O laboratório de química como gerador de oportunidades para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Chicarino, Angélica da Graça Gonçalves Palmeira [UNESP], Carvalho, Lizete Maria Orquisa de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ86.htm
http://hdl.handle.net/11449/148529
Resumo: A Escola Estadual de Urubupungá situada em Ilha Solteira se configura como única escola pública, dedicada ao ensino médio na cidade. Possuindo uma clientela de mais de mil jovens, enfrenta os dilemas que a escola pública vivencia. Em 1998 um levantamento efetuado junto aos professores de Química desta escola, tentou identificar o porque da não utilização do laboratório de Química como aparato didático auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem, constando-se a inadequação do mesmo. Durante aquele ano, procurou-se equipar e utilizar o laboratório, através de atividades implementadas com os alunos da escola por estagiários da UNESP. Decorrido três anos, um exame das atividades realizadas no laboratório, revelou que a efetiva utilização deste, não se devia exclusivamente à falta de condições adequadas ao trabalho experimental. O laboratório continuava não sendo utilizado para a realização de aulas práticas, demonstração de conceitos, espaço para investigação, etc. Considerando esta situação, pensou-se num trabalho, envolvendo os professores, que os levasse a valorizar o laboratório e cujo aprimoramento de seus próprios conhecimentos estivesse atrelado à realização de atividades práticas no mesmo. O objetivo é criar condições que demonstrem a importância do laboratório de Química como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, um espaço em que tanto professor como aluno possam discutir conceitos e ciência. A metodologia utilizada enfoca o professor como alvo de aprendizagem. Encontros semanais entre os professores de Química com pesquisadores e alunos da UNESP são realizados para propiciar um espaço de reflexão e estudo, voltado às práticas de laboratório. Os encontros são conduzidos nas etapas: a) Os Professores da Escola se encontram com os estagiários para receberem deles aulas de laboratório ; b) Os professores da Escola se reúnem com Pesquisadores da Universidade e seus Estagiários, para realizar um estudo teórico; c) Os professores da Escola levam seus alunos ao laboratório e realizam a mesma aula, com as devidas instruções dos estagiários; d) Os professores da Escola e Pesquisadores da Universidade se reúnem para avaliar as atividades e esclarecer as possíveis dúvidas e planejar as demais atividades. Todos os encontros são gravados e/ou filmados. Observa-se que algumas barreiras têm sido vencidas e alguns professores mostram-se bastante satisfeitos com a metodologia utilizada. Uma relação de parceria entre os professores e estagiários, vem sendo construída e que tem favorecido a troca de conhecimentos. As reuniões tanto de estudo teórico quanto de oferecimento de feedback têm se mostrado muito produtivas e necessárias, como chave da metodologia utilizada.
id UNSP_a308e51d8b684e720e6fb484e0f1694b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148529
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O laboratório de química como gerador de oportunidades para o desenvolvimento do conhecimento pedagógicoA Escola Estadual de Urubupungá situada em Ilha Solteira se configura como única escola pública, dedicada ao ensino médio na cidade. Possuindo uma clientela de mais de mil jovens, enfrenta os dilemas que a escola pública vivencia. Em 1998 um levantamento efetuado junto aos professores de Química desta escola, tentou identificar o porque da não utilização do laboratório de Química como aparato didático auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem, constando-se a inadequação do mesmo. Durante aquele ano, procurou-se equipar e utilizar o laboratório, através de atividades implementadas com os alunos da escola por estagiários da UNESP. Decorrido três anos, um exame das atividades realizadas no laboratório, revelou que a efetiva utilização deste, não se devia exclusivamente à falta de condições adequadas ao trabalho experimental. O laboratório continuava não sendo utilizado para a realização de aulas práticas, demonstração de conceitos, espaço para investigação, etc. Considerando esta situação, pensou-se num trabalho, envolvendo os professores, que os levasse a valorizar o laboratório e cujo aprimoramento de seus próprios conhecimentos estivesse atrelado à realização de atividades práticas no mesmo. O objetivo é criar condições que demonstrem a importância do laboratório de Química como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, um espaço em que tanto professor como aluno possam discutir conceitos e ciência. A metodologia utilizada enfoca o professor como alvo de aprendizagem. Encontros semanais entre os professores de Química com pesquisadores e alunos da UNESP são realizados para propiciar um espaço de reflexão e estudo, voltado às práticas de laboratório. Os encontros são conduzidos nas etapas: a) Os Professores da Escola se encontram com os estagiários para receberem deles aulas de laboratório ; b) Os professores da Escola se reúnem com Pesquisadores da Universidade e seus Estagiários, para realizar um estudo teórico; c) Os professores da Escola levam seus alunos ao laboratório e realizam a mesma aula, com as devidas instruções dos estagiários; d) Os professores da Escola e Pesquisadores da Universidade se reúnem para avaliar as atividades e esclarecer as possíveis dúvidas e planejar as demais atividades. Todos os encontros são gravados e/ou filmados. Observa-se que algumas barreiras têm sido vencidas e alguns professores mostram-se bastante satisfeitos com a metodologia utilizada. Uma relação de parceria entre os professores e estagiários, vem sendo construída e que tem favorecido a troca de conhecimentos. As reuniões tanto de estudo teórico quanto de oferecimento de feedback têm se mostrado muito produtivas e necessárias, como chave da metodologia utilizada.