Relações de poder-saber de membros de empreendimentos econômicos solidários no cenário do trabalho e da educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geisa Zilli Shinkawa da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182143
Resumo: Este trabalho versa sobre os saberes matemáticos e do trabalho de membros de empreendimentos econômicos solidários e tem como objetivo analisar como se dão as relações de poder-saber destes membros no cenário do trabalho e da educação matemática. Com o intuito de alcançar o objetivo, o referencial teórico adotado consiste em elementos da etnomatemática, Economia Solidária, relações de trabalho no contexto da Economia Solidária, relações de poder-saber em sentido foucaultiano e educação para a liberdade freiriana. Tal pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com produção de dados por meio de entrevistas semiestruturadas audiogravadas, observação participante e participação em reuniões junto aos membros do NuMI-Ecosol com anotações no diário de campo da pesquisadora. A análise dos dados se deu com base nos pressupostos teóricos da análise textual discursiva. Após análise dos dados, evidenciamos que a educação e a educação matemática, em sua perspectiva etnomatemática, começam a fazer parte do cotidiano de vida e trabalho destes cooperados após a inserção nos empreendimentos e com o passar do tempo, esta presença vai se intensificando; antes disso, tais saberes eram negados aos cooperados, tais como os empregos formais e as condições mínimas de transcendência destas condições devido à vulnerabilidade social dos envolvidos. No contexto da Economia Solidária e trabalho destacamos a parceria e apoio oferecidos pelo NuMI-EcoSol, especialmente quando pensamos em incubação, apoio contínuo em meio às relações de trabalho e promoção de formações que proporcionam importantes saberes aos cooperados e, para a maioria, a recuperação, ainda que parcial, de sua dignidade cultural e social. Por meio das falas dos entrevistados, acreditamos também que o grupo de pesquisa EduMatEcoSol tem causado um impacto positivo para os membros no contexto da educação matemática não formal e contextualizada à realidade.
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