O cruzamento de fronteiras entre literatura, cinema e roteiro cinematográfico em "O céu e o fundo do mar", de Fernando Bonassi, e "Miguel e os demônios", de Lourenço Mutarelli

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marília Corrêa Parecis de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181125
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo acerca das relações entre literatura, cinema e roteiro cinematográfico no romance O céu e o fundo do mar, de Fernando Bonassi, publicado em 1999, e no romance Miguel e os demônios, de Lourenço Mutarelli, publicado em 2009. Nessas obras, identificamos e investigamos como cada uma delas dialoga com o cinema e com o gênero roteiro cinematográfico, por meio da incorporação de recursos da linguagem cinematográfica pelo texto literário. O nosso objetivo não foi o de comparar linguagens diversas, mas o de permanecer no domínio da escrita e investigar como ela corrobora traços de uma visibilidade ligada à tecnologia audiovisual. Assim, discutimos como as relações entre o cinema e a modernidade implicaram em mudanças na experiência e na percepção que resultaram em transformações significativas nas narrativas ficcionais, tais como a incorporação, na literatura moderna e contemporânea, de procedimentos característicos da linguagem do cinema, a partir da definição do que se pode entender, hoje, como a escrita de romances-roteiro. Desse modo, compreendemos que as obras selecionadas do corpus mobilizam de modo sintomático essas relações que o texto literário estabelece com a linguagem do cinema e com o gênero roteiro, ora incorporando experimentalismos linguísticos como possibilidade de diálogo com o mercado, ora problematizando a ideia do cinema na forma do texto e as dificuldades de representação em um universo inundado pelo audiovisual.
id UNSP_a4f8eb89caf9b9bd54e3e40be5b2d7d0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181125
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O cruzamento de fronteiras entre literatura, cinema e roteiro cinematográfico em "O céu e o fundo do mar", de Fernando Bonassi, e "Miguel e os demônios", de Lourenço MutarelliThe crossing of boundaries between literature, cinema and screenplay in "O céu e o fundo do mar", by Fernando Bonassi, and "Miguel e os demônios", by Lourenço MutarelliCinemaLiteraturaRoteiro cinematográficoFernando BonassiLourenço MutarelliLiteratureScreenplayEsta dissertação apresenta um estudo acerca das relações entre literatura, cinema e roteiro cinematográfico no romance O céu e o fundo do mar, de Fernando Bonassi, publicado em 1999, e no romance Miguel e os demônios, de Lourenço Mutarelli, publicado em 2009. Nessas obras, identificamos e investigamos como cada uma delas dialoga com o cinema e com o gênero roteiro cinematográfico, por meio da incorporação de recursos da linguagem cinematográfica pelo texto literário. O nosso objetivo não foi o de comparar linguagens diversas, mas o de permanecer no domínio da escrita e investigar como ela corrobora traços de uma visibilidade ligada à tecnologia audiovisual. Assim, discutimos como as relações entre o cinema e a modernidade implicaram em mudanças na experiência e na percepção que resultaram em transformações significativas nas narrativas ficcionais, tais como a incorporação, na literatura moderna e contemporânea, de procedimentos característicos da linguagem do cinema, a partir da definição do que se pode entender, hoje, como a escrita de romances-roteiro. Desse modo, compreendemos que as obras selecionadas do corpus mobilizam de modo sintomático essas relações que o texto literário estabelece com a linguagem do cinema e com o gênero roteiro, ora incorporando experimentalismos linguísticos como possibilidade de diálogo com o mercado, ora problematizando a ideia do cinema na forma do texto e as dificuldades de representação em um universo inundado pelo audiovisual.This dissertation presents a study on the relationship between literature, cinema and screenplay in Fernando Bonassi's novel O céu e o fundo do mar, published in 1999, and in the novel Miguel e os demônios, by Lourenço Mutarelli, published in 2009. In these works, we identify and investigate how each one of them dialogues with the cinema and with the cinematographic screenplay genre, through the incorporation of cinematographic language resources by the literary text. Our objective was not to compare different languages, but to remain in the field of writing and investigate how it corroborates traces of a visibility linked to the audiovisual technology. Thus, we discuss how the relations between cinema and modernity imply changes in experience and perception that have resulted in significant transformations in fictional narratives, such as the incorporation, in modern and contemporary literature, of procedures characteristic of cinematographic language, from of the definition of what can be understood today as the writing of novels-script. In this way, we understand that the works of the corpus mobilize in a symptomatic way these relations that the literary text establishes with the cinema language and with the screenplay, sometimes incorporating linguistic experimentalism as a possibility of dialogue with the editorial market, and sometimes problematizing the idea of the cinema in the form of the text and the difficulties of representation in a universe flooded by the audiovisual.