Práticas de leituras de alunos do ensino médio em diferentes suportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagao, Brena Carla Martins dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91300
Resumo: Diante de um contexto em que os avanços tecnológicos são rápidos e contínuos, este estudo destacou o computador e o papel enquanto suportes de leitura entre alunos de Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Tarumã/SP. Os objetivos da pesquisa foram conhecer e analisar quais as práticas de leitura realizadas por meio do computador e do papel pelos alunos. Dessa forma foi possível depreender e analisar os sentidos que estes alunos atribuem a esses diferentes suportes de leitura. O embasamento teórico metodológico deste estudo apoiou-se nas contribuições de pesquisas de natureza etnográfica, para subsidiar a intenção de recuperar o contexto social, cultural e escolar dos sujeitos, para, dessa forma, contextualizar suas práticas e sentidos de leitura durante a análise. Buscaram-se, também, contribuições acerca de estudos de natureza quantitativa, a fim representar inicialmente os dados em gráficos e tabelas, abrangendo todos os estudantes do Ensino Médio da escola em questão. Contudo, a apropriação desses recursos não caracteriza este estudo como quantitativo. Durante as análises observou-se que ao papel os alunos parecem atribuir um sentido escolar de leitura, enquanto que ao computador atribuem o sentido de leitura para o lazer e trabalho, de modo que a leitura no computador se configura para os alunos como uma quase não leitura, pois não tem finalidade escolar. As práticas de leitura dos alunos diferenciaram-se em particularidades significativas; contudo, aproximaram-se quando eles apontaram os sites de relacionamento como práticas de leitura na tela, deixando em segundo lugar os textos para pesquisa escolar
id UNSP_a59485592d9f5fc8cf311f790d9c762f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91300
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas de leituras de alunos do ensino médio em diferentes suportesLeituraEnsino médioEstudantes - Livros e leituraUsuários de computadorInteresses na leituraDiante de um contexto em que os avanços tecnológicos são rápidos e contínuos, este estudo destacou o computador e o papel enquanto suportes de leitura entre alunos de Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Tarumã/SP. Os objetivos da pesquisa foram conhecer e analisar quais as práticas de leitura realizadas por meio do computador e do papel pelos alunos. Dessa forma foi possível depreender e analisar os sentidos que estes alunos atribuem a esses diferentes suportes de leitura. O embasamento teórico metodológico deste estudo apoiou-se nas contribuições de pesquisas de natureza etnográfica, para subsidiar a intenção de recuperar o contexto social, cultural e escolar dos sujeitos, para, dessa forma, contextualizar suas práticas e sentidos de leitura durante a análise. Buscaram-se, também, contribuições acerca de estudos de natureza quantitativa, a fim representar inicialmente os dados em gráficos e tabelas, abrangendo todos os estudantes do Ensino Médio da escola em questão. Contudo, a apropriação desses recursos não caracteriza este estudo como quantitativo. Durante as análises observou-se que ao papel os alunos parecem atribuir um sentido escolar de leitura, enquanto que ao computador atribuem o sentido de leitura para o lazer e trabalho, de modo que a leitura no computador se configura para os alunos como uma quase não leitura, pois não tem finalidade escolar. As práticas de leitura dos alunos diferenciaram-se em particularidades significativas; contudo, aproximaram-se quando eles apontaram os sites de relacionamento como práticas de leitura na tela, deixando em segundo lugar os textos para pesquisa escolarFaced with a context of quick and continuous technological advances, this work put in evidence the use of the computer as a reading medium for secondary students from a public school in Tarumã city, São Paulo state. In order to do that, it was also necessary to analyze the paper as a reading medium which has been sharing its reading function with the computer screen. The objective of this work was to know and to analyse what are the reading practices done by the students through the computer and through the paper. The theoretical methodological reference was based in conceptions of ethnographic studies, in order to recover the students social, cultural e academic context and thereby contextualize their reading practices and meanings during the analysis. It was also sought contributions in quantitative nature studies, in order to represent, initially, data in graphics and tables, embracing all the secondary school students studied. However, the use of this resource do not characterize this study