Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141577 |
Resumo: | Este relato de experiência é relativo ao projeto Núcleo de Ensino da UNESP que foi idealizado e concebido a partir da proposta de trabalho com as ‘Vivências com a Natureza’, baseadas na técnica do aprendizado seqüencial, que se propõe a pensar e refletir sobre uma proposta pedagógica centrada no desenvolvimento de práticas lúdicas e educativas em contato com a natureza de modo a estimular os sentidos, os sentimentos e as percepções dos educandos, para então, em função dos benefícios e dos potenciais proporcionados pelo processo vivencial, poder contribuir com o aprendizado escolar do educando, já que parte-se do ponto que este processo estimulará o respeito, a diversidade, o pensamento, os sentidos e sentimentos, a criatividade, a inspiração, o senso crítico, entre outros, de modo a promover o desenvolvimento humano integral, e, além disso, estimulará e sensibilizará para as questões socioambientais. Para tanto, objetivou compreender o processo de educação vivencial em contato com a natureza a partir do desenvolvimento de práticas de estudo do meio baseadas na técnica de aprendizado seqüencial como forma de estímulo aos sentidos e sentimentos de amor e criatividade para a contribuição ao processo de aprendizagem e desenvolvimento humano dos educandos. As vivências foram desenvolvidas com 06 turmas (em torno de 150 estudantes) do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho, no município de Rosana, entre os meses de novembro e dezembro de 2013, os quais foram levados a Trilha do Cedro na Estação Ecológica do Caiuá (unidade de conservação localizada entre os municípios de Rosana/SP e Diamante do Norte/PR). |
id |
UNSP_a170b1eac84d23d15d3c158d4a56157b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141577 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escolaVivências com a naturezaAprendizado sequencialEducação ambientalEste relato de experiência é relativo ao projeto Núcleo de Ensino da UNESP que foi idealizado e concebido a partir da proposta de trabalho com as ‘Vivências com a Natureza’, baseadas na técnica do aprendizado seqüencial, que se propõe a pensar e refletir sobre uma proposta pedagógica centrada no desenvolvimento de práticas lúdicas e educativas em contato com a natureza de modo a estimular os sentidos, os sentimentos e as percepções dos educandos, para então, em função dos benefícios e dos potenciais proporcionados pelo processo vivencial, poder contribuir com o aprendizado escolar do educando, já que parte-se do ponto que este processo estimulará o respeito, a diversidade, o pensamento, os sentidos e sentimentos, a criatividade, a inspiração, o senso crítico, entre outros, de modo a promover o desenvolvimento humano integral, e, além disso, estimulará e sensibilizará para as questões socioambientais. Para tanto, objetivou compreender o processo de educação vivencial em contato com a natureza a partir do desenvolvimento de práticas de estudo do meio baseadas na técnica de aprendizado seqüencial como forma de estímulo aos sentidos e sentimentos de amor e criatividade para a contribuição ao processo de aprendizagem e desenvolvimento humano dos educandos. As vivências foram desenvolvidas com 06 turmas (em torno de 150 estudantes) do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho, no município de Rosana, entre os meses de novembro e dezembro de 2013, os quais foram levados a Trilha do Cedro na Estação Ecológica do Caiuá (unidade de conservação localizada entre os municípios de Rosana/SP e Diamante do Norte/PR).Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Rosana, Departamento de Turismo, Rosana, SP, BrasilSecretaria de Educação do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Rosana, Departamento de Turismo, Rosana, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Secretaria de Educação do Estado de São PauloBueno, Fernando Protti [UNESP]Almeida, Kellyton Cristian2016-07-19T12:59:35Z2016-07-19T12:59:35Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4580-4592application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4580-45922357-7819http://hdl.handle.net/11449/141577ISSN2357-7819-2014-4580-4592.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-06T18:56:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141577Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T18:56:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola |
title |
Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola |
spellingShingle |
Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola Bueno, Fernando Protti [UNESP] Vivências com a natureza Aprendizado sequencial Educação ambiental |
title_short |
Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola |
title_full |
Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola |
title_fullStr |
Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola |
title_full_unstemmed |
Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola |
title_sort |
Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola |
author |
Bueno, Fernando Protti [UNESP] |
author_facet |
Bueno, Fernando Protti [UNESP] Almeida, Kellyton Cristian |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Kellyton Cristian |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Secretaria de Educação do Estado de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Fernando Protti [UNESP] Almeida, Kellyton Cristian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vivências com a natureza Aprendizado sequencial Educação ambiental |
topic |
Vivências com a natureza Aprendizado sequencial Educação ambiental |
description |
Este relato de experiência é relativo ao projeto Núcleo de Ensino da UNESP que foi idealizado e concebido a partir da proposta de trabalho com as ‘Vivências com a Natureza’, baseadas na técnica do aprendizado seqüencial, que se propõe a pensar e refletir sobre uma proposta pedagógica centrada no desenvolvimento de práticas lúdicas e educativas em contato com a natureza de modo a estimular os sentidos, os sentimentos e as percepções dos educandos, para então, em função dos benefícios e dos potenciais proporcionados pelo processo vivencial, poder contribuir com o aprendizado escolar do educando, já que parte-se do ponto que este processo estimulará o respeito, a diversidade, o pensamento, os sentidos e sentimentos, a criatividade, a inspiração, o senso crítico, entre outros, de modo a promover o desenvolvimento humano integral, e, além disso, estimulará e sensibilizará para as questões socioambientais. Para tanto, objetivou compreender o processo de educação vivencial em contato com a natureza a partir do desenvolvimento de práticas de estudo do meio baseadas na técnica de aprendizado seqüencial como forma de estímulo aos sentidos e sentimentos de amor e criatividade para a contribuição ao processo de aprendizagem e desenvolvimento humano dos educandos. As vivências foram desenvolvidas com 06 turmas (em torno de 150 estudantes) do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho, no município de Rosana, entre os meses de novembro e dezembro de 2013, os quais foram levados a Trilha do Cedro na Estação Ecológica do Caiuá (unidade de conservação localizada entre os municípios de Rosana/SP e Diamante do Norte/PR). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:35Z 2016-07-19T12:59:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4580-4592 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141577 ISSN2357-7819-2014-4580-4592.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141577 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4580-4592 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-4580-4592.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4580-4592 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128115655835648 |