Ensino de literatura e pedagogia histórico-crítica: em busca do confronto com a prática na escola pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217941 |
Resumo: | Esta dissertação pretende contribuir para o movimento de apropriação e objetivação dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica, especificamente quando incorporadas ao ensino de literatura, no âmbito das aulas de língua portuguesa do Ensino Fundamental. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica que permitiu conhecer as múltiplas determinações que enredam o trabalho educativo e a atividade literária, por um lado; seguida por análise de um material empírico constituído de um projeto escolar de ensino de literatura latino-americana, desenvolvido em escola estadual da periferia urbana de Araraquara – SP. O objetivo inicial era elaborar uma proposta didática não-procedimental, na qual se expusesse o movimento de incorporação dos preceitos da Pedagogia Histórico-crítica, tendo o projeto escolar como exemplo. Isto é, tratava-se de uma análise da prática docente do próprio pesquisador. Com o amadurecimento da pesquisa, optou-se por configurar a dissertação como pesquisa teórica e histórica, tendo um objeto teórico que confrontaria e saturaria a narração do objeto empírico, iluminando problematizações, escolhas e contradições que cercaram seu desenvolvimento prático, mantendo a análise sobre a própria prática. A hipótese que se apresentou foi de que os preceitos teóricos da Pedagogia Histórico-crítica possibilitam que o ensino de literatura aja intencionalmente contra o fenômeno da alienação existente na sociedade capitalista, pelo teor inerentemente humanizador da natureza da atividade literária, especialmente daquela que se produz a partir do método de composição realista. Concluiu-se que as obras dessa seara – também chamadas clássicas – permitem ampliar a concepção de mundo dos educandos conforme permite, por meio de uma eficácia estética, conhecer e viver a realidade em suas múltiplas determinações, bem como oportunizam a apropriação de uma linguagem complexa, capaz de traduzir a constante reprodução social da vida humana. |
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Ensino de literatura e pedagogia histórico-crítica: em busca do confronto com a prática na escola públicaEnseñanza de Literatura y Pedagogia Histórico-crítica: en busca del confronto con la práctica en la escuela públicaPráxis PedagógicaEnsino de LiteraturaPedagogia Histórico-críticaDidáticaConteúdo escolarEnseñanza de LiteraturaDidácticaContenido escolarEsta dissertação pretende contribuir para o movimento de apropriação e objetivação dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica, especificamente quando incorporadas ao ensino de literatura, no âmbito das aulas de língua portuguesa do Ensino Fundamental. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica que permitiu conhecer as múltiplas determinações que enredam o trabalho educativo e a atividade literária, por um lado; seguida por análise de um material empírico constituído de um projeto escolar de ensino de literatura latino-americana, desenvolvido em escola estadual da periferia urbana de Araraquara – SP. O objetivo inicial era elaborar uma proposta didática não-procedimental, na qual se expusesse o movimento de incorporação dos preceitos da Pedagogia Histórico-crítica, tendo o projeto escolar como exemplo. Isto é, tratava-se de uma análise da prática docente do próprio pesquisador. Com o amadurecimento da pesquisa, optou-se por configurar a dissertação como pesquisa teórica e histórica, tendo um objeto teórico que confrontaria e saturaria a narração do objeto empírico, iluminando problematizações, escolhas e contradições que cercaram seu desenvolvimento prático, mantendo a análise sobre a própria prática. A hipótese que se apresentou foi de que os preceitos teóricos da Pedagogia Histórico-crítica possibilitam que o ensino de literatura aja intencionalmente contra o fenômeno da alienação existente na sociedade capitalista, pelo teor inerentemente humanizador da natureza da atividade literária, especialmente daquela que se produz a partir do método de composição realista. Concluiu-se que as obras dessa seara – também chamadas clássicas – permitem ampliar a concepção de mundo dos educandos conforme permite, por meio de uma eficácia estética, conhecer e viver a realidade em suas múltiplas determinações, bem como oportunizam a apropriação de uma linguagem complexa, capaz de traduzir a constante reprodução social da vida humana.Esa disertación pretende contribuir para el movimiento de apropiación y objetivación de los fundamentos de la Pedagogía Histórico-crítica, específicamente cuando incorporadas a la enseñanza de literatura, en el ámbito de las clases de lengua portuguesa de la escuela secundaria. Para eso, se realizó una pesquisa teórica que permitió conocer las múltiples determinaciones que enredan el trabajo educativo y la actividad literaria, por un lado; seguida por el análisis de un material empírico constituido de un proyecto escolar de enseñanza de literatura latinoamericana, desarrollado en escuela estadual de la periferia urbana de Araraquara – SP. El objetivo inicial era elaborar una propuesta didáctica no-procedimental, en la cual se expusiese el movimiento de incorporación de preceptos de la Pedagogía Histórico-crítica, teniendo el proyecto escolar como ejemplo. Se trataba de un análisis de la practica docente del propio investigador. Con el madurar de la investigación, se optó por configurar la disertación como pesquisa teórica y histórica, teniendo un objecto teórico que confrontaría y saturaría la narración de un objecto empírico, iluminando problematizaciones, elecciones y contradicciones que cercaran su desarrollo práctico, manteniendo el análisis sobre la propia práctica. La hipótesis que se presentó fue de que los preceptos de la Pedagogía Histórico-crítica posibilitan que la enseñanza de la literatura aja intencionalmente contra el fenómeno de la alienación existente en la sociedad capitalista, por el tenor inherentemente humanizador de la naturaleza de la actividad literaria, especialmente de aquella producida a partir del método de composición realista. Se concluyó que las obras de ese grupo – también denominadas clásicas – permiten ampliar la concepción de mundo de los educandos mientras permite, por medio de una eficacia estética, conocer y vivir la realidad en sus múltiples determinaciones, así como dan oportunidad de apropiación de un lenguaje complejo, capaz de traducir la constante reproducción social de la vida humanaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Lucas André [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardy, João Pedro2022-04-20T11:49:26Z2022-04-20T11:49:26Z2022-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21794133004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:53:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217941Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:32:38.108700Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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