as a quantitative one. During the analysis it was observed that the students seems to attribute a scholar meaning to reading while reading in paper, as to the computer screen readings it was attributed a leisure and work meaning, which represents to the students an almost non reading activity, because it didn’t have an academic purpose. The students reading practices was different in significant particularities, however, they were close when they pointed the relationship websites readings as the most read on screen, remaining the second most read the scholar research textsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nagao, Brena Carla Martins dos Santos [UNESP]2014-06-11T19:25:16Z2014-06-11T19:25:16Z2013-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 f.application/pdfNAGAO, Brena Carla Martins dos Santos. Práticas de leituras de alunos do ensino médio em diferentes suportes. 2013. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.http://hdl.handle.net/11449/91300000718901nagao_bcms_me_mar.pdf33004110040P507346506281546870000-0002-7688-8486Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91300Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leituras de alunos do ensino médio em diferentes suportes
title Práticas de leituras de alunos do ensino médio em diferentes suportes
spellingShingle Práticas de leituras de alunos do ensino médio em diferentes suportes
Nagao, Brena Carla Martins dos Santos [UNESP]
Leitura
Ensino médio
Estudantes - Livros e leitura
Usuários de computador
Interesses na leitura
title_short Práticas de leituras de alunos do ensino médio em diferentes suportes
title_full Práticas de leituras de alunos do ensino médio em diferentes suportes
title_fullStr Práticas de leituras de alunos do ensino médio em diferentes suportes
title_full_unstemmed Práticas de leituras de alunos do ensino médio em diferentes suportes
title_sort Práticas de leituras de alunos do ensino médio em diferentes suportes
author Nagao, Brena Carla Martins dos Santos [UNESP]
author_facet Nagao, Brena Carla Martins dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagao, Brena Carla Martins dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino médio
Estudantes - Livros e leitura
Usuários de computador
Interesses na leitura
topic Leitura
Ensino médio
Estudantes - Livros e leitura
Usuários de computador
Interesses na leitura
description Diante de um contexto em que os avanços tecnológicos são rápidos e contínuos, este estudo destacou o computador e o papel enquanto suportes de leitura entre alunos de Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Tarumã/SP. Os objetivos da pesquisa foram conhecer e analisar quais as práticas de leitura realizadas por meio do computador e do papel pelos alunos. Dessa forma foi possível depreender e analisar os sentidos que estes alunos atribuem a esses diferentes suportes de leitura. O embasamento teórico metodológico deste estudo apoiou-se nas contribuições de pesquisas de natureza etnográfica, para subsidiar a intenção de recuperar o contexto social, cultural e escolar dos sujeitos, para, dessa forma, contextualizar suas práticas e sentidos de leitura durante a análise. Buscaram-se, também, contribuições acerca de estudos de natureza quantitativa, a fim representar inicialmente os dados em gráficos e tabelas, abrangendo todos os estudantes do Ensino Médio da escola em questão. Contudo, a apropriação desses recursos não caracteriza este estudo como quantitativo. Durante as análises observou-se que ao papel os alunos parecem atribuir um sentido escolar de leitura, enquanto que ao computador atribuem o sentido de leitura para o lazer e trabalho, de modo que a leitura no computador se configura para os alunos como uma quase não leitura, pois não tem finalidade escolar. As práticas de leitura dos alunos diferenciaram-se em particularidades significativas; contudo, aproximaram-se quando eles apontaram os sites de relacionamento como práticas de leitura na tela, deixando em segundo lugar os textos para pesquisa escolar
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-25
2014-06-11T19:25:16Z
2014-06-11T19:25:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NAGAO, Brena Carla Martins dos Santos. Práticas de leituras de alunos do ensino médio em diferentes suportes. 2013. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/91300
000718901
nagao_bcms_me_mar.pdf
33004110040P5
0734650628154687
0000-0002-7688-8486
identifier_str_mv NAGAO, Brena Carla Martins dos Santos. Práticas de leituras de alunos do ensino médio em diferentes suportes. 2013. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
000718901
nagao_bcms_me_mar.pdf
33004110040P5
0734650628154687
0000-0002-7688-8486
url http://hdl.handle.net/11449/91300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128125186342912