Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/242374 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender as características e eventuais mudanças de treinamentos e práticas artístico-pedagógicas dentro das artes circenses ditas contemporâneas. A investigação foi desenvolvida em duas fases, a primeira em relação a um desdobramento teórico que buscou referências bibliográficas focadas na passagem do circo clássico para o contemporâneo, entendendo as possíveis diferenças e semelhanças entre os tipos de circo. A segunda fase se desenvolveu a partir de entrevistas com artistas circenses da cena contemporânea, principalmente da cidade de São Paulo, com a ideia de conhecer como as pesquisas estavam se desenvolvendo e acontecendo na práxis. Em ambas as etapas, o objetivo foi de identificar os tipos de práticas feitas dentro do ambiente de treinamento que se configuram como objeto criativo, entender qual lugar o corpo ocupa na concepção de sujeito e cena e detectar as definições feitas por esses artistas sobre o circo dito contemporâneo”. |
id |
UNSP_a2b085d8af8b1e2fa82d3eef57daab0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/242374 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneoTraining and practice in the context of the contemporary circusArtes circensesArtesCircosCriação (Literária, artística, etc.)Esta pesquisa tem como objetivo compreender as características e eventuais mudanças de treinamentos e práticas artístico-pedagógicas dentro das artes circenses ditas contemporâneas. A investigação foi desenvolvida em duas fases, a primeira em relação a um desdobramento teórico que buscou referências bibliográficas focadas na passagem do circo clássico para o contemporâneo, entendendo as possíveis diferenças e semelhanças entre os tipos de circo. A segunda fase se desenvolveu a partir de entrevistas com artistas circenses da cena contemporânea, principalmente da cidade de São Paulo, com a ideia de conhecer como as pesquisas estavam se desenvolvendo e acontecendo na práxis. Em ambas as etapas, o objetivo foi de identificar os tipos de práticas feitas dentro do ambiente de treinamento que se configuram como objeto criativo, entender qual lugar o corpo ocupa na concepção de sujeito e cena e detectar as definições feitas por esses artistas sobre o circo dito contemporâneo”.This research aims to understand eventual training and practice changes artistic-pedagogical within the circus arts so-called contemporary. The investigation was developed in two phases, the first in relation to a theoretical development who sought bibliographic references focused on the passage from classic to contemporary circus, understanding the possible differences and similarities between circus types. The second phase developed from interviews with circus artists from the contemporary scene of the city of São Paulo, with the idea of knowing how research was developing and happening in practice. In both steps, the objective was to identify the types of practices made within the training environment that are configured as a creative object, understand where the body occupies in the subject conception and scene, and detect possible definitions for the “contemporary circus”.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vasconcelos-Oliveira, Maria Carolina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Leonardo Sousa [UNESP]2023-03-08T16:12:31Z2023-03-08T16:12:31Z2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/242374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:34:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242374Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:51:54.247060Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo Training and practice in the context of the contemporary circus |
title |
Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo |
spellingShingle |
Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo Gomes, Leonardo Sousa [UNESP] Artes circenses Artes Circos Criação (Literária, artística, etc.) |
title_short |
Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo |
title_full |
Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo |
title_fullStr |
Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo |
title_sort |
Treinamento e prática no contexto do circo contemporâneo |
author |
Gomes, Leonardo Sousa [UNESP] |
author_facet |
Gomes, Leonardo Sousa [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcelos-Oliveira, Maria Carolina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Leonardo Sousa [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes circenses Artes Circos Criação (Literária, artística, etc.) |
topic |
Artes circenses Artes Circos Criação (Literária, artística, etc.) |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo compreender as características e eventuais mudanças de treinamentos e práticas artístico-pedagógicas dentro das artes circenses ditas contemporâneas. A investigação foi desenvolvida em duas fases, a primeira em relação a um desdobramento teórico que buscou referências bibliográficas focadas na passagem do circo clássico para o contemporâneo, entendendo as possíveis diferenças e semelhanças entre os tipos de circo. A segunda fase se desenvolveu a partir de entrevistas com artistas circenses da cena contemporânea, principalmente da cidade de São Paulo, com a ideia de conhecer como as pesquisas estavam se desenvolvendo e acontecendo na práxis. Em ambas as etapas, o objetivo foi de identificar os tipos de práticas feitas dentro do ambiente de treinamento que se configuram como objeto criativo, entender qual lugar o corpo ocupa na concepção de sujeito e cena e detectar as definições feitas por esses artistas sobre o circo dito contemporâneo”. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-08T16:12:31Z 2023-03-08T16:12:31Z 2023-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/242374 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/242374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129559524016128 |