Gestão escolar: a consolidação de uma escola inclusiva mediante a intersetorialidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154266 |
Resumo: | A presente dissertação de Mestrado foi desenvolvida no âmbito de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), inserida na linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”. A demanda da investigação surgiu ao considerar o compromisso da escola básica atual em desenvolver e promover um processo de ensino e de aprendizagem de qualidade e o convívio com as diferenças. Nesta perspectiva a equipe gestora escolar, quando disposta a um processo democrático, pode desenvolver ações para a efetivação dos princípios da educação inclusiva. Assim, evidencia-se a necessidade de exercer um trabalho colaborativo e intersetorial, que envolva discussões e ações sobre os desafios e possibilidades que as políticas públicas oferecem às escolas, refletindo sobre o que queremos construir e os indivíduos que podemos formar. A intersetorialidade, nesse estudo, pode ser compreendida como a articulação de profissionais de diversos setores e, para que isso aconteça, conforme preconizam os documentos legais, é necessário que os profissionais atuem de maneira articulada, promovendo momentos de diálogos entre os demais profissionais e os professores visando a colaboração e a formação para atuar com as diferenças na escola. Diante do exposto, o estudo desenvolvido no âmbito de uma escola pública, de um município paulista de pequeno porte, teve como objetivo geral: analisar como a equipe gestora escolar de uma escola de educação básica pública municipal pode viabilizar a formação continuada da equipe escolar e a articulação intersetorial para atender a política nacional de uma perspectiva inclusiva. A abordagem metodológica do estudo é qualitativa, e contou com a participação da equipe de gestão escolar, que compreende a diretora, a vice-diretora e a coordenadora pedagógica da unidade escolar. Para efetivação da coleta de dados, foram realizadas: análise documental, diagnóstico da realidade investigada, observações participantes, intervenções formativas colaborativas, grupos de discussões, relatório de campo da pesquisadora e gravação em áudio de todas as interações, que foram transcritas. Os descritores que nortearam a pesquisa bibliográfica desse estudo foram Escola Pública, Gestão Escolar, Inclusão Escolar, Política Pública, Intersetorialidade, e Formação de Professores. Considerando os objetivos e os descritores bibliográficos que nortearam a pesquisa, os dados foram selecionados e analisados a partir da triangulação e leitura sistemática. Diante do exposto, foram definidos eixos temáticos para a análise dos dados, a saber: 1. Organização e Função Social da Escola: é possível incluir? 2. A Gestão Escolar na Constituição de uma Escola Inclusiva: o que fazer diante desse desafio? 3. Desafios Vivenciados para a Consolidação da Intersetorialidade em uma Perspectiva Inclusiva. Diante dos dados foi possível compreender quais ações seriam necessárias para solicitar e implantar uma Sala de Recursos Multifuncionais na unidade escolar e desenvolver ações e parcerias intersetoriais. A pesquisa revela que a equipe de gestão escolar, enquanto facilitadora do processo de inclusão escolar, pode apoiar práticas inclusivas e saber como e onde buscar apoio, considerando os diferentes setores da sociedade, denominada pelas políticas públicas educacionais como intersetorialidade. |
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Gestão escolar: a consolidação de uma escola inclusiva mediante a intersetorialidadeSchool management: the consolidation of an inclusive school through intersectorialityGestión escolar: una consolidación de una escuela inclusiva a través de la intersectorialidadProcesso formativoGestão escolarInclusão escolarIntersetorialidadeTraining processSchool managementSchool inclusionIntersectorialityProceso formativoGestión escolarInclusión escolarInterseccionalidadA presente dissertação de Mestrado foi desenvolvida no âmbito de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), inserida na linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”. A demanda da investigação surgiu ao considerar o compromisso da escola básica atual em desenvolver e promover um processo de ensino e de aprendizagem de qualidade e o convívio com as diferenças. Nesta perspectiva a equipe gestora escolar, quando disposta a um processo democrático, pode desenvolver ações para a efetivação dos princípios da educação inclusiva. Assim, evidencia-se a necessidade de exercer um trabalho colaborativo e intersetorial, que envolva discussões e ações sobre os desafios e possibilidades que as políticas públicas oferecem às escolas, refletindo sobre o que queremos construir e os indivíduos que podemos formar. A intersetorialidade, nesse estudo, pode ser compreendida como a articulação de profissionais de diversos setores e, para que isso aconteça, conforme preconizam os documentos legais, é necessário que os profissionais atuem de maneira articulada, promovendo momentos de diálogos entre os demais profissionais e os professores visando a colaboração e a formação para atuar com as diferenças na escola. Diante do exposto, o estudo desenvolvido no âmbito de uma escola pública, de um município paulista de pequeno porte, teve como objetivo geral: analisar como a equipe gestora escolar de uma escola de educação básica pública municipal pode viabilizar a formação continuada da equipe escolar e a articulação intersetorial para atender a política nacional de uma perspectiva inclusiva. A abordagem metodológica do estudo é qualitativa, e contou com a participação da equipe de gestão escolar, que compreende a diretora, a vice-diretora e a coordenadora pedagógica da unidade escolar. Para efetivação da coleta de dados, foram realizadas: análise documental, diagnóstico da realidade investigada, observações participantes, intervenções formativas colaborativas, grupos de discussões, relatório de campo da pesquisadora e gravação em áudio de todas as interações, que foram transcritas. Os descritores que nortearam a pesquisa bibliográfica desse estudo foram Escola Pública, Gestão Escolar, Inclusão Escolar, Política Pública, Intersetorialidade, e Formação de Professores. Considerando os objetivos e os descritores bibliográficos que nortearam a pesquisa, os dados foram selecionados e analisados a partir da triangulação e leitura sistemática. Diante do exposto, foram definidos eixos temáticos para a análise dos dados, a saber: 1. Organização e Função Social da Escola: é possível incluir? 