas do corpo social, defende-se na e com a poesia que escreve. Nesse âmbito, o próprio poeta se intitula um “esgrimista”, que se utiliza do seu material de trabalho, o lápis e a caneta, como armas de defesa no duelo contra os percalços externos de uma sociedade que sofreu com as contradições pós-revolução industrial, principalmente no que diz respeito à exploração da força de trabalho dos empregados das indústrias e suas consequências sociais. Tal interpretação resultou na formulação do conceito de experiência de choque, de que nos valemos como medium de reflexão para compreender outra: a análise benjaminiana da experiência anterior e posterior ao excesso de estímulos sofridos pelo homem da modernidade. Tendo por base essa perspectiva, também investigamos a criação poética a partir da relação existente entre a poeticidade de Baudelaire e a tese freudiana, vinculada à psicanálise, cuja principal premissa é a existência de um mecanismo de defesa por parte da consciência humana em face aos estímulos externos e internos. Com isso, entendemos a maneira como Benjamim encarou a composição de Charles Baudelaire em todas as nuances da estruturação psicológica do indivíduo. Dentro dessa proposta, os instrumentos teóricos essenciais à realização da pesquisa estão ligados, de um modo geral, às relações que se estabelecem entre a criação poética, a análise histórica concomitante à vida do poeta e aspectos pontuais da teoria freudiana e de seus seguidores sobre os mecanismos de defesa. Assim, notamos que o projetado livro de Walter Benjamin, com sua estilística interpretativa própria e inovadora, perpassa as mais distintas faces da modernidade, possibilitando uma crítica pautada na percepção e compreensão da realidade pelas lentes das vertentes sociológica e psicanalítica.
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Nesse âmbito, o próprio poeta se intitula um “esgrimista”, que se utiliza do seu material de trabalho, o lápis e a caneta, como armas de defesa no duelo contra os percalços externos de uma sociedade que sofreu com as contradições pós-revolução industrial, principalmente no que diz respeito à exploração da força de trabalho dos empregados das indústrias e suas consequências sociais. Tal interpretação resultou na formulação do conceito de experiência de choque, de que nos valemos como medium de reflexão para compreender outra: a análise benjaminiana da experiência anterior e posterior ao excesso de estímulos sofridos pelo homem da modernidade. Tendo por base essa perspectiva, também investigamos a criação poética a partir da relação existente entre a poeticidade de Baudelaire e a tese freudiana, vinculada à psicanálise, cuja principal premissa é a existência de um mecanismo de defesa por parte da consciência humana em face aos estímulos externos e internos. Com isso, entendemos a maneira como Benjamim encarou a composição de Charles Baudelaire em todas as nuances da estruturação psicológica do indivíduo. Dentro dessa proposta, os instrumentos teóricos essenciais à realização da pesquisa estão ligados, de um modo geral, às relações que se estabelecem entre a criação poética, a análise histórica concomitante à vida do poeta e aspectos pontuais da teoria freudiana e de seus seguidores sobre os mecanismos de defesa. Assim, notamos que o projetado livro de Walter Benjamin, com sua estilística interpretativa própria e inovadora, perpassa as mais distintas faces da modernidade, possibilitando uma crítica pautada na percepção e compreensão da realidade pelas lentes das vertentes sociológica e psicanalítica.This work consist in the work of analysis and interpretation propost for Walter Benjamin, in your project book Charles Baudelaire a poet in advanced capitalism, specifically in chapter about some reasons in the work of Baudelaire, in which the poetic creation is highlighted as defense mechanisms. To Benjamin, when he feels threatened and uncomfortable for adversid repressive of body social, Baudelaire defends himself with his poetry whos writes. In this context on poet himself is called a “fencer” which uses the work material, pencil and pen as defensive weapons in the duel against external mishaps of a society that suffered from post industrial revolution contradictions, mainly in what respect of exploration of the force to work of employees of industries and yours consequences social. Such interpretation resulted in formulation concept of shock experience that we will use as a medium of reflection to understand another: benjaminian analysis of previous experience and after the excess stimuli suffered by the man in modernity. Based on this perspective also investigate the poetic creation from the relationship between will psychoanalysis, whose main premise is the existence of a defense mechanism of the human consciousness in college to external stimuli and internal. We understand the way Benjamin stared at Charles Baudelaire composition in all the nuances of the individual psychological structure. In this proposal, essences theoretical tools will carry out the research are linked, in general, ace relations established between the poetic creation, historical concomitant analysis of the poet´s life and specific aspects of Freud´s theory and his followers on the defense mechanism. Thus we note that the book Walter Benjamin: Charles Baudelaire a poet in advanced capitalism, with its own innovative interpretive stylistic runs through the most different faces of modernity, allowing a critical guided by the reality show through the lens of the sociological and psychoanalyst aspects.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amorim, Orlando Nunes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andreu, Rodrigo Caetano [UNESP]2017-04-11T20:37:58Z2017-04-11T20:37:58Z2017-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15012100088382733004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:30:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150121Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:14:14.677645Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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