Licenciaturas em matemática na Unesp: legislações, reestruturações e a disciplinarização da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paula Cristina Constantino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181480
Resumo: Diante de todas as multiplicidades que sempre existiram, mas que vem ganhando cada vez mais espaço para discussão, quando buscamos um mundo sem preconceitos e segregações, falar em inclusão se torna cada vez mais necessário. O professor tem um papel muito importante nesse processo e com isso uma responsabilidade ainda maior, e para lidar com esse cenário é preciso que os cursos de formação preparem seus alunos para estarem sempre em consonância com essas exigências. Decorrente de alguns decretos, deliberações e resoluções, os cursos de Licenciatura sofreram e estão sofrendo algumas mudanças em seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para atenderem, dentre algumas exigências, a necessidade de se falar de inclusão na formação de professores. Diante disso, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo utilizando a metodologia da História Oral (HO) com o objetivo de elaborar uma compreensão do processo de reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática dos Câmpus da Unesp, com a inserção da discussão da temática Educação Inclusiva na grade curricular. Discutimos sobre a formação de professores de matemática, as políticas educacionais referentes à inserção desta temática e os desafios enfrentados no âmbito interno desses cursos. Observamos que esse processo foi turbulento, causando vários embates internos e que, em alguns câmpus, a inserção dessa discussão visou apenas a atender questões burocráticas.
id UNSP_a234c233e3be66387954cb815106d4b3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181480
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Licenciaturas em matemática na Unesp: legislações, reestruturações e a disciplinarização da educação inclusivaDegree in mathematics at Unesp: legislation, restructuring and discipline of inclusive educationFormação de professores de matemáticaReestruturação curricularDeliberações CEETeacher training in mathematicsCurricular restructuringCEE resolutionsDiante de todas as multiplicidades que sempre existiram, mas que vem ganhando cada vez mais espaço para discussão, quando buscamos um mundo sem preconceitos e segregações, falar em inclusão se torna cada vez mais necessário. O professor tem um papel muito importante nesse processo e com isso uma responsabilidade ainda maior, e para lidar com esse cenário é preciso que os cursos de formação preparem seus alunos para estarem sempre em consonância com essas exigências. Decorrente de alguns decretos, deliberações e resoluções, os cursos de Licenciatura sofreram e estão sofrendo algumas mudanças em seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para atenderem, dentre algumas exigências, a necessidade de se falar de inclusão na formação de professores. Diante disso, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo utilizando a metodologia da História Oral (HO) com o objetivo de elaborar uma compreensão do processo de reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática dos Câmpus da Unesp, com a inserção da discussão da temática Educação Inclusiva na grade curricular. Discutimos sobre a formação de professores de matemática, as políticas educacionais referentes à inserção desta temática e os desafios enfrentados no âmbito interno desses cursos. Observamos que esse processo foi turbulento, causando vários embates internos e que, em alguns câmpus, a inserção dessa discussão visou apenas a atender questões burocráticas.In the face of all the multiplicities that have always existed, but that is gaining more and more room for discussion, when we search for a world without prejudices and segregations, speaking on inclusion becomes more and more necessary. The teacher has a very important role in this process and with it an even greater responsibility, and to deal with this scenario it is necessary that the training courses prepare their students to always be in line with these requirements. Due to some decrees and resolutions, undergraduate courses suffered and are undergoing some changes in their Pedagogical Project of the Course (PPC) to meet among some requirements the need to talk about inclusion in teacher training. In view of this, we conducted a qualitative research using the Oral History (OH) methodology with the objective of elaborating an understanding of the restructuring process of the pedagogical projects of the Undergraduate Courses in Mathematics of Unesp Campuses, with the insertion of the discussion of the theme Inclusive Education in the curriculum. We discussed the training of mathematics teachers, the educational policies regarding the insertion of this theme and the challenges faced in the internal domains of these courses. We observed that this process was turbulent, causing several internal strikes and that, in some campuses, the insertion of this discussion was only intended to address bureaucratic issues.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baraldi, Ivete Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Paula Cristina Constantino2019-04-11T13:14:12Z2019-04-11T13:14:12Z2019-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18148000091500833004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:19:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181480Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:21:51.951344Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Licenciaturas em matemática na Unesp: legislações, reestruturações e a disciplinarização da educação inclusiva
Degree in mathematics at Unesp: legislation, restructuring and discipline of inclusive education
title Licenciaturas em matemática na Unesp: legislações, reestruturações e a disciplinarização da educação inclusiva
spellingShingle Licenciaturas em matemática na Unesp: legislações, reestruturações e a disciplinarização da educação inclusiva
Santos, Paula Cristina Constantino
Formação de professores de matemática
Reestruturação curricular
Deliberações CEE
Teacher training in mathematics
Curricular restructuring
CEE resolutions
title_short Licenciaturas em matemática na Unesp: legislações, reestruturações e a disciplinarização da educação inclusiva
title_full Licenciaturas em matemática na Unesp: legislações, reestruturações e a disciplinarização da educação inclusiva
title_fullStr Licenciaturas em matemática na Unesp: legislações, reestruturações e a disciplinarização da educação inclusiva
title_full_unstemmed Licenciaturas em matemática na Unesp: legislações, reestruturações e a disciplinarização da educação inclusiva
title_sort Licenciaturas em matemática na Unesp: legislações, reestruturações e a disciplinarização da educação inclusiva
author Santos, Paula Cristina Constantino
author_facet Santos, Paula Cristina Constantino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baraldi, Ivete Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Paula Cristina Constantino
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de matemática
Reestruturação curricular
Deliberações CEE
Teacher training in mathematics
Curricular restructuring
CEE resolutions
topic Formação de professores de matemática
Reestruturação curricular
Deliberações CEE
Teacher training in mathematics
Curricular restructuring
CEE resolutions
description Diante de todas as multiplicidades que sempre existiram, mas que vem ganhando cada vez mais espaço para discussão, quando buscamos um mundo sem preconceitos e segregações, falar em inclusão se torna cada vez mais necessário. O professor tem um papel muito importante nesse processo e com isso uma responsabilidade ainda maior, e para lidar com esse cenário é preciso que os cursos de formação preparem seus alunos para estarem sempre em consonância com essas exigências. Decorrente de alguns decretos, deliberações e resoluções, os cursos de Licenciatura sofreram e estão sofrendo algumas mudanças em seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para atenderem, dentre algumas exigências, a necessidade de se falar de inclusão na formação de professores. Diante disso, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo utilizando a metodologia da História Oral (HO) com o objetivo de elaborar uma compreensão do processo de reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática dos Câmpus da Unesp, com a inserção da discussão da temática Educação Inclusiva na grade curricular. Discutimos sobre a formação de professores de matemática, as políticas educacionais referentes à inserção desta temática e os desafios enfrentados no âmbito interno desses cursos. Observamos que esse processo foi turbulento, causando vários embates internos e que, em alguns câmpus, a inserção dessa discussão visou apenas a atender questões burocráticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-11T13:14:12Z
2019-04-11T13:14:12Z
2019-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181480
000915008
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/181480
identifier_str_mv 000915008
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129313352974336