O laboratório de química como gerador de oportunidades para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ86.htm http://hdl.handle.net/11449/148529 |
Resumo: | A Escola Estadual de Urubupungá situada em Ilha Solteira se configura como única escola pública, dedicada ao ensino médio na cidade. Possuindo uma clientela de mais de mil jovens, enfrenta os dilemas que a escola pública vivencia. Em 1998 um levantamento efetuado junto aos professores de Química desta escola, tentou identificar o porque da não utilização do laboratório de Química como aparato didático auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem, constando-se a inadequação do mesmo. Durante aquele ano, procurou-se equipar e utilizar o laboratório, através de atividades implementadas com os alunos da escola por estagiários da UNESP. Decorrido três anos, um exame das atividades realizadas no laboratório, revelou que a efetiva utilização deste, não se devia exclusivamente à falta de condições adequadas ao trabalho experimental. O laboratório continuava não sendo utilizado para a realização de aulas práticas, demonstração de conceitos, espaço para investigação, etc. Considerando esta situação, pensou-se num trabalho, envolvendo os professores, que os levasse a valorizar o laboratório e cujo aprimoramento de seus próprios conhecimentos estivesse atrelado à realização de atividades práticas no mesmo. O objetivo é criar condições que demonstrem a importância do laboratório de Química como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, um espaço em que tanto professor como aluno possam discutir conceitos e ciência. A metodologia utilizada enfoca o professor como alvo de aprendizagem. Encontros semanais entre os professores de Química com pesquisadores e alunos da UNESP são realizados para propiciar um espaço de reflexão e estudo, voltado às práticas de laboratório. Os encontros são conduzidos nas etapas: a) Os Professores da Escola se encontram com os estagiários para receberem deles aulas de laboratório ; b) Os professores da Escola se reúnem com Pesquisadores da Universidade e seus Estagiários, para realizar um estudo teórico; c) Os professores da Escola levam seus alunos ao laboratório e realizam a mesma aula, com as devidas instruções dos estagiários; d) Os professores da Escola e Pesquisadores da Universidade se reúnem para avaliar as atividades e esclarecer as possíveis dúvidas e planejar as demais atividades. Todos os encontros são gravados e/ou filmados. Observa-se que algumas barreiras têm sido vencidas e alguns professores mostram-se bastante satisfeitos com a metodologia utilizada. Uma relação de parceria entre os professores e estagiários, vem sendo construída e que tem favorecido a troca de conhecimentos. As reuniões tanto de estudo teórico quanto de oferecimento de feedback têm se mostrado muito produtivas e necessárias, como chave da metodologia utilizada. |
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