Catolicismo popular e vivências religiosas: imaginário, cotidiano e memória em Caldas, Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/243621 |
Resumo: | Este trabalho se debruça sobre as visões de mundo e religiosidades vivenciadas pela população católica do município mineiro Caldas. Estas são alicerçadas sobre uma oralidade e foram tecidas em face das peculiaridades históricas que extrapolaram os limites da doutrina oficial católica. Desta maneira, observei-as como aspectos integrantes de um catolicismo popular que é marcado profundamente por diversas formas de manifestação do outro mundo nas cotidianidades das pessoas, como as aparições das assombrações, a benção dos lares contra mau olhados, as práticas de cura e de adivinhação dos benzedores ou, ainda, a atuação dos feiticeiros no adoecimento dos corpos. Estas variadas práticas e imaginários se interseccionam, portanto, considero este catolicismo popular como um sistema simbólico dinâmico, atravessado por um hibridismo cultural e que fornece referenciais para as pessoas interpretarem o mundo que as rodeia. Uma vez que este sistema simbólico é balizado pela memória coletiva, pela oralidade e pelas vivências individuais, a metodologia adotada foi a Observação Participante com o intuito de conviver com a população e coletar dados etnográficos em convergência com a História Oral para registrar as narrativas por meio da gravação de entrevistas. |
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Catolicismo popular e vivências religiosas: imaginário, cotidiano e memória em Caldas, Minas GeraisPopular catholicism and religious experiences: imaginary, daily life and memory in Caldas, Minas GeraisOralidadeVisões de mundoPráticas mágicasRuralidadeOralityWorld viewsMagical practicesRuralityEste trabalho se debruça sobre as visões de mundo e religiosidades vivenciadas pela população católica do município mineiro Caldas. Estas são alicerçadas sobre uma oralidade e foram tecidas em face das peculiaridades históricas que extrapolaram os limites da doutrina oficial católica. Desta maneira, observei-as como aspectos integrantes de um catolicismo popular que é marcado profundamente por diversas formas de manifestação do outro mundo nas cotidianidades das pessoas, como as aparições das assombrações, a benção dos lares contra mau olhados, as práticas de cura e de adivinhação dos benzedores ou, ainda, a atuação dos feiticeiros no adoecimento dos corpos. Estas variadas práticas e imaginários se interseccionam, portanto, considero este catolicismo popular como um sistema simbólico dinâmico, atravessado por um hibridismo cultural e que fornece referenciais para as pessoas interpretarem o mundo que as rodeia. Uma vez que este sistema simbólico é balizado pela memória coletiva, pela oralidade e pelas vivências individuais, a metodologia adotada foi a Observação Participante com o intuito de conviver com a população e coletar dados etnográficos em convergência com a História Oral para registrar as narrativas por meio da gravação de entrevistas.This work focuses on the imaginaries and religiosities experienced by the Catholic population of the municipality of Caldas, Minas Gerais. These are based on an orality and were woven in the face of historical peculiarities that extrapolated the limits of official Catholic doctrine. In this particular world view, various practices of healing and divination by the healers, the blessing of homes or the apparition of hauntings, in addition to close relationships with saints and fear of spells, appear. However, based on field research and analysis of anthropological data, I realized that these aspects that are part of everyday life had convergences and intersections. They were based on the presence of the other world and were conceived through a Catholic language. In this way, I observed such aspects as part of a popular Catholicism and I took it as a symbolic system characterized by cultural hybridity, by the work of lay people, by improvisations to experience religion and, above all, by providing categories that allow the interpretation of reality. Since this symbolic system is guided by collective memory, orality and individual experiences, the methodologies adopted were Participant Observation in order to live with the population and collect data that evidence religious experiences and Oral History to record these narratives. by recording interviews.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Paulo Eduardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bernardes, Marcelo Elias [UNESP]2023-05-23T18:39:16Z2023-05-23T18:39:16Z2013-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBERNARDES, Marcelo Elias. Catolicismo popular e vivências religiosas: imaginário, cotidiano e memória em Caldas, Minas Gerais. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24362133004110042P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T19:13:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243621Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T19:13:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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