Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Leonardo Sousa [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242374
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender as características e eventuais mudanças de treinamentos e práticas artístico-pedagógicas dentro das artes circenses ditas contemporâneas. A investigação foi desenvolvida em duas fases, a primeira em relação a um desdobramento teórico que buscou referências bibliográficas focadas na passagem do circo clássico para o contemporâneo, entendendo as possíveis diferenças e semelhanças entre os tipos de circo. A segunda fase se desenvolveu a partir de entrevistas com artistas circenses da cena contemporânea, principalmente da cidade de São Paulo, com a ideia de conhecer como as pesquisas estavam se desenvolvendo e acontecendo na práxis. Em ambas as etapas, o objetivo foi de identificar os tipos de práticas feitas dentro do ambiente de treinamento que se configuram como objeto criativo, entender qual lugar o corpo ocupa na concepção de sujeito e cena e detectar as definições feitas por esses artistas sobre o circo dito contemporâneo”.
id UNSP_a2b085d8af8b1e2fa82d3eef57daab0d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242374
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneoTraining and practice in the context of the contemporary circusArtes circensesArtesCircosCriação (Literária, artística, etc.)Esta pesquisa tem como objetivo compreender as características e eventuais mudanças de treinamentos e práticas artístico-pedagógicas dentro das artes circenses ditas contemporâneas. A investigação foi desenvolvida em duas fases, a primeira em relação a um desdobramento teórico que buscou referências bibliográficas focadas na passagem do circo clássico para o contemporâneo, entendendo as possíveis diferenças e semelhanças entre os tipos de circo. A segunda fase se desenvolveu a partir de entrevistas com artistas circenses da cena contemporânea, principalmente da cidade de São Paulo, com a ideia de conhecer como as pesquisas estavam se desenvolvendo e acontecendo na práxis. Em ambas as etapas, o objetivo foi de identificar os tipos de práticas feitas dentro do ambiente de treinamento que se configuram como objeto criativo, entender qual lugar o corpo ocupa na concepção de sujeito e cena e detectar as definições feitas por esses artistas sobre o circo dito contemporâneo”.This research aims to understand eventual training and practice changes artistic-pedagogical within the circus arts so-called contemporary. The investigation was developed in two phases, the first in relation to a theoretical development who sought bibliographic references focused on the passage from classic to contemporary circus, understanding the possible differences and similarities between circus types. The second phase developed from interviews with circus artists from the contemporary scene of the city of São Paulo, with the idea of knowing how research was developing and happening in practice. In both steps, the objective was to identify the types of practices made within the training environment that are configured as a creative object, understand where the body occupies in the subject conception and scene, and detect possible definitions for the “contemporary circus”.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vasconcelos-Oliveira, Maria Carolina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Leonardo Sousa [UNESP]2023-03-08T16:12:31Z2023-03-08T16:12:31Z2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:34:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242374Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:51:54.247060Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo
Training and practice in the context of the contemporary circus
title Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo
spellingShingle Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo
Gomes, Leonardo Sousa [UNESP]
Artes circenses
Artes
Circos
Criação (Literária, artística, etc.)
title_short Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo
title_full Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo
title_fullStr Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo
title_full_unstemmed Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo
title_sort Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo
author Gomes, Leonardo Sousa [UNESP]
author_facet Gomes, Leonardo Sousa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos-Oliveira, Maria Carolina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Leonardo Sousa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Artes circenses
Artes
Circos
Criação (Literária, artística, etc.)
topic Artes circenses
Artes
Circos
Criação (Literária, artística, etc.)
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender as características e eventuais mudanças de treinamentos e práticas artístico-pedagógicas dentro das artes circenses ditas contemporâneas. A investigação foi desenvolvida em duas fases, a primeira em relação a um desdobramento teórico que buscou referências bibliográficas focadas na passagem do circo clássico para o contemporâneo, entendendo as possíveis diferenças e semelhanças entre os tipos de circo. A segunda fase se desenvolveu a partir de entrevistas com artistas circenses da cena contemporânea, principalmente da cidade de São Paulo, com a ideia de conhecer como as pesquisas estavam se desenvolvendo e acontecendo na práxis. Em ambas as etapas, o objetivo foi de identificar os tipos de práticas feitas dentro do ambiente de treinamento que se configuram como objeto criativo, entender qual lugar o corpo ocupa na concepção de sujeito e cena e detectar as definições feitas por esses artistas sobre o circo dito contemporâneo”.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-08T16:12:31Z
2023-03-08T16:12:31Z
2023-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242374
url http://hdl.handle.net/11449/242374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129559524016128