Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tommaselli, Guilherme Costa Garcia [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96330
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo realizar uma investigação sobre os conceitos de formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno e mais especificamente na coletânea de texto “Educação e emancipação”. O conceito de Halbbildung (semiformação) desenvolvido por Adorno é fundamental para realizar uma análise da educação, sendo, portanto, central em nossa análise. Os textos em que o autor trata da educação são um valioso referencial teórico, visto que representam uma poderosa ferramenta de reflexão crítica dessa sociedade, que, traz em si o germe da barbárie, da semiformação. Para tanto, o caminho escolhido para essa reflexão perpassa a compreensão dos conceitos de Bildung (formação cultural), Halbbildung (semiformação), assim como emancipação, articulando-os ao conceito de educação
id UNSP_a22cb8ff318118112b8d8f0fbd8f21ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96330
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor AdornoAdorno, Theodor - 1903-1969EducaçãoEducação - FilosofiaA presente dissertação tem como objetivo realizar uma investigação sobre os conceitos de formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno e mais especificamente na coletânea de texto “Educação e emancipação”. O conceito de Halbbildung (semiformação) desenvolvido por Adorno é fundamental para realizar uma análise da educação, sendo, portanto, central em nossa análise. Os textos em que o autor trata da educação são um valioso referencial teórico, visto que representam uma poderosa ferramenta de reflexão crítica dessa sociedade, que, traz em si o germe da barbárie, da semiformação. Para tanto, o caminho escolhido para essa reflexão perpassa a compreensão dos conceitos de Bildung (formação cultural), Halbbildung (semiformação), assim como emancipação, articulando-os ao conceito de educaçãoThe present work aims to conduct an investigation into the concepts of training and educational semi-formation, in the writings of Theodor Adorno, specifically in the collection Education and Emancipation. The concept of Halbbildung (semi-formation), developed by Adorno, is critical to perform an analysis of education, therefore, central to our analysis. The texts in which the author comes to education are a valuable theory, since they represent a powerful tool for critical reflection about capitalist society, which brings the germ of barbarity, of semi-erudition in itself. For this purpose we have chosen for this reflection pervades the understanding of the concepts of Bildung (cultural background), Halbbildung (semi-formation), as well as emancipation, linking them to the concept of educationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tommaselli, Guilherme Costa Garcia [UNESP]2014-06-11T19:28:17Z2014-06-11T19:28:17Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 f.application/pdfTOMMASELLI, Guilherme Costa Garcia. Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/96330000721992tommaselli_gcg_me_mar.pdf33004110040P50461413357036740Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:08:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96330Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno
title Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno
spellingShingle Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno
Tommaselli, Guilherme Costa Garcia [UNESP]
Adorno, Theodor - 1903-1969
Educação
Educação - Filosofia
title_short Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno
title_full Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno
title_fullStr Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno
title_full_unstemmed Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno
title_sort Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno
author Tommaselli, Guilherme Costa Garcia [UNESP]
author_facet Tommaselli, Guilherme Costa Garcia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tommaselli, Guilherme Costa Garcia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Adorno, Theodor - 1903-1969
Educação
Educação - Filosofia
topic Adorno, Theodor - 1903-1969
Educação
Educação - Filosofia
description A presente dissertação tem como objetivo realizar uma investigação sobre os conceitos de formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno e mais especificamente na coletânea de texto “Educação e emancipação”. O conceito de Halbbildung (semiformação) desenvolvido por Adorno é fundamental para realizar uma análise da educação, sendo, portanto, central em nossa análise. Os textos em que o autor trata da educação são um valioso referencial teórico, visto que representam uma poderosa ferramenta de reflexão crítica dessa sociedade, que, traz em si o germe da barbárie, da semiformação. Para tanto, o caminho escolhido para essa reflexão perpassa a compreensão dos conceitos de Bildung (formação cultural), Halbbildung (semiformação), assim como emancipação, articulando-os ao conceito de educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-06-11T19:28:17Z
2014-06-11T19:28:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOMMASELLI, Guilherme Costa Garcia. Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/96330
000721992
tommaselli_gcg_me_mar.pdf
33004110040P5
0461413357036740
identifier_str_mv TOMMASELLI, Guilherme Costa Garcia. Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
000721992
tommaselli_gcg_me_mar.pdf
33004110040P5
0461413357036740
url http://hdl.handle.net/11449/96330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128116645691392