As contribuições das políticas públicas na construção de escolas sustentáveis nos municípios de Morro Agudo e Orlândia - interior do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Carla Cristina de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193075
Resumo: Essa dissertação apresenta uma análise sobre as políticas públicas – Projeto Escola Sustentável de âmbito federal, Programa Município VerdeAzul de âmbito estadual e suas contribuições para escolas que pretendem implantar a sustentabilidade em suas práticas diárias.Para o desenvolvimento da análise, três escolas do interior do estado de São Paulo colaboraram com a pesquisa, sendo uma delas certificada como Implantação Modelo de Sustentabilidade - IMS.A idéia central do estudo foi analisar o perfil das unidades, verificar se as políticas ambientais estavam contribuindo eficazmente com a construção desses espaços.Os principais objetivos foramanalisar o posicionamento dos gestores e docentes em relação ao tema sustentabilidade.Investigar a veracidade de certificações ambientais conquistadas pelas unidades e a elaboração de um aplicativo com propostas de ações como incentivo a implantação de novas escolas modelo em sustentabilidade. A pesquisa fundamentou-se nos requisitos propostos do Projeto Escola Sustentável e nas diretivas específica do Programa Município VerdeAzul e em autores que discutem a sustentabilidade em espaços escolares. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a pesquisa de campo, questionários, entrevistas com gestores, coordenadores e representantes das secretarias da educação e do meio ambiente e análise documental.Os dados foram analisados de acordo com as categorias apontadas na coleta de dados, à luz da literatura consultada. O resultado positivo da pesquisa aponta que a certificação Implantação Modelo de Sustentabilidade –IMS, reconhecida a uma das unidades pelo Programa Município VerdeAzul está em conformidade com o cumprimento das diretivas propostas pelo programa e continua sendo eficaz e avaliado a cada dois anos. Em relação ao Projeto Escola Sustentável, foi tido como desconhecido pelos envolvidos. Concluiu-se que a conquista do título de escola sustentável é real basta colocar em prática ações propostas pelas políticas ambientais existentes, estendendo suas responsabilidades para gerações atuais e futuras. Buscando novas maneiras de pensar e agir individual ou coletivamente em relação à sustentabilidade, contribuindo com a melhoria das atividades cotidianas nas unidades escolares.
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A pesquisa fundamentou-se nos requisitos propostos do Projeto Escola Sustentável e nas diretivas específica do Programa Município VerdeAzul e em autores que discutem a sustentabilidade em espaços escolares. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a pesquisa de campo, questionários, entrevistas com gestores, coordenadores e representantes das secretarias da educação e do meio ambiente e análise documental.Os dados foram analisados de acordo com as categorias apontadas na coleta de dados, à luz da literatura consultada. O resultado positivo da pesquisa aponta que a certificação Implantação Modelo de Sustentabilidade –IMS, reconhecida a uma das unidades pelo Programa Município VerdeAzul está em conformidade com o cumprimento das diretivas propostas pelo programa e continua sendo eficaz e avaliado a cada dois anos. Em relação ao Projeto Escola Sustentável, foi tido como desconhecido pelos envolvidos. Concluiu-se que a conquista do título de escola sustentável é real basta colocar em prática ações propostas pelas políticas ambientais existentes, estendendo suas responsabilidades para gerações atuais e futuras. Buscando novas maneiras de pensar e agir individual ou coletivamente em relação à sustentabilidade, contribuindo com a melhoria das atividades cotidianas nas unidades escolares.This research work presents an analysis of public policies - Sustainable School Project of federal scope, Program Municipality GreenBlue state level and their contributions to schools that intend to implement sustainability in their daily practices. For the development of the analysis, three schools in the inland of the state of São Paulo collaborated with the research, one of which was certified as a Sustainability Model Implementation - IMS. The central idea of the study was to analyze the profile of the units, to verify if the environmental policies were contributing effectively to the construction of these spaces. The main objectives were to analyze the position of managers and teachers in relation to the sustainability theme. Investigate the veracity of environmental certifications achieved by the units and the elaboration of an application with proposals for actions to encourage the implementation of new model schools in sustainability. The research was based on the proposed requirements of the Sustainable School Project and on the specific guidelines of the Program Municipality GreenBlue and on authors who discuss sustainability in school spaces. The instruments used for data collection were field research, questionnaires, interviews with managers, coordinators and representatives of the departments of education and the environment and documentary analysis. The data were analyzed according to the categories indicated in the data collection, in the light of the consulted literature. The positive result of the research points out that the certification Implantation Model of Sustainability - IMS, recognized to one of the units by the Program Municipality GreenBlue is in compliance with the guidelines proposed by the program and continues to be effective and evaluated every two years. Regarding the Sustainable School Project, it was considered unknown by those involved. It was concluded that the achievement of the title of sustainable school is real, just put into practice actions proposed by the existing environmental policies, extending its responsibilities to current and future generations. Seeking new ways of thinking and acting individually or collectively in relation to sustainability, contributing to the improvement of daily activities in school units.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sant'Anna, Fernanda Mello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Carla Cristina de2020-07-30T12:38:55Z2020-07-30T12:38:55Z2020-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19307533004072069P567596108009226580000-0003-1163-0588porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193075Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:41:48.921670Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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