Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giannocoro, Renata Lopes [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ67.htm
http://hdl.handle.net/11449/148304
Resumo: Introdução: O ensino de Ciências tem como objetivo proporcionar aos alunos visão crítica e objetiva do mundo que vivem, valorizando conhecimentos adquiridos pelas experiências pessoais e sociais. Desta forma, a ação crítica e cooperativa dos alunos na construção do conhecimento pode tornar o conhecimento de Ciências um instrumento de desenvolvimento pleno dos sujeitos. Para tanto deve-se evitar a concepção da Ciência como inquestionável, pronta e acabada. Há necessidade, então, de elaborar formas pelas quais os estudantes possam desenvolver significativamente conhecimentos, a partir de suas próprias elaborações. Embora a educação ambiental não se esgote no ensino de Ciências, o sub-projeto desenvolvido integrou-se ao Projeto de Educação Ambiental na Comunidade e tratou do conteúdo de comportamento animal, não de forma mecânica e vazia, como na pedagogia tradicional, mas de forma dinâmica e carregada de significado. Objetivos: partir dos conhecimentos dos alunos-sujeitos na perspectiva da ampliação desses conhecimentos; desenvolver formas alternativas de ensino sobre comportamento animal; sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação das espécies animais; criar oportunidades de integração do grupo de alunos pelo envolvimento em projetos alternativos na escola. Métodos: Este projeto desenvolveu-se segundo a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação, que tem como principal característica a transformação dos sujeitos-alvos da pesquisa em parceiros participantes. O trabalho realizou-se com oito crianças de 5ª série da Escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos, no ano de 2001, num total de 36 encontros num período de seis meses. As atividades desenvolvidas foram: rodas de histórias, estudos de textos, leitura de livros infantis, apresentação de vídeo, pesquisa na biblioteca da escola, jogos dramáticos, montagem de figurino e cenário para uma peça de teatro. Todas essas atividades partiram dos conhecimentos que as crianças já tinham sobre algumas espécies animais para correção e/ou ampliação dos mesmos, criando oportunidades de aprendizagem significativa. Resultados: observou-se maior interesse das crianças sobre o conteúdo de Ciências; grande curiosidade sobre o mundo que os cerca; expressão de visão crítica sobre as coisas; ampliação da intensidade e espontaneidade no relacionamento das crianças no grupo contribuindo para a realização de trabalhos coletivos; e expressivo desenvolvimento de mecanismos individuais e coletivos para troca de informações. Com relação a contribuição do Projeto na formação inicial como professora de Biologia, o principal resultado foi a experimentação de metodologia de ensino inovadora garantindo partir do conhecimento dos alunos sobre comportamento animal e proporcionar-lhes oportunidades para que esses fossem incluídos significativamente em sua estrutura cognitiva.
id UNSP_a48bd068defbeaa4a869accd02ec99f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148304
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizaçõesIntrodução: O ensino de Ciências tem como objetivo proporcionar aos alunos visão crítica e objetiva do mundo que vivem, valorizando conhecimentos adquiridos pelas experiências pessoais e sociais. Desta forma, a ação crítica e cooperativa dos alunos na construção do conhecimento pode tornar o conhecimento de Ciências um instrumento de desenvolvimento pleno dos sujeitos. Para tanto deve-se evitar a concepção da Ciência como inquestionável, pronta e acabada. Há necessidade, então, de elaborar formas pelas quais os estudantes possam desenvolver significativamente conhecimentos, a partir de suas próprias elaborações. Embora a educação ambiental não se esgote no ensino de Ciências, o sub-projeto desenvolvido integrou-se ao Projeto de Educação Ambiental na Comunidade e tratou do conteúdo de comportamento animal, não de forma mecânica e vazia, como na pedagogia tradicional, mas de forma dinâmica e carregada de significado. Objetivos: partir dos conhecimentos dos alunos-sujeitos na perspectiva da ampliação desses conhecimentos; desenvolver formas alternativas de ensino sobre comportamento animal; sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação das espécies animais; criar oportunidades de integração do grupo de alunos pelo envolvimento em projetos alternativos na escola. Métodos: Este projeto desenvolveu-se segundo a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação, que tem como principal característica a transformação dos sujeitos-alvos da pesquisa em parceiros participantes. O trabalho realizou-se com oito crianças de 5ª série da Escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos, no ano de 2001, num total de 36 encontros num período de seis meses. As atividades desenvolvidas foram: rodas de histórias, estudos de textos, leitura de livros infantis, apresentação de vídeo, pesquisa na biblioteca da escola, jogos dramáticos, montagem de figurino e cenário para uma peça de teatro. Todas essas atividades partiram dos conhecimentos que as crianças já tinham sobre algumas espécies animais para correção e/ou ampliação dos mesmos, criando oportunidades de aprendizagem significativa. Resultados: observou-se maior interesse das crianças sobre o conteúdo de Ciências; grande curiosidade sobre o mundo que os cerca; expressão de visão crítica sobre as coisas; ampliação da intensidade e espontaneidade no relacionamento das crianças no grupo contribuindo para a realização de trabalhos coletivos; e expressivo desenvolvimento de mecanismos individuais e coletivos para troca de informações. Com relação a contribuição do Projeto na formação inicial como professora de Biologia, o principal resultado foi a experimentação de metodologia de ensino inovadora garantindo partir do conhecimento dos alunos sobre comportamento animal e proporcionar-lhes oportunidades para que esses fossem incluídos significativamente em sua estrutura cognitiva.