Simulação dos ciclos de potência combinados de Brayton e Rankine no software coco ( Cape Open to Cape Open)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Bruno Britto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236609
Resumo: A mudança de paradigma causada pelas mudanças climáticas e pela crise dos apagões de 2001 fizeram o governo repensar a sua matriz elétrica de geração. A partir dessa ruptura desencadeada na década de 2000 a participação das usinas termoelétricas a gás natural aumentou, substituindo o uso de outros combustíveis fósseis mais poluentes no entretempo. O presente trabalho tem o propósito de simular no software COCO (Cape Open to Cape Open) o funcionamento de uma usina termoelétrica a gás natural que usava o ciclo combinado de Brayton e Rankine para gerar eletricidade, bem como avaliar a sua eficiência térmica de acordo com as premissas de eficiências isentrópicas de equipamentos estabelecidos. Os resultados revelam uma eficiência térmica do ciclo combinado de 63,82%, de acordo com a literatura e com maior eficiência que o ciclo combinado de Brayton, com 39,65%.
id UNSP_a1c812e6cda4b1b612f8ff2570584a84
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236609
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Simulação dos ciclos de potência combinados de Brayton e Rankine no software coco ( Cape Open to Cape Open)Simulation of combined power cycles of Brayton and Rankine in Coco software (Cape Open to Cape Open)SimulaçãoBraytonRankineA mudança de paradigma causada pelas mudanças climáticas e pela crise dos apagões de 2001 fizeram o governo repensar a sua matriz elétrica de geração. A partir dessa ruptura desencadeada na década de 2000 a participação das usinas termoelétricas a gás natural aumentou, substituindo o uso de outros combustíveis fósseis mais poluentes no entretempo. O presente trabalho tem o propósito de simular no software COCO (Cape Open to Cape Open) o funcionamento de uma usina termoelétrica a gás natural que usava o ciclo combinado de Brayton e Rankine para gerar eletricidade, bem como avaliar a sua eficiência térmica de acordo com as premissas de eficiências isentrópicas de equipamentos estabelecidos. Os resultados revelam uma eficiência térmica do ciclo combinado de 63,82%, de acordo com a literatura e com maior eficiência que o ciclo combinado de Brayton, com 39,65%.The paradigm shift caused by climate change and the 2001 blackout crisis made the Brazilian government rethink its electricity generation matrix. From this rupture triggered in the 2000s, the share of natural gas thermoelectric plants increased, replacing the use of other more polluting fossil fuels in the meantime. The present work aims to simulate in COCO software (Cape Open to Cape Open) the operation of a natural gas thermoelectric plant that uses the combined Brayton and Rankine cycle to generate electricity, as well as to evaluate its thermal efficiency according to the assumptions of isentropic equipment efficiencies established. The results reveal a combined cycle thermal efficiency of 63.82%, according to the literature and with greater efficiency than the Brayton thermodynamic cycle, with 39.65%.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, Gustavo Nakamura Alves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Melo, Bruno Britto2022-09-16T13:24:06Z2022-09-16T13:24:06Z2022-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-05T06:04:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236609Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:04:12.254098Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação dos ciclos de potência combinados de Brayton e Rankine no software coco ( Cape Open to Cape Open)
Simulation of combined power cycles of Brayton and Rankine in Coco software (Cape Open to Cape Open)
title Simulação dos ciclos de potência combinados de Brayton e Rankine no software coco ( Cape Open to Cape Open)
spellingShingle Simulação dos ciclos de potência combinados de Brayton e Rankine no software coco ( Cape Open to Cape Open)
Melo, Bruno Britto
Simulação
Brayton
Rankine
title_short Simulação dos ciclos de potência combinados de Brayton e Rankine no software coco ( Cape Open to Cape Open)
title_full Simulação dos ciclos de potência combinados de Brayton e Rankine no software coco ( Cape Open to Cape Open)
title_fullStr Simulação dos ciclos de potência combinados de Brayton e Rankine no software coco ( Cape Open to Cape Open)
title_full_unstemmed Simulação dos ciclos de potência combinados de Brayton e Rankine no software coco ( Cape Open to Cape Open)
title_sort Simulação dos ciclos de potência combinados de Brayton e Rankine no software coco ( Cape Open to Cape Open)
author Melo, Bruno Britto
author_facet Melo, Bruno Britto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Gustavo Nakamura Alves [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Bruno Britto
dc.subject.por.fl_str_mv Simulação
Brayton
Rankine
topic Simulação
Brayton
Rankine
description A mudança de paradigma causada pelas mudanças climáticas e pela crise dos apagões de 2001 fizeram o governo repensar a sua matriz elétrica de geração. A partir dessa ruptura desencadeada na década de 2000 a participação das usinas termoelétricas a gás natural aumentou, substituindo o uso de outros combustíveis fósseis mais poluentes no entretempo. O presente trabalho tem o propósito de simular no software COCO (Cape Open to Cape Open) o funcionamento de uma usina termoelétrica a gás natural que usava o ciclo combinado de Brayton e Rankine para gerar eletricidade, bem como avaliar a sua eficiência térmica de acordo com as premissas de eficiências isentrópicas de equipamentos estabelecidos. Os resultados revelam uma eficiência térmica do ciclo combinado de 63,82%, de acordo com a literatura e com maior eficiência que o ciclo combinado de Brayton, com 39,65%.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-16T13:24:06Z
2022-09-16T13:24:06Z
2022-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/236609
url http://hdl.handle.net/11449/236609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128311201628160