Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ67.htm http://hdl.handle.net/11449/148304 |
Resumo: | Introdução: O ensino de Ciências tem como objetivo proporcionar aos alunos visão crítica e objetiva do mundo que vivem, valorizando conhecimentos adquiridos pelas experiências pessoais e sociais. Desta forma, a ação crítica e cooperativa dos alunos na construção do conhecimento pode tornar o conhecimento de Ciências um instrumento de desenvolvimento pleno dos sujeitos. Para tanto deve-se evitar a concepção da Ciência como inquestionável, pronta e acabada. Há necessidade, então, de elaborar formas pelas quais os estudantes possam desenvolver significativamente conhecimentos, a partir de suas próprias elaborações. Embora a educação ambiental não se esgote no ensino de Ciências, o sub-projeto desenvolvido integrou-se ao Projeto de Educação Ambiental na Comunidade e tratou do conteúdo de comportamento animal, não de forma mecânica e vazia, como na pedagogia tradicional, mas de forma dinâmica e carregada de significado. Objetivos: partir dos conhecimentos dos alunos-sujeitos na perspectiva da ampliação desses conhecimentos; desenvolver formas alternativas de ensino sobre comportamento animal; sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação das espécies animais; criar oportunidades de integração do grupo de alunos pelo envolvimento em projetos alternativos na escola. Métodos: Este projeto desenvolveu-se segundo a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação, que tem como principal característica a transformação dos sujeitos-alvos da pesquisa em parceiros participantes. O trabalho realizou-se com oito crianças de 5ª série da Escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos, no ano de 2001, num total de 36 encontros num período de seis meses. As atividades desenvolvidas foram: rodas de histórias, estudos de textos, leitura de livros infantis, apresentação de vídeo, pesquisa na biblioteca da escola, jogos dramáticos, montagem de figurino e cenário para uma peça de teatro. Todas essas atividades partiram dos conhecimentos que as crianças já tinham sobre algumas espécies animais para correção e/ou ampliação dos mesmos, criando oportunidades de aprendizagem significativa. Resultados: observou-se maior interesse das crianças sobre o conteúdo de Ciências; grande curiosidade sobre o mundo que os cerca; expressão de visão crítica sobre as coisas; ampliação da intensidade e espontaneidade no relacionamento das crianças no grupo contribuindo para a realização de trabalhos coletivos; e expressivo desenvolvimento de mecanismos individuais e coletivos para troca de informações. Com relação a contribuição do Projeto na formação inicial como professora de Biologia, o principal resultado foi a experimentação de metodologia de ensino inovadora garantindo partir do conhecimento dos alunos sobre comportamento animal e proporcionar-lhes oportunidades para que esses fossem incluídos significativamente em sua estrutura cognitiva. |
id |
UNSP_a48bd068defbeaa4a869accd02ec99f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148304 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizaçõesIntrodução: O ensino de Ciências tem como objetivo proporcionar aos alunos visão crítica e objetiva do mundo que vivem, valorizando conhecimentos adquiridos pelas experiências pessoais e sociais. Desta forma, a ação crítica e cooperativa dos alunos na construção do conhecimento pode tornar o conhecimento de Ciências um instrumento de desenvolvimento pleno dos sujeitos. Para tanto deve-se evitar a concepção da Ciência como inquestionável, pronta e acabada. Há necessidade, então, de elaborar formas pelas quais os estudantes possam desenvolver significativamente conhecimentos, a partir de suas próprias elaborações. Embora a educação ambiental não se esgote no ensino de Ciências, o sub-projeto desenvolvido integrou-se ao Projeto de Educação Ambiental na Comunidade e tratou do conteúdo de comportamento animal, não de forma mecânica e vazia, como na pedagogia tradicional, mas de forma dinâmica e carregada de significado. Objetivos: partir dos conhecimentos dos alunos-sujeitos na perspectiva da ampliação desses conhecimentos; desenvolver formas alternativas de ensino sobre comportamento animal; sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação das espécies animais; criar oportunidades de integração do grupo de alunos pelo envolvimento em projetos alternativos na escola. Métodos: Este projeto desenvolveu-se segundo a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação, que tem como principal característica a transformação dos sujeitos-alvos da pesquisa em parceiros participantes. O trabalho realizou-se com oito crianças de 5ª série da Escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos, no ano de 2001, num total de 36 encontros num período de seis meses. As atividades desenvolvidas foram: rodas de histórias, estudos de textos, leitura de livros infantis, apresentação de vídeo, pesquisa na biblioteca da escola, jogos dramáticos, montagem de figurino e cenário para uma peça de teatro. Todas essas atividades partiram dos conhecimentos que as crianças já tinham sobre algumas espécies animais para correção e/ou ampliação dos mesmos, criando oportunidades de aprendizagem significativa. Resultados: observou-se maior interesse das crianças sobre o conteúdo de Ciências; grande curiosidade sobre o mundo que os cerca; expressão de visão crítica sobre as coisas; ampliação da intensidade e espontaneidade no relacionamento das crianças no grupo contribuindo para a realização de trabalhos coletivos; e expressivo desenvolvimento de mecanismos individuais e coletivos para troca de informações. Com relação a contribuição do Projeto na formação inicial como professora de Biologia, o principal resultado foi a experimentação de metodologia de ensino inovadora garantindo partir do conhecimento dos alunos sobre comportamento animal e proporcionar-lhes oportunidades para que esses fossem incluídos significativamente em sua estrutura cognitiva.