Análise da viabilidade técnica e econômica da substituição de veículos a combustão interna por veículos elétricos e veículos elétricos híbridos no Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/210997 |
Resumo: | Os veículos comerciais de passeio já foram movidos, inicialmente, a vapor, a eletricidade ou a gasolina. Devido ao desenvolvimento da indústria do petróleo, os veículos a gasolina acabaram por dominar o mercado. Depois de quase um século, os veículos elétricos reapareceram no atual cenário automotivo. Isso aconteceu por diversos fatores, entre eles: a maior consciência ambiental sobre os malefícios causados ao meio ambiente pela queima de petróleo pelos veículos com motores a combustão e preocupação com uma futura escassez no petróleo, que é uma fonte não renovável de energia. Juntando isso a uma pressão de organizações como a ONU com preocupações de desenvolvimento sustentável, os países tendem a adotar práticas com menor impacto ao meio ambiente. O presente trabalho visa analisar a viabilidade de substituição do atual veículo a combustão interna por veículos elétricos ou híbridos, bem como suas vantagens e desvantagens e os desafios a serem enfrentados no país no cenário atual. Com as análises das características econômicas, operacionais e o posicionamento político atual chegou se à conclusão que atualmente um crescimento de frotas de veículos elétricos em grande escala no Brasil ainda é inviável, os híbridos elétricos por sua vez estão muito mais a frente e são muito mais viáveis. |
id |
UNSP_a5dbbc668be1252881e0007e5749d508 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/210997 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise da viabilidade técnica e econômica da substituição de veículos a combustão interna por veículos elétricos e veículos elétricos híbridos no Brasil.Analysis of the technical and economic feasibility of replacing internal combustion vehicles with electric vehicles and hybrid electric vehicles in Brazil.Veículos elétricosConsciência ambientalVeículos híbridosSustentabilidadeEnergia renovávelEnergia - Fontes alternativasElectric vehiclesEnvironmental awarenessHybrid vehiclesSustainabilityRenewable energyOs veículos comerciais de passeio já foram movidos, inicialmente, a vapor, a eletricidade ou a gasolina. Devido ao desenvolvimento da indústria do petróleo, os veículos a gasolina acabaram por dominar o mercado. Depois de quase um século, os veículos elétricos reapareceram no atual cenário automotivo. Isso aconteceu por diversos fatores, entre eles: a maior consciência ambiental sobre os malefícios causados ao meio ambiente pela queima de petróleo pelos veículos com motores a combustão e preocupação com uma futura escassez no petróleo, que é uma fonte não renovável de energia. Juntando isso a uma pressão de organizações como a ONU com preocupações de desenvolvimento sustentável, os países tendem a adotar práticas com menor impacto ao meio ambiente. O presente trabalho visa analisar a viabilidade de substituição do atual veículo a combustão interna por veículos elétricos ou híbridos, bem como suas vantagens e desvantagens e os desafios a serem enfrentados no país no cenário atual. Com as análises das características econômicas, operacionais e o posicionamento político atual chegou se à conclusão que atualmente um crescimento de frotas de veículos elétricos em grande escala no Brasil ainda é inviável, os híbridos elétricos por sua vez estão muito mais a frente e são muito mais viáveis.Commercial passenger vehicles were initially powered by steam, electricity or gasoline. Due to the development of the oil industry, gasoline vehicles ended up dominating the market. After almost a century, electric vehicles have reappeared in the current automotive landscape. This happened due to several factors, among them: the greater environmental awareness about the harm caused to the environment by the burning of oil by vehicles with combustion engines and concern about a future shortage in oil, which is a non renewable source of energy. Adding this to pressure from organizations like the UNO with concerns for sustainable development, countries tend to adopt practices with less impact on the environment. The present work aims to analyze the feasibility of replacing the current internal combustion vehicle with electric or hybrid vehicles, as well as its advantages and disadvantages and the challenges to be faced in the country in the current scenario. With the analysis of economic and operational characteristics and the current political positioning, it has been concluded that currently a large scale growth of electric vehicle fleets in Brazil is still unfeasible, electric hybrids are much more ahead and more viable.