Avaliação cefalométrica e tridimensional das vias aéreas superiores posteriores após avanço maxilo-mandibular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Abrahão Cavalcante Gomes de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101047
Resumo: Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar comparativamente as alterações cefalométricas e tridimensionais das vias aéreas de pacientes submetidos à cirurgia ortognática de avanço maxilo-mandibular. Material e Métodos: Foram selecionados 20 pacientes com deformidade dento-facial de classe II, com deficiência maxilomandibular que foram submetidos à cirurgia de avanço maxilo-mandibular. Os pacientes tiveram um período pós-operatório de no mínimo 6 meses. Foram realizadas tomografias computadorizadas de feixe cônico nos períodos pré-operatório (T1), pósoperatório imediato, até quinze dias após a cirurgia (T2) e pós-operatório tardio, pelo menos 6 meses após a cirurgia (T3). Foi realizada a quantificação linear, de área e de volume das vias aéreas superiores posteriores, e comparado com o movimento real alcançado com a técnica cirúrgica dos dois tempos pós-operatórios. Resultados: Nos resultados, o movimento de avanço maxilo-mandibular proporcionou um ganho de vias aéreas em todas as análises, com diferença estatisticamente significativa entre os períodos T2 e T1, e T3 e T1, com um valor de p<0,05. No entanto, ao comparar os períodos T2 e T3, houve uma diferença estatisticamente significativa para as análises de área e de volume, comprovando uma recidiva parcial do ganho em via aérea alcançado em T2. Conclusões: Finalmente, podemos concluir que o avanço maxilo-mandibular é uma técnica cirúrgica que proporciona um ganho linear, de área e volume de vias aéreas superiores posteriores nos períodos pós-operatório imediato e após seis meses, no entanto, o ganho em vias aéreas apresenta uma recidiva parcial em períodos tardios. Também pudemos concluir que a avaliação de vias aéreas através de uma análise cefalométrica linear pode trazer resultados limitados quando comparados aos estudos de área e volume dessa região anatômica
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