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giannocoro, Renata Lopes [UNESP]Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]2017-01-18T18:08:19Z2017-01-18T18:08:19Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ67.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148304PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T07:40:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:41:00.567773Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações |
title |
Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações |
spellingShingle |
Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações Giannocoro, Renata Lopes [UNESP] |
title_short |
Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações |
title_full |
Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações |
title_fullStr |
Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações |
title_full_unstemmed |
Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações |
title_sort |
Descobrindo e reelaborando conhecimentos sobre comportamento dos animais: construção coletiva de historias e dramatizações |
author |
Giannocoro, Renata Lopes [UNESP] |
author_facet |
Giannocoro, Renata Lopes [UNESP] Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giannocoro, Renata Lopes [UNESP] Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP] |
description |
Introdução: O ensino de Ciências tem como objetivo proporcionar aos alunos visão crítica e objetiva do mundo que vivem, valorizando conhecimentos adquiridos pelas experiências pessoais e sociais. Desta forma, a ação crítica e cooperativa dos alunos na construção do conhecimento pode tornar o conhecimento de Ciências um instrumento de desenvolvimento pleno dos sujeitos. Para tanto deve-se evitar a concepção da Ciência como inquestionável, pronta e acabada. Há necessidade, então, de elaborar formas pelas quais os estudantes possam desenvolver significativamente conhecimentos, a partir de suas próprias elaborações. Embora a educação ambiental não se esgote no ensino de Ciências, o sub-projeto desenvolvido integrou-se ao Projeto de Educação Ambiental na Comunidade e tratou do conteúdo de comportamento animal, não de forma mecânica e vazia, como na pedagogia tradicional, mas de forma dinâmica e carregada de significado. Objetivos: partir dos conhecimentos dos alunos-sujeitos na perspectiva da ampliação desses conhecimentos; desenvolver formas alternativas de ensino sobre comportamento animal; sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação das espécies animais; criar oportunidades de integração do grupo de alunos pelo envolvimento em projetos alternativos na escola. Métodos: Este projeto desenvolveu-se segundo a metodologia da pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação, que tem como principal característica a transformação dos sujeitos-alvos da pesquisa em parceiros participantes. O trabalho realizou-se com oito crianças de 5ª série da Escola Estadual Professor Euclides de Carvalho Campos, no ano de 2001, num total de 36 encontros num período de seis meses. As atividades desenvolvidas foram: rodas de histórias, estudos de textos, leitura de livros infantis, apresentação de vídeo, pesquisa na biblioteca da escola, jogos dramáticos, montagem de figurino e cenário para uma peça de teatro. Todas essas atividades partiram dos conhecimentos que as crianças já tinham sobre algumas espécies animais para correção e/ou ampliação dos mesmos, criando oportunidades de aprendizagem significativa. Resultados: observou-se maior interesse das crianças sobre o conteúdo de Ciências; grande curiosidade sobre o mundo que os cerca; expressão de visão crítica sobre as coisas; ampliação da intensidade e espontaneidade no relacionamento das crianças no grupo contribuindo para a realização de trabalhos coletivos; e expressivo desenvolvimento de mecanismos individuais e coletivos para troca de informações. Com relação a contribuição do Projeto na formação inicial como professora de Biologia, o principal resultado foi a experimentação de metodologia de ensino inovadora garantindo partir do conhecimento dos alunos sobre comportamento animal e proporcionar-lhes oportunidades para que esses fossem incluídos significativamente em sua estrutura cognitiva. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:08:19Z 2017-01-18T18:08:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ67.htm http://hdl.handle.net/11449/148304 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ67.htm http://hdl.handle.net/11449/148304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129346353758208 |