Álvaro Lins leitor do romance brasileiro: da recepção crítica ao legado teórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204458
Resumo: Este trabalho visa a resgatar uma parte significativa da crítica literária de Álvaro Lins (1912-1970). Tendo produzido diversos textos sobre variados assuntos na imprensa da primeira metade do século XX, suas considerações sobre o romance brasileiro no livro Os mortos de sobrecasaca são o corpus principal desta pesquisa. No entanto, o trabalho começa investigando o surgimento do gênero em solo europeu e sua chegada ao Brasil. São também considerados os estudos de Lins sobre o romance europeu, em particular, Eça de Queirós e Marcel Proust. A seguir, traçam-se dois caminhos do romance, o tradicional e social, nos moldes do Realismo e do Naturalismo, permitindo investigar desde a prosa de Aluísio de Azevedo até a produção da primeira metade do século XX, com o romance regionalista e documental dos anos 1930: Amando Fontes, José Lins do Rego e Jorge Amado, entre outros. Por outro lado, tendo o romance moderno com incursões na memória como foco, avaliou a prosa psicológica, iniciando com Machado de Assis e alcança grandes expressões com a introspecção do século seguinte: Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Lúcio Cardoso, Octávio de Faria etc. Neste panorama e estrutura, caminha-se para observar a teoria em sua crítica, a fim de observar seus mecanismos analíticos e interpretativos, bem como os elementos constituintes do romance segundo sua concepção. Seus estudos sobre o gênero, tanto em termos de procedimentos formais quanto temáticos, trazem à tona um inestimável legado teórico de um crítico que, muitas vezes, foi rotulado de “impressionista”. Mesmo colaborando sistematicamente nos jornais e produzindo no "calor da hora", esta tese atesta que Álvaro Lins foi leitor assíduo do romance nacional e universal, e aponta como analisou os principais elementos da composição do romance: personagem, técnica e estilo. Sua crítica e teoria revelam um ávido estudioso da produção nacional que deixou uma bibliografia de valor essencial para a história literária brasileira.
id UNSP_a4ee1261c61fdd16d5d96bb6d857eb6e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204458
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Álvaro Lins leitor do romance brasileiro: da recepção crítica ao legado teóricoÁlvaro Lins reader of brazilian novel: the critical reception to theoretical legacyCrítica literáriaÁlvaro Linsteoria do romanceEste trabalho visa a resgatar uma parte significativa da crítica literária de Álvaro Lins (1912-1970). Tendo produzido diversos textos sobre variados assuntos na imprensa da primeira metade do século XX, suas considerações sobre o romance brasileiro no livro Os mortos de sobrecasaca são o corpus principal desta pesquisa. No entanto, o trabalho começa investigando o surgimento do gênero em solo europeu e sua chegada ao Brasil. São também considerados os estudos de Lins sobre o romance europeu, em particular, Eça de Queirós e Marcel Proust. A seguir, traçam-se dois caminhos do romance, o tradicional e social, nos moldes do Realismo e do Naturalismo, permitindo investigar desde a prosa de Aluísio de Azevedo até a produção da primeira metade do século XX, com o romance regionalista e documental dos anos 1930: Amando Fontes, José Lins do Rego e Jorge Amado, entre outros. Por outro lado, tendo o romance moderno com incursões na memória como foco, avaliou a prosa psicológica, iniciando com Machado de Assis e alcança grandes expressões com a introspecção do século seguinte: Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Lúcio Cardoso, Octávio de Faria etc. Neste panorama e estrutura, caminha-se para observar a teoria em sua crítica, a fim de observar seus mecanismos analíticos e interpretativos, bem como os elementos constituintes do romance segundo sua concepção. Seus estudos sobre o gênero, tanto em termos de procedimentos formais quanto temáticos, trazem à tona um inestimável legado teórico de um crítico que, muitas vezes, foi rotulado de “impressionista”. Mesmo colaborando sistematicamente nos jornais e produzindo no "calor da hora", esta tese atesta que Álvaro Lins foi leitor assíduo do romance nacional e universal, e aponta como analisou os principais elementos da composição do romance: personagem, técnica e estilo. Sua crítica e teoria revelam um ávido estudioso da produção nacional que deixou uma bibliografia de valor essencial para a história literária brasileira.This work aims to rescue a significant portion of the literary criticism of Álvaro Lins (1912-1970). Having produced diverse texts about various subjects in the press of the first half of the 20th century, the research has its considerations about the Brazilian novel in the book Os mortos de sobrecasaca. However, the work begins by investigating the emergence of the gender on European soil and its arrival in Brazil. The critic's studies about European novel are also considered, in particular, Eça de Queirós and Marcel Proust. Then, tracing two ways of the novel, the traditional and social along the lines of Realism and Naturalism, allowed the critic to investigate since Aluísio de Azevedo's prose to the production of the first half of the 20th century, the regionalist