2. A Gestão Escolar na Constituição de uma Escola Inclusiva: o que fazer diante desse desafio? 3. Desafios Vivenciados para a Consolidação da Intersetorialidade em uma Perspectiva Inclusiva. Diante dos dados foi possível compreender quais ações seriam necessárias para solicitar e implantar uma Sala de Recursos Multifuncionais na unidade escolar e desenvolver ações e parcerias intersetoriais. A pesquisa revela que a equipe de gestão escolar, enquanto facilitadora do processo de inclusão escolar, pode apoiar práticas inclusivas e saber como e onde buscar apoio, considerando os diferentes setores da sociedade, denominada pelas políticas públicas educacionais como intersetorialidade.This Master's research was developed under the Graduate Program in Education (PPGE) of the Faculty of Science and Technology - Sao Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho" (FCT / UNESP), and inserted in the research line "Formative Processes, Teaching and Learning". The demand for this research emerged when considering the current school's basic commitment to develop and promote a quality teaching and learning process and, the coexistence with differences. With that in mind, the school management team, when open to a democratic process, can develop actions for establishing inclusive education principles. It highlights the need to carry out a collaborative and intersectoral work, involving discussions and actions regarding challenges and possibilities that public policies offer to schools, reflecting on what we want to build and the individuals that we can train. The intersectoriality, in this study, can be understood as the articulation of professionals from different sectors, and in order for this to happen, as recommend by legal documents, it is necessary that the professionals act in an articulated way, promoting moments of dialogues between other professionals and teachers, aiming at collaboration and training to work with the differences at school. Thereby, the study carried out within a public school in a small municipality of Sao Paulo had as general objective to: to analyze how the school management team of a municipal public basic education school can make possible the continuous formation of the school team and the intersectorial articulation to meet the national policy from an inclusive perspective. The methodological approach of the study is qualitative, and counted on the participation of school management team, comprising the director, vice-director and pedagogical coordinator of the school unit. To the effectiveness of data collection, were used: documental analysis, diagnosis of investigated reality, participant observations, formative intervention, discussion groups, researcher's field report and audio recording of all interactions, which were transcribed. The descriptors that guided the bibliographic research of this study were Public School, School Management, School Inclusion, Public Policy, Intersectoriality, and Teacher Training. Considering the objectives and bibliographic descriptors that guided the research, data were selected and analysed from their systematic reading. In light of the foregoing, thematic axes were defined for the data analysis, namely: 1. Organization and Social Function of School: is it possible to include? 2. School Management Team in the Constitution of an Inclusive School: what to do in the face of this challenge? 3. Challenges Experienced to Intersectoral Consolidation in an Inclusive Perspective. With this data, it was possible to understand what actions would be required to request and implement a Multifunctional Resource Classroom in the school unit and to develop intersectoral actions and partnerships. The research revealed that school management team, as facilitator of the school inclusion process, can backup inclusive practices and know how and where to seek support, considering the different sectors of society, named by the public educational policies as intersectoriality.La presente disertación de Maestría fue desarrollada en el ámbito de Programa de Postgrado en Educación (PPGE) de la Facultad de Ciencias y Tecnología - Universidad Estadual Paulista (FCT / UNESP), insertada en la línea de investigación "Procesos Formativos, Enseñanza y Aprendizaje". La demanda de investigación surgió al considerar el compromiso de la escuela básica actual en desarrollar y promover un proceso de enseñanza y de aprendizaje de calidad y la convivencia con las diferencias. En esta perspectiva el equipo gestor escolar, cuando está dispuesto a un proceso democrático, puede desarrollar acciones para la efectividad de los principios de la educación inclusiva. Así, se evidencia la necesidad de ejercer un trabajo colaborativo e intersectorial, que involucra discusiones y acciones sobre los desafíos y posibilidades que las políticas públicas ofrecen a las escuelas, reflexionando sobre lo que queremos construir y los individuos que podemos formar. La intersectorialidad, en ese estudio, puede ser comprendida como la articulación de profesionales de diversos sectores y, para que eso suceda, según preconizan los documentos legales, es necesario que los profesionales actúen de manera articulada, promoviendo momentos de diálogos entre los demás profesionales y los profesores que buscan la colaboración y la formación para actuar con las diferencias