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2016/24304-7Universidade Estadual Paulista (Unesp)Franco Junior, Arnaldo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Marília Corrêa Parecis de2019-03-21T13:26:01Z2019-03-21T13:26:01Z2019-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18112500091402033004153015P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:23:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181125Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:48:39.251359Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O cruzamento de fronteiras entre literatura, cinema e roteiro cinematográfico em "O céu e o fundo do mar", de Fernando Bonassi, e "Miguel e os demônios", de Lourenço Mutarelli
The crossing of boundaries between literature, cinema and screenplay in "O céu e o fundo do mar", by Fernando Bonassi, and "Miguel e os demônios", by Lourenço Mutarelli
title O cruzamento de fronteiras entre literatura, cinema e roteiro cinematográfico em "O céu e o fundo do mar", de Fernando Bonassi, e "Miguel e os demônios", de Lourenço Mutarelli
spellingShingle O cruzamento de fronteiras entre literatura, cinema e roteiro cinematográfico em "O céu e o fundo do mar", de Fernando Bonassi, e "Miguel e os demônios", de Lourenço Mutarelli
Oliveira, Marília Corrêa Parecis de
Cinema
Literatura
Roteiro cinematográfico
Fernando Bonassi
Lourenço Mutarelli
Literature
Screenplay
title_short O cruzamento de fronteiras entre literatura, cinema e roteiro cinematográfico em "O céu e o fundo do mar", de Fernando Bonassi, e "Miguel e os demônios", de Lourenço Mutarelli
title_full O cruzamento de fronteiras entre literatura, cinema e roteiro cinematográfico em "O céu e o fundo do mar", de Fernando Bonassi, e "Miguel e os demônios", de Lourenço Mutarelli
title_fullStr O cruzamento de fronteiras entre literatura, cinema e roteiro cinematográfico em "O céu e o fundo do mar", de Fernando Bonassi, e "Miguel e os demônios", de Lourenço Mutarelli
title_full_unstemmed O cruzamento de fronteiras entre literatura, cinema e roteiro cinematográfico em "O céu e o fundo do mar", de Fernando Bonassi, e "Miguel e os demônios", de Lourenço Mutarelli
title_sort O cruzamento de fronteiras entre literatura, cinema e roteiro cinematográfico em "O céu e o fundo do mar", de Fernando Bonassi, e "Miguel e os demônios", de Lourenço Mutarelli
author Oliveira, Marília Corrêa Parecis de
author_facet Oliveira, Marília Corrêa Parecis de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco Junior, Arnaldo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marília Corrêa Parecis de
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Literatura
Roteiro cinematográfico
Fernando Bonassi
Lourenço Mutarelli
Literature
Screenplay
topic Cinema
Literatura
Roteiro cinematográfico
Fernando Bonassi
Lourenço Mutarelli
Literature
Screenplay
description Esta dissertação apresenta um estudo acerca das relações entre literatura, cinema e roteiro cinematográfico no romance O céu e o fundo do mar, de Fernando Bonassi, publicado em 1999, e no romance Miguel e os demônios, de Lourenço Mutarelli, publicado em 2009. Nessas obras, identificamos e investigamos como cada uma delas dialoga com o cinema e com o gênero roteiro cinematográfico, por meio da incorporação de recursos da linguagem cinematográfica pelo texto literário. O nosso objetivo não foi o de comparar linguagens diversas, mas o de permanecer no domínio da escrita e investigar como ela corrobora traços de uma visibilidade ligada à tecnologia audiovisual. Assim, discutimos como as relações entre o cinema e a modernidade implicaram em mudanças na experiência e na percepção que resultaram em transformações significativas nas narrativas ficcionais, tais como a incorporação, na literatura moderna e contemporânea, de procedimentos característicos da linguagem do cinema, a partir da definição do que se pode entender, hoje, como a escrita de romances-roteiro. Desse modo, compreendemos que as obras selecionadas do corpus mobilizam de modo sintomático essas relações que o texto literário estabelece com a linguagem do cinema e com o gênero roteiro, ora incorporando experimentalismos linguísticos como possibilidade de diálogo com o mercado, ora problematizando a ideia do cinema na forma do texto e as dificuldades de representação em um universo inundado pelo audiovisual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-21T13:26:01Z
2019-03-21T13:26:01Z
2019-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181125
000914020
33004153015P2
url http://hdl.handle.net/11449/181125
identifier_str_mv 000914020
33004153015P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129120693911552