Assombrando o arquivo: a Biblioteca Nacional e o homoerotismo na Coleção Alair Gomes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236460 |
Resumo: | A partir da compreensão de que o registro e a preservação da história dos sujeitos dissidentes das normativas de gênero e sexualidade são um direito epistêmico, neste artigo busco apontar algumas notas de uma cartografia que realizei na Coleção Alair Gomes, da Biblioteca Nacional. Alair Gomes (1921-1992) é considerado o precursor do homoerotismo na fotografia brasileira. Criada entre as décadas de 1960 a 1980, sua obra vai desde as imagens do corpo masculino jovem seminu nas praias de Ipanema, trabalho pelo qual ele é mais conhecido, até as fotografias de práticas esportivas, carnaval e botânica. Além do conjunto de 16 mil fotografias e 150 mil negativos, a Coleção Alair Gomes é composta por manuscritos relacionados às suas atividades acadêmicas, artísticas e diários íntimos. Trata-se aqui de indagar como uma instituição pública da memória, como a Biblioteca Nacional, se relaciona com esse tipo de arquivo. |
id |
UNSP_a26024775215690eba96aa31f52cdaa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/236460 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Assombrando o arquivo: a Biblioteca Nacional e o homoerotismo na Coleção Alair GomesAlair GomesArquivosBibliotecas nacionaisPessoas LGBTTeoria queerA partir da compreensão de que o registro e a preservação da história dos sujeitos dissidentes das normativas de gênero e sexualidade são um direito epistêmico, neste artigo busco apontar algumas notas de uma cartografia que realizei na Coleção Alair Gomes, da Biblioteca Nacional. Alair Gomes (1921-1992) é considerado o precursor do homoerotismo na fotografia brasileira. Criada entre as décadas de 1960 a 1980, sua obra vai desde as imagens do corpo masculino jovem seminu nas praias de Ipanema, trabalho pelo qual ele é mais conhecido, até as fotografias de práticas esportivas, carnaval e botânica. Além do conjunto de 16 mil fotografias e 150 mil negativos, a Coleção Alair Gomes é composta por manuscritos relacionados às suas atividades acadêmicas, artísticas e diários íntimos. Trata-se aqui de indagar como uma instituição pública da memória, como a Biblioteca Nacional, se relaciona com esse tipo de arquivo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Versão final do editorMestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Assis)Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Bruno [UNESP]2022-09-06T11:57:50Z2022-09-06T11:57:50Z2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2178-3845http://hdl.handle.net/11449/23646010.14393/artc-v24-n44-2022-6659448210797079260220000-0003-3465-382XporArtCultura: Revista de História, Cultura e Arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-14T15:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236460Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:25:03.074916Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assombrando o arquivo: a Biblioteca Nacional e o homoerotismo na Coleção Alair Gomes |
title |
Assombrando o arquivo: a Biblioteca Nacional e o homoerotismo na Coleção Alair Gomes |
spellingShingle |
Assombrando o arquivo: a Biblioteca Nacional e o homoerotismo na Coleção Alair Gomes Pereira, Bruno [UNESP] Alair Gomes Arquivos Bibliotecas nacionais Pessoas LGBT Teoria queer |
title_short |
Assombrando o arquivo: a Biblioteca Nacional e o homoerotismo na Coleção Alair Gomes |
title_full |
Assombrando o arquivo: a Biblioteca Nacional e o homoerotismo na Coleção Alair Gomes |
title_fullStr |
Assombrando o arquivo: a Biblioteca Nacional e o homoerotismo na Coleção Alair Gomes |
title_full_unstemmed |
Assombrando o arquivo: a Biblioteca Nacional e o homoerotismo na Coleção Alair Gomes |
title_sort |
Assombrando o arquivo: a Biblioteca Nacional e o homoerotismo na Coleção Alair Gomes |
author |
Pereira, Bruno [UNESP] |
author_facet |
Pereira, Bruno [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Bruno [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alair Gomes Arquivos Bibliotecas nacionais Pessoas LGBT Teoria queer |
topic |
Alair Gomes Arquivos Bibliotecas nacionais Pessoas LGBT Teoria queer |
description |
A partir da compreensão de que o registro e a preservação da história dos sujeitos dissidentes das normativas de gênero e sexualidade são um direito epistêmico, neste artigo busco apontar algumas notas de uma cartografia que realizei na Coleção Alair Gomes, da Biblioteca Nacional. Alair Gomes (1921-1992) é considerado o precursor do homoerotismo na fotografia brasileira. Criada entre as décadas de 1960 a 1980, sua obra vai desde as imagens do corpo masculino jovem seminu nas praias de Ipanema, trabalho pelo qual ele é mais conhecido, até as fotografias de práticas esportivas, carnaval e botânica. Além do conjunto de 16 mil fotografias e 150 mil negativos, a Coleção Alair Gomes é composta por manuscritos relacionados às suas atividades acadêmicas, artísticas e diários íntimos. Trata-se aqui de indagar como uma instituição pública da memória, como a Biblioteca Nacional, se relaciona com esse tipo de arquivo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-06T11:57:50Z 2022-09-06T11:57:50Z 2022-06-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2178-3845 http://hdl.handle.net/11449/236460 10.14393/artc-v24-n44-2022-66594 4821079707926022 0000-0003-3465-382X |
identifier_str_mv |
2178-3845 10.14393/artc-v24-n44-2022-66594 4821079707926022 0000-0003-3465-382X |
url |
http://hdl.handle.net/11449/236460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128358287933440 |