en la escuela. En el marco de una escuela pública, de un municipio paulista de pequeño porte, tuvo como objetivo general: analizar cómo el equipo gestora escolar de una escuela de educación básica pública municipal puede viabilizar la formación continuada del equipo escolar y, la articulación intersectorial para atender la política nacional desde una perspectiva inclusiva. El enfoque metodológico del estudio es cualitativo, y contó con la participación del equipo de gestión escolar, que comprende a la directora, la vicerrectora y la coordinadora pedagógica de la unidad escolar. Para la efectividad de la recolección de datos, se realizaron: análisis documental, diagnóstico de la realidad investigada, observaciones participantes, intervenciones formativas colaborativas, grupos de discusiones, informe de campo de la investigadora y grabación en audio de todas las interacciones, que fueron transcritas. Los descriptores que guiaron la investigación bibliográfica de ese estudio fueron Escuela Pública, Gestión Escolar, Inclusión Escolar, Política Pública, Intersectorialidad, y Formación de Profesores. Considerando los objetivos y los descriptores bibliográficos que guiaron la investigación, los datos fueron seleccionados y analizados a partir de la triangulación y lectura sistemática. En el marco de lo expuesto, se definieron ejes temáticos para el análisis de los datos, a saber: 1. Organización y Función Social de la Escuela: ¿es posible incluir? 2. La Gestión Escolar en la Constitución de una Escuela Inclusiva: ¿qué hacer ante este desafío? 3. Desafíos vivenciados para la Consolidación de la Intersectorialidad en una Perspectiva Inclusiva. Ante los datos fue posible comprender qué acciones serían necesarias para solicitar e implantar una Sala de Recursos Multifuncionales en la unidad escolar y desarrollar acciones y alianzas intersectoriales. La investigación revela que el equipo de gestión escolar, como facilitador del proceso de inclusión escolar, puede apoyar prácticas inclusivas y saber cómo y dónde buscar apoyo, considerando los diferentes sectores de la sociedad, denominada por las políticas públicas educativas como intersectorialidad.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES - DSUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ana Mayra Samuel da2018-06-15T19:03:58Z2018-06-15T19:03:58Z2018-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15426600090518833004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154266Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:53:08.477430Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente dissertação de Mestrado foi desenvolvida no âmbito de Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), inserida na linha de pesquisa “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem”. A demanda da investigação surgiu ao considerar o compromisso da escola básica atual em desenvolver e promover um processo de ensino e de aprendizagem de qualidade e o convívio com as diferenças. Nesta perspectiva a equipe gestora escolar, quando disposta a um processo democrático, pode desenvolver ações para a efetivação dos princípios da educação inclusiva. Assim, evidencia-se a necessidade de exercer um trabalho colaborativo e intersetorial, que envolva discussões e ações sobre os desafios e possibilidades que as políticas públicas oferecem às escolas, refletindo sobre o que queremos construir e os indivíduos que podemos formar. A intersetorialidade, nesse estudo, pode ser compreendida como a articulação de profissionais de diversos setores e, para que isso aconteça, conforme preconizam os documentos legais, é necessário que os profissionais atuem de maneira articulada, promovendo momentos de diálogos entre os demais profissionais e os professores visando a colaboração e a formação para atuar com as diferenças na escola. Diante do exposto, o estudo desenvolvido no âmbito de uma escola pública, de um município paulista de pequeno porte, teve como objetivo geral: analisar como a equipe gestora escolar de uma escola de educação básica pública municipal pode viabilizar a formação continuada da equipe escolar e a articulação intersetorial para atender a política nacional de uma perspectiva inclusiva. A abordagem metodológica do estudo é qualitativa, e contou com a participação da equipe de gestão escolar, que compreende a diretora, a vice-diretora e a coordenadora pedagógica da unidade escolar. Para efetivação da coleta de dados, foram realizadas: análise documental, diagnóstico da realidade investigada, observações participantes, intervenções formativas colaborativas, grupos de discussões, relatório de campo da pesquisadora e gravação em áudio de todas as interações, que foram transcritas. Os descritores que nortearam a pesquisa bibliográfica desse estudo foram Escola Pública, Gestão Escolar, Inclusão Escolar, Política Pública, Intersetorialidade, e Formação de Professores. Considerando os objetivos e os descritores bibliográficos que nortearam a pesquisa, os dados foram selecionados e analisados a partir da triangulação e leitura sistemática. Diante do exposto, foram definidos eixos temáticos para a análise dos dados, a saber: 1. Organização e Função Social da Escola: é possível incluir? 2. A Gestão Escolar na Constituição de uma Escola Inclusiva: o que fazer diante desse desafio? 3. Desafios Vivenciados para a Consolidação da Intersetorialidade em uma Perspectiva Inclusiva. Diante dos dados foi possível compreender quais ações seriam necessárias para solicitar e implantar uma Sala de Recursos Multifuncionais na unidade escolar e desenvolver ações e parcerias intersetoriais. A pesquisa revela que a equipe de gestão escolar, enquanto facilitadora do processo de inclusão escolar, pode apoiar práticas inclusivas e saber como e onde buscar apoio, considerando os diferentes setores da sociedade, denominada pelas políticas públicas educacionais como intersetorialidade. |
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