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giannocoro, Renata Lopes [UNESP]Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]2017-01-18T18:08:19Z2017-01-18T18:08:19Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ67.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148304PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T07:40:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:41:00.567773Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações
title Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações
spellingShingle Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações
Giannocoro, Renata Lopes [UNESP]
title_short Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações
title_full Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações
title_fullStr Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações
title_full_unstemmed Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações
title_sort Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações
author Giannocoro, Renata Lopes [UNESP]
author_facet Giannocoro, Renata Lopes [UNESP]
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
author_role author
author2 Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Giannocoro, Renata Lopes [UNESP]
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]
description Introdução: O ensino de Ciências tem como objetivo proporcionar aos alunos visão crítica e objetiva do mundo que vivem, valorizando conhecimentos adquiridos pelas experiências pessoais e sociais. Desta forma, a ação crítica e cooperativa dos alunos na construção do conhecimento pode tornar o conhecimento de Ciências um instrumento de desenvolvimento pleno dos sujeitos. Para tanto deve-se evitar a concepção da Ciência como inquestionável, pronta e acabada. Há necessidade, então, de elaborar formas pelas quais os estudantes possam desenvolver significativamente conhecimentos, a partir de suas próprias elaborações. Embora a educação ambiental não se esgote no ensino de Ciências, o sub-projeto desenvolvido integrou-se ao Projeto de Educação Ambiental na Comunidade e tratou do conteúdo de comportamento animal, não de forma mecânica e vazia, como na pedagogia tradicional, mas de forma dinâmica e carregada de significado. Objetivos: partir dos conhecimentos dos alunos-sujeitos na perspectiva da ampliação desses conhecimentos; desenvolver formas alternativas de ensino sobre comportamento animal; sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação das espécies animais; criar oportunidades de integração do grupo de alunos pelo envolvimento em projetos alternativos na escola. Métodos: Este projeto desenvolveu-se segundo a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação, que tem como principal característica a transformação dos sujeitos-alvos da pesquisa em parceiros participantes. O trabalho realizou-se com oito crianças de 5ª série da Escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos, no ano de 2001, num total de 36 encontros num período de seis meses. As atividades desenvolvidas foram: rodas de histórias, estudos de textos, leitura de livros infantis, apresentação de vídeo, pesquisa na biblioteca da escola, jogos dramáticos, montagem de figurino e cenário para uma peça de teatro. Todas essas atividades partiram dos conhecimentos que as crianças já tinham sobre algumas espécies animais para correção e/ou ampliação dos mesmos, criando oportunidades de aprendizagem significativa. Resultados: observou-se maior interesse das crianças sobre o conteúdo de Ciências; grande curiosidade sobre o mundo que os cerca; expressão de visão crítica sobre as coisas; ampliação da intensidade e espontaneidade no relacionamento das crianças no grupo contribuindo para a realização de trabalhos coletivos; e expressivo desenvolvimento de mecanismos individuais e coletivos para troca de informações. Com relação a contribuição do Projeto na formação inicial como professora de Biologia, o principal resultado foi a experimentação de metodologia de ensino inovadora garantindo partir do conhecimento dos alunos sobre comportamento animal e proporcionar-lhes oportunidades para que esses fossem incluídos significativamente em sua estrutura cognitiva.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:08:19Z
2017-01-18T18:08:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ67.htm
http://hdl.handle.net/11449/148304
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ67.htm
http://hdl.handle.net/11449/148304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129346353758208