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Canettieri, Eliana Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavagliano, Laís2021-07-08T01:44:57Z2021-07-08T01:44:57Z2021-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/210997porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:24:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/210997Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:39:42.695397Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da viabilidade técnica e econômica da substituição de veículos a combustão interna por veículos elétricos e veículos elétricos híbridos no Brasil. Analysis of the technical and economic feasibility of replacing internal combustion vehicles with electric vehicles and hybrid electric vehicles in Brazil. |
title |
Análise da viabilidade técnica e econômica da substituição de veículos a combustão interna por veículos elétricos e veículos elétricos híbridos no Brasil. |
spellingShingle |
Análise da viabilidade técnica e econômica da substituição de veículos a combustão interna por veículos elétricos e veículos elétricos híbridos no Brasil. Cavagliano, Laís Veículos elétricos Consciência ambiental Veículos híbridos Sustentabilidade Energia renovável Energia - Fontes alternativas Electric vehicles Environmental awareness Hybrid vehicles Sustainability Renewable energy |
title_short |
Análise da viabilidade técnica e econômica da substituição de veículos a combustão interna por veículos elétricos e veículos elétricos híbridos no Brasil. |
title_full |
Análise da viabilidade técnica e econômica da substituição de veículos a combustão interna por veículos elétricos e veículos elétricos híbridos no Brasil. |
title_fullStr |
Análise da viabilidade técnica e econômica da substituição de veículos a combustão interna por veículos elétricos e veículos elétricos híbridos no Brasil. |
title_full_unstemmed |
Análise da viabilidade técnica e econômica da substituição de veículos a combustão interna por veículos elétricos e veículos elétricos híbridos no Brasil. |
title_sort |
Análise da viabilidade técnica e econômica da substituição de veículos a combustão interna por veículos elétricos e veículos elétricos híbridos no Brasil. |
author |
Cavagliano, Laís |
author_facet |
Cavagliano, Laís |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Canettieri, Eliana Vieira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavagliano, Laís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veículos elétricos Consciência ambiental Veículos híbridos Sustentabilidade Energia renovável Energia - Fontes alternativas Electric vehicles Environmental awareness Hybrid vehicles Sustainability Renewable energy |
topic |
Veículos elétricos Consciência ambiental Veículos híbridos Sustentabilidade Energia renovável Energia - Fontes alternativas Electric vehicles Environmental awareness Hybrid vehicles Sustainability Renewable energy |
description |
Os veículos comerciais de passeio já foram movidos, inicialmente, a vapor, a eletricidade ou a gasolina. Devido ao desenvolvimento da indústria do petróleo, os veículos a gasolina acabaram por dominar o mercado. Depois de quase um século, os veículos elétricos reapareceram no atual cenário automotivo. Isso aconteceu por diversos fatores, entre eles: a maior consciência ambiental sobre os malefícios causados ao meio ambiente pela queima de petróleo pelos veículos com motores a combustão e preocupação com uma futura escassez no petróleo, que é uma fonte não renovável de energia. Juntando isso a uma pressão de organizações como a ONU com preocupações de desenvolvimento sustentável, os países tendem a adotar práticas com menor impacto ao meio ambiente. O presente trabalho visa analisar a viabilidade de substituição do atual veículo a combustão interna por veículos elétricos ou híbridos, bem como suas vantagens e desvantagens e os desafios a serem enfrentados no país no cenário atual. Com as análises das características econômicas, operacionais e o posicionamento político atual chegou se à conclusão que atualmente um crescimento de frotas de veículos elétricos em grande escala no Brasil ainda é inviável, os híbridos elétricos por sua vez estão muito mais a frente e são muito mais viáveis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-08T01:44:57Z 2021-07-08T01:44:57Z 2021-02-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/210997 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/210997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129448035221504 |