A relação entre capacidade reflexiva, crenças, valores e ambiente formador: um estudo sobre a competência moral de estudantes da pós-graduação em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luiz Augusto Knafelç [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/137812
Resumo: Este trabalho foca em mapear e relacionar as perspectivas de capacidade reflexiva, crenças, valores e ambiente formador em alunos de pós-graduação em educação no mestrado. Interpretamos capacidade reflexiva como competência moral, conceito elaborado por Georg Lind e medido por seu teste MCT (Moral Competence Test), adaptado por Patrícia Bataglia para o contexto brasileiro (MCT_xt) que busca interpretar a moral em contextos adversos da opinião do sujeito. As crenças são medidas pela escala PCBS (Post-Critical Belief Scale) desenvolvido por Dirk Hutsebaut. Por valores partimos da perspectiva de Valdiney Gouveia que mede os valores básicos pelo do questionário QVB (Questionário de Valores Básicos). O ambiente é aferido pelo questionário desenvolvido pelos autores QueSAF (Questionário Sobre Ambiente Formador). Objetivos: Levantar, a partir de questionários autoaplicáveis, os constructos competência moral, crenças, valores e ambiente formador em um grupo de estudantes de mestrado uma universidade pública do interior de São Paulo e aferir as possíveis relações entre tais constructos. Método: 9 sujeitos de pesquisa responderam aos questionários citados, que foram distribuídos digitalmente. Resultados: Média elevada de competência moral, predominância de valores sociais, orientação simbólica de interpretação de crenças e maiores oportunidades de tomada de papéis do que de reflexão dirigida. Conclusão: Existe relações entre as variáveis analisadas mas não podemos concluir que a elevada competência moral advém do ambiente formador.
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