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]Chicarino, Angélica da Graça Gonçalves Palmeira [UNESP]Carvalho, Lizete Maria Orquisa de [UNESP]2017-01-18T18:12:27Z2017-01-18T18:12:27Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ86.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1485291094113791665412PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:08:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148529Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:17:00.951848Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O laboratório de química como gerador de oportunidades para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico
title O laboratório de química como gerador de oportunidades para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico
spellingShingle O laboratório de química como gerador de oportunidades para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico
Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
title_short O laboratório de química como gerador de oportunidades para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico
title_full O laboratório de química como gerador de oportunidades para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico
title_fullStr O laboratório de química como gerador de oportunidades para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico
title_full_unstemmed O laboratório de química como gerador de oportunidades para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico
title_sort O laboratório de química como gerador de oportunidades para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico
author Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
author_facet Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
Chicarino, Angélica da Graça Gonçalves Palmeira [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquisa de [UNESP]
author_role author
author2 Chicarino, Angélica da Graça Gonçalves Palmeira [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquisa de [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
Chicarino, Angélica da Graça Gonçalves Palmeira [UNESP]
Carvalho, Lizete Maria Orquisa de [UNESP]
description A Escola Estadual de Urubupungá situada em Ilha Solteira se configura como única escola pública, dedicada ao ensino médio na cidade. Possuindo uma clientela de mais de mil jovens, enfrenta os dilemas que a escola pública vivencia. Em 1998 um levantamento efetuado junto aos professores de Química desta escola, tentou identificar o porque da não utilização do laboratório de Química como aparato didático auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem, constando-se a inadequação do mesmo. Durante aquele ano, procurou-se equipar e utilizar o laboratório, através de atividades implementadas com os alunos da escola por estagiários da UNESP. Decorrido três anos, um exame das atividades realizadas no laboratório, revelou que a efetiva utilização deste, não se devia exclusivamente à falta de condições adequadas ao trabalho experimental. O laboratório continuava não sendo utilizado para a realização de aulas práticas, demonstração de conceitos, espaço para investigação, etc. Considerando esta situação, pensou-se num trabalho, envolvendo os professores, que os levasse a valorizar o laboratório e cujo aprimoramento de seus próprios conhecimentos estivesse atrelado à realização de atividades práticas no mesmo. O objetivo é criar condições que demonstrem a importância do laboratório de Química como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, um espaço em que tanto professor como aluno possam discutir conceitos e ciência. A metodologia utilizada enfoca o professor como alvo de aprendizagem. Encontros semanais entre os professores de Química com pesquisadores e alunos da UNESP são realizados para propiciar um espaço de reflexão e estudo, voltado às práticas de laboratório. Os encontros são conduzidos nas etapas: a) Os Professores da Escola se encontram com os estagiários para receberem deles aulas de laboratório ; b) Os professores da Escola se reúnem com Pesquisadores da Universidade e seus Estagiários, para realizar um estudo teórico; c) Os professores da Escola levam seus alunos ao laboratório e realizam a mesma aula, com as devidas instruções dos estagiários; d) Os professores da Escola e Pesquisadores da Universidade se reúnem para avaliar as atividades e esclarecer as possíveis dúvidas e planejar as demais atividades. Todos os encontros são gravados e/ou filmados. Observa-se que algumas barreiras têm sido vencidas e alguns professores mostram-se bastante satisfeitos com a metodologia utilizada. Uma relação de parceria entre os professores e estagiários, vem sendo construída e que tem favorecido a troca de conhecimentos. As reuniões tanto de estudo teórico quanto de oferecimento de feedback têm se mostrado muito produtivas e necessárias, como chave da metodologia utilizada.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:12:27Z
2017-01-18T18:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ86.htm
http://hdl.handle.net/11449/148529
1094113791665412
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ86.htm
http://hdl.handle.net/11449/148529
identifier_str_mv 1094113791665412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128340137082880