Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Fernando Protti [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Almeida, Kellyton Cristian
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141577
Resumo: Este relato de experiência é relativo ao projeto Núcleo de Ensino da UNESP que foi idealizado e concebido a partir da proposta de trabalho com as ‘Vivências com a Natureza’, baseadas na técnica do aprendizado seqüencial, que se propõe a pensar e refletir sobre uma proposta pedagógica centrada no desenvolvimento de práticas lúdicas e educativas em contato com a natureza de modo a estimular os sentidos, os sentimentos e as percepções dos educandos, para então, em função dos benefícios e dos potenciais proporcionados pelo processo vivencial, poder contribuir com o aprendizado escolar do educando, já que parte-se do ponto que este processo estimulará o respeito, a diversidade, o pensamento, os sentidos e sentimentos, a criatividade, a inspiração, o senso crítico, entre outros, de modo a promover o desenvolvimento humano integral, e, além disso, estimulará e sensibilizará para as questões socioambientais. Para tanto, objetivou compreender o processo de educação vivencial em contato com a natureza a partir do desenvolvimento de práticas de estudo do meio baseadas na técnica de aprendizado seqüencial como forma de estímulo aos sentidos e sentimentos de amor e criatividade para a contribuição ao processo de aprendizagem e desenvolvimento humano dos educandos. As vivências foram desenvolvidas com 06 turmas (em torno de 150 estudantes) do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho, no município de Rosana, entre os meses de novembro e dezembro de 2013, os quais foram levados a Trilha do Cedro na Estação Ecológica do Caiuá (unidade de conservação localizada entre os municípios de Rosana/SP e Diamante do Norte/PR).
id UNSP_a170b1eac84d23d15d3c158d4a56157b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141577
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escolaVivências com a naturezaAprendizado sequencialEducação ambientalEste relato de experiência é relativo ao projeto Núcleo de Ensino da UNESP que foi idealizado e concebido a partir da proposta de trabalho com as ‘Vivências com a Natureza’, baseadas na técnica do aprendizado seqüencial, que se propõe a pensar e refletir sobre uma proposta pedagógica centrada no desenvolvimento de práticas lúdicas e educativas em contato com a natureza de modo a estimular os sentidos, os sentimentos e as percepções dos educandos, para então, em função dos benefícios e dos potenciais proporcionados pelo processo vivencial, poder contribuir com o aprendizado escolar do educando, já que parte-se do ponto que este processo estimulará o respeito, a diversidade, o pensamento, os sentidos e sentimentos, a criatividade, a inspiração, o senso crítico, entre outros, de modo a promover o desenvolvimento humano integral, e, além disso, estimulará e sensibilizará para as questões socioambientais. Para tanto, objetivou compreender o processo de educação vivencial em contato com a natureza a partir do desenvolvimento de práticas de estudo do meio baseadas na técnica de aprendizado seqüencial como forma de estímulo aos sentidos e sentimentos de amor e criatividade para a contribuição ao processo de aprendizagem e desenvolvimento humano dos educandos. As vivências foram desenvolvidas com 06 turmas (em torno de 150 estudantes) do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho, no município de Rosana, entre os meses de novembro e dezembro de 2013, os quais foram levados a Trilha do Cedro na Estação Ecológica do Caiuá (unidade de conservação localizada entre os municípios de Rosana/SP e Diamante do Norte/PR).Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Rosana, Departamento de Turismo, Rosana, SP, BrasilSecretaria de Educação do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Rosana, Departamento de Turismo, Rosana, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Secretaria de Educação do Estado de São PauloBueno, Fernando Protti [UNESP]Almeida, Kellyton Cristian2016-07-19T12:59:35Z2016-07-19T12:59:35Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4580-4592application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4580-45922357-7819http://hdl.handle.net/11449/141577ISSN2357-7819-2014-4580-4592.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-06T18:56:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141577Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T18:56:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola
title Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola
spellingShingle Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola
Bueno, Fernando Protti [UNESP]
Vivências com a natureza
Aprendizado sequencial
Educação ambiental
title_short Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola
title_full Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola
title_fullStr Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola
title_full_unstemmed Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola
title_sort Vivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escola
author Bueno, Fernando Protti [UNESP]
author_facet Bueno, Fernando Protti [UNESP]
Almeida, Kellyton Cristian
author_role author
author2 Almeida, Kellyton Cristian
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Fernando Protti [UNESP]
Almeida, Kellyton Cristian
dc.subject.por.fl_str_mv Vivências com a natureza
Aprendizado sequencial
Educação ambiental
topic Vivências com a natureza
Aprendizado sequencial
Educação ambiental
description Este relato de experiência é relativo ao projeto Núcleo de Ensino da UNESP que foi idealizado e concebido a partir da proposta de trabalho com as ‘Vivências com a Natureza’, baseadas na técnica do aprendizado seqüencial, que se propõe a pensar e refletir sobre uma proposta pedagógica centrada no desenvolvimento de práticas lúdicas e educativas em contato com a natureza de modo a estimular os sentidos, os sentimentos e as percepções dos educandos, para então, em função dos benefícios e dos potenciais proporcionados pelo processo vivencial, poder contribuir com o aprendizado escolar do educando, já que parte-se do ponto que este processo estimulará o respeito, a diversidade, o pensamento, os sentidos e sentimentos, a criatividade, a inspiração, o senso crítico, entre outros, de modo a promover o desenvolvimento humano integral, e, além disso, estimulará e sensibilizará para as questões socioambientais. Para tanto, objetivou compreender o processo de educação vivencial em contato com a natureza a partir do desenvolvimento de práticas de estudo do meio baseadas na técnica de aprendizado seqüencial como forma de estímulo aos sentidos e sentimentos de amor e criatividade para a contribuição ao processo de aprendizagem e desenvolvimento humano dos educandos. As vivências foram desenvolvidas com 06 turmas (em torno de 150 estudantes) do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho, no município de Rosana, entre os meses de novembro e dezembro de 2013, os quais foram levados a Trilha do Cedro na Estação Ecológica do Caiuá (unidade de conservação localizada entre os municípios de Rosana/SP e Diamante do Norte/PR).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:35Z
2016-07-19T12:59:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4580-4592
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141577
ISSN2357-7819-2014-4580-4592.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141577
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4580-4592
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4580-4592.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4580-4592
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128115655835648