Aspectos do processo criativo de Numa e a ninfa, romance de Lima Barreto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/235674 |
Resumo: | Numa e a ninfa, terceiro romance do escritor brasileiro Lima Barreto, foi publicado em folhetins no jornal A Noite, entre 15 de março e 26 de julho de 1915, tendo sua gênese em um conto homônimo do autor, publicado em 1911 na Gazeta da Tarde, ao lado da incorporação dos dois primeiros fascículos de Aventuras do Doutor Bogoloff, uma narrativa inacabada que circulou no ano de 1912. Desse modo, a presente pesquisa busca a investigação de aspectos do processo criativo do romance, pois entendemos que há repetições de temas, figuras e, inclusive, de trechos daquelas duas narrativas na obra de 1915. Além disso, na medida em que verificamos que o romance visa escancarar a situação política da época e que nele há referências a políticos do momento e retrato de aspectos da vida republicana, especialmente do período das eleições do ano de 1910, é também objetivo da pesquisa identificar quais são estes fatos históricos e como movimentam o imaginário limabarretiano para a composição de sua narrativa ficcional. Tendo em vista a postura militante dos escritos de Lima Barreto, que objetivou a produção de uma obra de caráter crítico, de denúncia e combate, reconhecemos, portanto, o romance como uma sátira que visa desmascarar, sobretudo, a classe política e aspectos do Rio de Janeiro nas duas décadas iniciais do século XX, construindo personagens caricaturais e situações que suscitam o riso no leitor. Ademais, entendemos que o desenlace das situações da obra romanesca se dá através de esquetes satíricos, isto é, que a prosa limabarretiana é híbrida e se vale de procedimentos teatrais para cumprir com seu objetivo de desmascaramento da classe política e ridicularização de situações. |
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Aspectos do processo criativo de Numa e a ninfa, romance de Lima BarretoAspects of the creative process of Numa e a ninfa, novel by Lima BarretoLima BarretoNuma e a ninfaSátiraRisoEsquetesSatireLaughSketchNuma e a ninfa, terceiro romance do escritor brasileiro Lima Barreto, foi publicado em folhetins no jornal A Noite, entre 15 de março e 26 de julho de 1915, tendo sua gênese em um conto homônimo do autor, publicado em 1911 na Gazeta da Tarde, ao lado da incorporação dos dois primeiros fascículos de Aventuras do Doutor Bogoloff, uma narrativa inacabada que circulou no ano de 1912. Desse modo, a presente pesquisa busca a investigação de aspectos do processo criativo do romance, pois entendemos que há repetições de temas, figuras e, inclusive, de trechos daquelas duas narrativas na obra de 1915. Além disso, na medida em que verificamos que o romance visa escancarar a situação política da época e que nele há referências a políticos do momento e retrato de aspectos da vida republicana, especialmente do período das eleições do ano de 1910, é também objetivo da pesquisa identificar quais são estes fatos históricos e como movimentam o imaginário limabarretiano para a composição de sua narrativa ficcional. Tendo em vista a postura militante dos escritos de Lima Barreto, que objetivou a produção de uma obra de caráter crítico, de denúncia e combate, reconhecemos, portanto, o romance como uma sátira que visa desmascarar, sobretudo, a classe política e aspectos do Rio de Janeiro nas duas décadas iniciais do século XX, construindo personagens caricaturais e situações que suscitam o riso no leitor. Ademais, entendemos que o desenlace das situações da obra romanesca se dá através de esquetes satíricos, isto é, que a prosa limabarretiana é híbrida e se vale de procedimentos teatrais para cumprir com seu objetivo de desmascaramento da classe política e ridicularização de situações.Numa e a ninfa, the third novel by Brazilian writer Lima Barreto, was published in serials in the newspaper A Noite, between March 15th and July 26th, 1915, having its genesis in a homonymous tale by the author, published in 1911 in Gazeta da Tarde, alongside the incorporation of the first two chapters of Aventuras do Dr. Bogóloff, an unfinished narrative that circulated in 1912. Thus, this research seeks to investigate aspects of the novel's creative process, as we understand that there are repetitions of themes, figures, and even excerpts from those two narratives in the 1915 book. Furthermore, as we verify that the novel aims to scandalize the political situation of the time and that there are references to politicians and describes of aspects of republican life, especially from the 1910 election period, it is the objective of the research, also, identify what these historical facts are and how they move the Lima-Barretian imagination to compose its fictional narrative. Owing to the militant stance of Lima Barreto's writings, which aimed to produce a critical, denunciation and combat work, we therefore recognize the novel as a satire that aims to unmask, above all, the political class and aspects of Rio de Janeiro in the first two decades of the 20th century, making characters that works as caricatures and situations that make the reader laugh. Furthermore, we understand that the outcome of situations in the novel takes place through satirical sketch, that is, that Limabarretian prose is hybrid and uses theatrical procedures to fulfill its objective of unmasking the political class and ridiculing situations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marchezan, Luiz Gonzaga [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Serdeira, Brenda Aryane2022-07-20T11:52:16Z2022-07-20T11:52:16Z2022-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23567433004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:27:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235674Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:39:12.507790Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Numa e a ninfa, terceiro romance do escritor brasileiro Lima Barreto, foi publicado em folhetins no jornal A Noite, entre 15 de março e 26 de julho de 1915, tendo sua gênese em um conto homônimo do autor, publicado em 1911 na Gazeta da Tarde, ao lado da incorporação dos dois primeiros fascículos de Aventuras do Doutor Bogoloff, uma narrativa inacabada que circulou no ano de 1912. Desse modo, a presente pesquisa busca a investigação de aspectos do processo criativo do romance, pois entendemos que há repetições de temas, figuras e, inclusive, de trechos daquelas duas narrativas na obra de 1915. Além disso, na medida em que verificamos que o romance visa escancarar a situação política da época e que nele há referências a políticos do momento e retrato de aspectos da vida republicana, especialmente do período das eleições do ano de 1910, é também objetivo da pesquisa identificar quais são estes fatos históricos e como movimentam o imaginário limabarretiano para a composição de sua narrativa ficcional. Tendo em vista a postura militante dos escritos de Lima Barreto, que objetivou a produção de uma obra de caráter crítico, de denúncia e combate, reconhecemos, portanto, o romance como uma sátira que visa desmascarar, sobretudo, a classe política e aspectos do Rio de Janeiro nas duas décadas iniciais do século XX, construindo personagens caricaturais e situações que suscitam o riso no leitor. Ademais, entendemos que o desenlace das situações da obra romanesca se dá através de esquetes satíricos, isto é, que a prosa limabarretiana é híbrida e se vale de procedimentos teatrais para cumprir com seu objetivo de desmascaramento da classe política e ridicularização de situações. |
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