Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96330 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo realizar uma investigação sobre os conceitos de formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno e mais especificamente na coletânea de texto “Educação e emancipação”. O conceito de Halbbildung (semiformação) desenvolvido por Adorno é fundamental para realizar uma análise da educação, sendo, portanto, central em nossa análise. Os textos em que o autor trata da educação são um valioso referencial teórico, visto que representam uma poderosa ferramenta de reflexão crítica dessa sociedade, que, traz em si o germe da barbárie, da semiformação. Para tanto, o caminho escolhido para essa reflexão perpassa a compreensão dos conceitos de Bildung (formação cultural), Halbbildung (semiformação), assim como emancipação, articulando-os ao conceito de educação |
id |
UNSP_a22cb8ff318118112b8d8f0fbd8f21ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/96330 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor AdornoAdorno, Theodor - 1903-1969EducaçãoEducação - FilosofiaA presente dissertação tem como objetivo realizar uma investigação sobre os conceitos de formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno e mais especificamente na coletânea de texto “Educação e emancipação”. O conceito de Halbbildung (semiformação) desenvolvido por Adorno é fundamental para realizar uma análise da educação, sendo, portanto, central em nossa análise. Os textos em que o autor trata da educação são um valioso referencial teórico, visto que representam uma poderosa ferramenta de reflexão crítica dessa sociedade, que, traz em si o germe da barbárie, da semiformação. Para tanto, o caminho escolhido para essa reflexão perpassa a compreensão dos conceitos de Bildung (formação cultural), Halbbildung (semiformação), assim como emancipação, articulando-os ao conceito de educaçãoThe present work aims to conduct an investigation into the concepts of training and educational semi-formation, in the writings of Theodor Adorno, specifically in the collection Education and Emancipation. The concept of Halbbildung (semi-formation), developed by Adorno, is critical to perform an analysis of education, therefore, central to our analysis. The texts in which the author comes to education are a valuable theory, since they represent a powerful tool for critical reflection about capitalist society, which brings the germ of barbarity, of semi-erudition in itself. For this purpose we have chosen for this reflection pervades the understanding of the concepts of Bildung (cultural background), Halbbildung (semi-formation), as well as emancipation, linking them to the concept of educationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tommaselli, Guilherme Costa Garcia [UNESP]2014-06-11T19:28:17Z2014-06-11T19:28:17Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 f.application/pdfTOMMASELLI, Guilherme Costa Garcia. Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/96330000721992tommaselli_gcg_me_mar.pdf33004110040P50461413357036740Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:08:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96330Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:08:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno |
title |
Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno |
spellingShingle |
Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno Tommaselli, Guilherme Costa Garcia [UNESP] Adorno, Theodor - 1903-1969 Educação Educação - Filosofia |
title_short |
Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno |
title_full |
Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno |
title_fullStr |
Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno |
title_full_unstemmed |
Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno |
title_sort |
Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno |
author |
Tommaselli, Guilherme Costa Garcia [UNESP] |
author_facet |
Tommaselli, Guilherme Costa Garcia [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tommaselli, Guilherme Costa Garcia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adorno, Theodor - 1903-1969 Educação Educação - Filosofia |
topic |
Adorno, Theodor - 1903-1969 Educação Educação - Filosofia |
description |
A presente dissertação tem como objetivo realizar uma investigação sobre os conceitos de formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno e mais especificamente na coletânea de texto “Educação e emancipação”. O conceito de Halbbildung (semiformação) desenvolvido por Adorno é fundamental para realizar uma análise da educação, sendo, portanto, central em nossa análise. Os textos em que o autor trata da educação são um valioso referencial teórico, visto que representam uma poderosa ferramenta de reflexão crítica dessa sociedade, que, traz em si o germe da barbárie, da semiformação. Para tanto, o caminho escolhido para essa reflexão perpassa a compreensão dos conceitos de Bildung (formação cultural), Halbbildung (semiformação), assim como emancipação, articulando-os ao conceito de educação |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2014-06-11T19:28:17Z 2014-06-11T19:28:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TOMMASELLI, Guilherme Costa Garcia. Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. http://hdl.handle.net/11449/96330 000721992 tommaselli_gcg_me_mar.pdf 33004110040P5 0461413357036740 |
identifier_str_mv |
TOMMASELLI, Guilherme Costa Garcia. Formação e semiformação nos escritos educacionais de Theodor Adorno. 2012. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. 000721992 tommaselli_gcg_me_mar.pdf 33004110040P5 0461413357036740 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/96330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
83 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128116645691392 |