and documentary novel of the years 1930: Amando Fontes, José Lins do Rego and Jorge Amado, among others. On the other hand, having the modern novel with incursions into memory, it made possible the reading of psychological prose. It begins with Machado de Assis and reaches great expressions with the introspection of the following century: Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Lúcio Cardoso, Octávio de Faria etc. In this overview and structure, one walks to observe the theory in his criticism, in order to observe its analytical and interpretative mechanisms, as well as the constituent elements of the novel according to his conception. His studies of the genre, both in terms of formal and thematic procedures, reveal an invaluable theoretical legacy of a critic who was often labeled an “impressionist”. Even collaborating systematically in the newspapers and producing in the "heat of the hour", this thesis attests that Álvaro Lins was a frequent reader of the national and universal novel, and points out the main elements in the novel composition: character, technique and style. His criticism and theory reveal an avid scholar of prose production, so he left a bibliography of essential value for Brazilian literary history.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Gilberto Figueiredo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Marcos Antonio2021-04-22T18:54:53Z2021-04-22T18:54:53Z2021-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20445833004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:23:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204458Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:19:43.538797Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Álvaro Lins leitor do romance brasileiro: da recepção crítica ao legado teórico
Álvaro Lins reader of brazilian novel: the critical reception to theoretical legacy
title Álvaro Lins leitor do romance brasileiro: da recepção crítica ao legado teórico
spellingShingle Álvaro Lins leitor do romance brasileiro: da recepção crítica ao legado teórico
Rodrigues, Marcos Antonio
Crítica literária
Álvaro Lins
teoria do romance
title_short Álvaro Lins leitor do romance brasileiro: da recepção crítica ao legado teórico
title_full Álvaro Lins leitor do romance brasileiro: da recepção crítica ao legado teórico
title_fullStr Álvaro Lins leitor do romance brasileiro: da recepção crítica ao legado teórico
title_full_unstemmed Álvaro Lins leitor do romance brasileiro: da recepção crítica ao legado teórico
title_sort Álvaro Lins leitor do romance brasileiro: da recepção crítica ao legado teórico
author Rodrigues, Marcos Antonio
author_facet Rodrigues, Marcos Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Gilberto Figueiredo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marcos Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica literária
Álvaro Lins
teoria do romance
topic Crítica literária
Álvaro Lins
teoria do romance
description Este trabalho visa a resgatar uma parte significativa da crítica literária de Álvaro Lins (1912-1970). Tendo produzido diversos textos sobre variados assuntos na imprensa da primeira metade do século XX, suas considerações sobre o romance brasileiro no livro Os mortos de sobrecasaca são o corpus principal desta pesquisa. No entanto, o trabalho começa investigando o surgimento do gênero em solo europeu e sua chegada ao Brasil. São também considerados os estudos de Lins sobre o romance europeu, em particular, Eça de Queirós e Marcel Proust. A seguir, traçam-se dois caminhos do romance, o tradicional e social, nos moldes do Realismo e do Naturalismo, permitindo investigar desde a prosa de Aluísio de Azevedo até a produção da primeira metade do século XX, com o romance regionalista e documental dos anos 1930: Amando Fontes, José Lins do Rego e Jorge Amado, entre outros. Por outro lado, tendo o romance moderno com incursões na memória como foco, avaliou a prosa psicológica, iniciando com Machado de Assis e alcança grandes expressões com a introspecção do século seguinte: Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Lúcio Cardoso, Octávio de Faria etc. Neste panorama e estrutura, caminha-se para observar a teoria em sua crítica, a fim de observar seus mecanismos analíticos e interpretativos, bem como os elementos constituintes do romance segundo sua concepção. Seus estudos sobre o gênero, tanto em termos de procedimentos formais quanto temáticos, trazem à tona um inestimável legado teórico de um crítico que, muitas vezes, foi rotulado de “impressionista”. Mesmo colaborando sistematicamente nos jornais e produzindo no "calor da hora", esta tese atesta que Álvaro Lins foi leitor assíduo do romance nacional e universal, e aponta como analisou os principais elementos da composição do romance: personagem, técnica e estilo. Sua crítica e teoria revelam um ávido estudioso da produção nacional que deixou uma bibliografia de valor essencial para a história literária brasileira.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-22T18:54:53Z
2021-04-22T18:54:53Z
2021-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204458
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/204458
identifier_str_mv 33004048019P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129188503224320